quinta-feira, 18 de julho de 2019

DESAFIO PORTUGUÊS: Arroz "Malandrinho" de Tomates

Arroz Malandrinho de Tomates
Mais uma receita provada, testada e aprovada após a nossa maravilhosa viagem a Portugal em Junho desse ano! Ficamos apaixonados por essa versão de arroz servido com um saboroso caldo de tomates, bem molhadinho! Nessa receita, quando mais caldo ficar após o cozimento do arroz, melhor! Nada daquele arroz sequinho e soltinho: o Arroz Malandrinho é exatamente o contrário! E porque esse nome? rs... Não encontrei explicação! Talvez seja a "malandragem" de colocar caldo demais e, mesmo assim, a receita ficar maravilhosa!!

O ideal é fazer a receita do Malandrinho com o arroz tipo carolino, que só existe em Portugal! Como o carolino é um tipo de arroz curto, gordinho e com bastante amido, imaginei que o mais parecido que podemos ter aqui no Brasil é a versão do arroz para risoto (arbóreo)... Mas eu testei com o arroz agulhinha mesmo e ficou divino!!

Em Portugal, o Arroz de Tomates é o acompanhamento perfeito para as Pataniscas de Bacalhau, Lulas ou Chocos Fritos, Peixes assados... Na minha opinião, ele é delicioso até para comer sozinho!! E não dispense o coentro de jeito nenhum! Ele harmoniza perfeitamente com a leve acidez dos tomates e perfuma todo o prato!! Existe também uma versão de Arroz de Feijões que é deliciosa e que logo logo vou testar e postar aqui!

Arroz Malandrinho de Tomates

4 porções


  • 1 cebola picada
  • 1 dente de alho picado
  • azeite para refogar
  • 1,5 xícaras de arroz (de preferência arbório)
  • 4 tomates italianos bem maduros picados (sem pele e sem sementes)
  • 1/2 pimentão vermelho picado
  • 5 xícaras de caldo de sua preferência (legumes, carne, peixe...) - quente
  • sal e pimenta do reino
  • coentro picado para finalizar

Em uma panela de fundo grosso, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Junte os tomates e o pimentão, mexa bem e deixe cozinhar por 10 a 15 minutos com a panela tampada. Quando os tomates estiverem bem desmanchados, junte o arroz (lavado, se necessário) e misture bem. Acrescente o caldo quente, acerte o sal e a pimenta do reino. Tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 12 minutos. Após este tempo, verifique se o arroz está cozido (não deve ficar cozido demais). Se estiver, desligue o fogo e deixe descansar uns 10 minutos. Na hora de servir, salpique o coentro picado e sirva bem quente.

#dica: Para quem não sabe tirar a pele dos tomates, segue a receita: Ferva uma panela com água. Desligue o fogo e coloque os tomates inteiros. Tampe e marque 5 minutos. Coe a água quente e você já vai ver a pele soltando. É só puxar com os dedos. Corte no meio, esprema para retirar as sementes e pique a polpa.

Bom Apetite! (em português de Portugal)

15 comentários:

  1. Experimente com salsa ou salsinha. mham mnham

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica ótimo tb! Mas eu AMO coentro! rs (mas para quem não gosta - e tem muita gente que não gosta, rs - a salsinha harmoniza super bem tb!! Abraços!

      Excluir
  2. very much for sharing your knowledge and wisdom with us.

    Hiltonbet
    Hiltonbet
    Meritking
    Meritking

    ResponderExcluir
  3. Those are some really good points you made there. I do believe this website needs much more attention. I've read all the comments and suggestions here. Turkey visa US citizen . The Turkish government has implemented an online visa system that allows American citizens to obtain visa online

    ResponderExcluir
  4. Well written articles like yours renews my faith in today’s writers.
    You’ve written information I can finally agree on and use.
    Thank you for sharing.칼로커트 가격

    ResponderExcluir

  5. شركة ليلى نقل اثاث الفجيرة هي شركة تقدم خدمات المنزلية و أثاث المكاتب
    و الفنادق داخل الإمارات المتحدة في أي وقت و في كل مكان.
    نقل اثاث الفجيرة
    نقل اثاث دبي
    نقل اثاث الشارقة
    نقل اثاث ابوظبي
    نقل اثاث العين

    ResponderExcluir