sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

DESAFIO: Montar uma Lanchonete Teen para comemorar o aniversário do meu filho!!

Que tal montar uma "Lanchonete Teen" em casa?? Foi esta a ideia para comemorar o aniversário de 16 anos de meu filho Erik. Essa é uma idade difícil, afinal, não são mais crianças, e tão pouco são adultos (embora eles achem que já são... rs). Festa infantil pode ser bem colorida, enfeitada, cheia de bexigas! Mas Festa de adolescente não pode ter esses micos todos, ainda mais se os amigos da mesma idade vierem!! Então, mãe, se controla e pega leve!!

O cardápio foi bem fácil de montar, com receitas que eu já tinha (com exceção dos "Onion Rings") e o maior trabalho ficou por conta do planejamento, das compras e da montagem da decoração! A dinâmica do evento foi diferente do que eu já havia feito: como eu estaria sozinha na "chapa", dentro da cozinha, montei pequenas comandas para que cada convidado preenchesse o seu pedido, escolhendo os complementos e os entregasse na janela da cozinha! E, quando o pedido estivesse pronto, eu tocava um "sininho" para os garçons de plantão viessem buscá-lo!!

A mesa tinha toalhas xadrezes individuais e, sobre elas, folhas brancas com uma etiqueta com o nome de cada convidado. Sobre o papel, um copo descartável também vermelho, personalizado, com o "kit lanchonete": guardanapo, canudo, comanda e canetinha! Ficou um charme!!

O evento exigiu um planejamento detalhado, pois havia muitos itens a serem comprados, principalmente quando "inventei" de montar um Buffet de Sorvetes, com todos aqueles complementos das sorveterias por quilo: 3 tipos de sorvete, chantilly, cerejas, farofa de amendoim, castanha de cajú, coberturas diversas (inclusive a de chocolate quente que endurece...), granulados, tubetes... E, para colocar os sorvetes, cestinhas comestíveis!! O que facilitou muito esta "viagem" pelo mundo das lanchonetes e sorveterias foi a ida a Chocolândia, um paraíso na Terra!! rs

Olhem como ficou o "mapa mental" para organização do evento:



Os hamburgueres foram preparados na véspera e colocados na geladeira em "pilhas", entremeados de papel manteiga para não grudarem. O Bolo pedido pelo Erik, de Cenoura, foi um desafio a parte, pois eu precisava deixá-lo com "cara de festa" e ele não queria a versão em "cupcakes". Fiz o Bolo em dois andares (utilizando duas formas redondas de tamanhos diferentes) e, após colocar a cobertura de chocolate, decorei com mini-cenouras de açúcar, também compradas na Chocolândia. Além da decoração, comprei também uma "super vela", em formato de bola de futebol, que prometia, na embalagem, um show de pirotecnia, várias velas acesas e, para completar, música de "Parabéns a você"!! Fiquei só imaginando a cara do Erik durante o "Parabéns"! kkkk (algum mico ele teria que passar, não é??)

Para facilitar a preparação do cardápio, acabei comprando as batatas fritas congeladas, na versão "preparo no forno", uma forma de reduzir as calorias (que não seriam poucas...) e conseguir prepará-las ao mesmo tempo em que fritava os anéis de cebola.

Durante o dia da festa, a atividade maior foi preparar a decoração (e rezar para não chover durante o evento...) e a montagem de todos os complementos (lavar a alface, cortar os tomates, fazer o vinagrete, fritar o bacon...).

Para as bebidas, comprei vários tipos de latinha de refrigerantes colocados em um grande balde com gelo e cada convidado se serviu, utilizando o copo descartável ou o canudo diretamente na lata! Prático!!

O Cardápio da Lanchonete Teen


  • Batatas Fritas (utilizei as Batatas McCain para assar no forno)
  • Hot Dogs (com salsichão viena, molho vinagrete, batata palha, maionese)

  • Buffet de Sorvetes (3 potes de sorvete de sabores diferentes, granulados, cerejas, castanha de caju, farofa, coberturas diversas, potinhos comestíveis, tubetes, chantilly...)

Decoração (para 16 pessoas)


  • 16 jogos americanos de tecido
  • 32 folhas de papel sulfite (ou 16 folhas A3) brancas
  • 16 copos descartáveis de papelão
  • canudos grossos
  • 16 guardanapos decorados
  • etiquetas brancas com borda vermelha
  • canetinhas coloridas
  • guardanapos brancos
  • 40 pratos descartáveis
  • sacos para hamburguer
  • sacos para hot dog
  • 1 vela de bola de futebol (ou outro tema de sua preferência)
  • 32 comandas (feitas na impressora)




Parabéns, filhão!! Muitas felicidades! E espero que você tenha gostado da festinha!!!

E agradecimentos especiais ao Alê e a Lili, garçon e garçonete eficientíssimos (eu mal tocava o sininho e eles já apareciam na janela da cozinha...rs), à minha querida mãe, brilhante auxiliar de chapeira, montando os hamburgueres e hot-dogs e à minha amiga Sofia, que nos nossos cafés de toda manhã, antes de começar o trabalho, contribui imensamente para as ideias dos eventos que eu fico inventando!!!