segunda-feira, 3 de março de 2014

DESAFIO: Focaccia de Alecrim

Focaccia de Alecrim by Desafios Gastronômicos
Mais uma receita testada e aprovada do Livro Illustrated Baking! E eu caminhando para cumprir o "Desafio Master" de testar TODAS as receitas do livro! Acho que já foram umas 20!

Essa focaccia (um tipo de pão achatado, de origem italiana) tem a massa macia e é lindamente perfumada com alecrim fresco (uma de minhas ervas preferidas) e azeite extra virgem... Segundo o Ian, meu enteado, o toque (do alecrim) que deixa tudo "gourmet"! rs

Já fiz a receita duas vezes e o sucesso é tanto que não sobra nada para o dia seguinte! É perfeita para comer como entradinha, só mergulhando no azeite extra virgem, ou como acompanhamento de uma salada... Fiz uma Polenta Chicken Ceasar Salad (Salada Cesar de Frango empanado no fubá), receita do Jamie Oliver e a combinação ficou incrível! Aguardem esta receita, postarei em breve também!

A receita desta Focaccia é básica: o alecrim pode ser substituído por outras ervas ou por cebola frita, calabresa, cogumelos frescos refogados! O céu é o limite!

Focaccia de Alecrim (Rosemary Focaccia)

(1 pão médio)


  • 10 gr de fermento biológico seco (3 colheres de chá rasas)
  • 300 ml de água morna
  • 2 1/4 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de chá bem cheia de sal
  • 4 colheres de sopa de azeite extra virgem
  • alecrim picado a gosto
  • azeite para untar e finalizar
  • alecrim para decorar
  • sal grosso a gosto (opcional)

Dissolva o fermento em metade da água e deixe descansar por 5 minutos. Coloque a farinha, o sal e o azeite em uma tigela grande. Junte a água com fermento e vá misturando. Junte o restante da água aos poucos (não coloque tudo, porque pode ficar grudento) e o alecrim picado. Se não der liga, coloque mais água. Forme uma bola de massa e sove por 10 minutos. Cubra a massa com filme plástico em uma tigela grande e deixe crescer em local protegido por 1 hora (ou até dobrar de tamanho).

Sove a massa novamente e abra-a com as mãos em uma forma grande, untada com azeite. Deixe crescer por mais 45 minutos. Aqueça o forno a 180 graus. Faça furos na massa com os dedos, regue os buracos com azeite, polvilhe o alecrim e o sal grosso. Leve para assar por 20 minutos ou até ficar douradinho (dica: bata com o nó do dedo na superfície. Se o som sair "oco", o pão está assado).





Deixe esfriar sobre uma grade, corte em fatias e pronto! Bon Appetit!



Focaccia de Alecrim by Desafios Gastronômicos

Home-Chef de Fevereiro: Carol Alencar, uma brasileira que mora na Toscana!


Conheci a Carol Alencar "virtualmente" pela página dos Desafios no Facebook e logo ficamos amigas! Elá é super participante, sempre comentando, testando as receitas, dando "feedbacks"...  E, quando descobri que ela morava na Toscana, aí foi minha vez de ficar interessada nos seus "desafios gastronômicos"!

A Toscana (que infelizmente ainda não conheço, mas é questão de tempo... rs) é uma região maravilhosa, tanto na paisagem quanto na Eno-Gastronomia! Alguns dos melhores e mais famosos vinhos do mundo vem de lá... Brunello de Montalcino, Chianti, Tignanello, Sassicaia...

A Home Chef de Fevereiro 2014

  • Nome: Ana Carolina Alencar


  •      Cidade onde mora: Arezzo (Toscana - Italia)

Foto do blog: http://paolanardini.blog.br/
Piazza Grande em Arezzo, onde foi filmado o filme "La Vita é bella" (foto da Carol Alencar)
  •       O que mais curte na Gastronomia: Eu adoro surpreender! Não tenho preferência entre preparação de doces / salgados, coisas práticas ou mais elaboradas. Eu gosto de saber que o que eu fizer com amor, será recebido na mesma intensidade. Para mim a culinária é um modo de compartilhar amor com quem se quer bem.

  •       O que mais gosta de cozinhar: Eu aprendi a cozinhar de fato depois que me casei, e como me casei na Itália, toda a minha cultura culinária é voltada para a gastronomia mediterrânea. Mas um dos meus maiores prazeres é resgatar a cultura da região do Casentino (que é a subregião Toscana onde eu moro): pães, pasta, pizza e comidas tipicas em geral.
  •       Um Desafio Gastronômico que conseguiu atingir: Pode ser mai de um? Fazer cerveja artesanal em casa, fazer cinnamon rolls, e uma pizza maravilhosa de deixar qualquer italiano de boca aberta! 
  •       Um Desafio Gastronômico que ainda pretende atingir: Quero me arriscar mais em outras culturas gastronômicas, pois acabo ficando sempre presa à culinária mediterrânea.
  •      Viagens gastronômicas que já fez: Bom, já viajei bastante, mas posso dizer que voltei da Argélia mais apaixonada ainda pela culinária árabe. 
  •      Um recadinho para os (as) outros (as) Home Chefs como você 

Arrisquem sempre na cozinha, pesquisem receitas, tirem da gaveta vontades e façam tudo com prazer! Cozinhar è um ato amor!
"Cozinhar é o mais privado e arriscado ato. No alimento, se coloca ternura ou ódio. Na panela, se verte o tempero ou o veneno." (Mia Couto)
Além de contar um pouquinho sobre sua vida e sua paixão pela Gastronomia, a Carol também nos mandou um presente lá da Toscana! A receita original do Pão Toscano, que não pode faltar em nenhuma refeição dos moradores da região! Ele demora 24 horas para descansar e leva bem pouco sal! Depois, é assado juntamente com uma forma cheia de água, para gerar vapor no forno e produzir uma casquinha crocante e quebradiça! Demais, não? E a Carol também é blogueira! Conheçam o blog dela: O Menu de Carolina!

Pão Toscano (ou Pane Sciapo)


  • 1 kg de Farinha 
  • 45 gr de fermento biológico fresco (3 tabletes pequenos)
  • 1 pitada de sal
  • 2 giros de azeite (essa medida parece meio louca… mas basta pegar a lata do azeite e fazer dois círculos na extensão do diâmetro do monte de farinha)
  • Aproximadamente 350 ml de água morna
Modo de Preparo:

Em uma superfície, fazer um monte com a farinha e fazer um buraco no meio (como se faz com a pasta). Acrescentar o sal e o azeite.

À parte, aquecer a água em uma canequinha e dissolver o fermento nela.

Aos poucos ir agregando a água com fermento na farinha até criar uma massa homogênea, elástica mas que não grude nas mãos.

Sovar a massa por uns 20 minutos. Deixar repousar em uma bacia coberta em local não ventilado (eu deixo dentro do forno ou no microondas) por 24 horas.

Passado o tempo de fermentação, dividir a massa em 2 partes, formar os pães (ou redondos com uma cruz em cima ou longo com um corte central no meio…) e colocar em uma forma. Deixar repousar 30 minutos e assar em forno a 200° C.

No fundo no forno colocar uma forma com água, pois é isso que permite a formação de uma casquinha crocante.

Dicas:

- Nem sempre utilizo essa quantidade de água. Infelizmente como aqui o tempo muda tanto, as vezes isso influencia na massa pedindo mais ou menos quantidade de água.

- A massa não fica seca… Caso aconteça, ir aos poucos molhando as mãos na água e ir trabalhando a massa.

- Caso fique grudenta, acrescente mais farinha. A massa tem que estar elástica, pois deve ser sovada por aproximadamente 20 minutos.