terça-feira, 11 de março de 2014

DESAFIO: Chelsea Buns, um clássico da confeitaria inglesa

Chelsea Buns by Desafios Gastronômicos
E os desafios da confeitaria inglesa continuam, inspirados pelo reality The Great British Bake Off e pelo livro Illustrated Baking! Chelsea Buns são "enroladinhos" de pão doce, recheados com frutas cristalizadas e cobertos com mel! Este doce foi criado no século XVIII por uma confeitaria chamada House of Buns, localizada no bairro de Chelsea, em Londres!

Semelhantes aos Cinnamon Rolls (só que com frutas cristalizadas), os Chelsea Buns são perfeitos para o chá da tarde! E também para a sobremesa, o café da manhã, a ceia... rs... São macios, perfumados, levemente doces... Infelizmente o tradicional prédio da doceria onde foi criado já foi demolido, restando apenas desenhos de sua arquitetura londrina charmosa...

A receita foi retirada do Illustrated Baking e é ótima! A massa leva menos manteiga que os Cinnamon Rolls e fica mais macia (ainda), além de demorar menos para crescer... As especiarias (canela, cravo, noz moscada) e as frutas cristalizadas combinam perfeitamente, além de darem um visual incrível aos "buns", que são finalizados (lindamente) com mel, para dar o seu brilho característico!!

The Old Chelsea Bun House - foto da Wikipedia
Fiz a receita duas vezes: a primeira, como indicava a receita, utilizei uma forma quadrada... Na segunda vez, testei com a forma redonda... Na minha opinião, a redonda preserva mais o formato dos "buns" e a massa teve mais espaço para crescer... E você, qual prefere?? Aqui em casa, ninguém se posicionou... Acho que estão esperando eu fazer novamente em uma forma triangular para emitirem uma opinião... rs... Só sei que redondos ou quadrados, os Chelsea Buns desapareceram em minutos!!

Versão com forma quadrada...

Versão com forma redonda... Qual é a sua preferida??

Chelsea Buns

9 unidades

para a massa

  • 2 colheres de chá de fermento biológico seco
  • 1/2 xícara de leite morno
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 2 1/4 xícaras de farinha de trigo
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa (cerca de 18 gr) de manteiga derretida
  • 1 ovo grande batido

para o recheio

  • 2 colheres de sopa (cerca de 36 gr) de manteiga derretida
  • 1 xícara de frutas cristalizadas e passas escuras
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo
  • 1 colher de chá de especiarias (canela, cravo, noz moscada)

para a cobertura

  • 1/2 xícara de mel
Dissolva o fermento e as duas colheres de açúcar no leite morno e deixe crescer por 5 minutos. Em uma tigela grande, coloque a farinha e o sal, fazendo um buraco no meio. Bata o ovo e coloque no buraco da farinha, juntamente com o leite com fermento e a manteiga derretida. Vá amassando com as mãos até formar uma massa homogênea. Em uma bancada, sove a massa por 5 minutos. Coloque em uma tigela, cubra com filme plástico e deixe crescer em local protegido por uma hora, ou até dobrar de volume. Em uma tigela pequena, misture as frutas cristalizadas e o açúcar mascavo. Reserve.


Abra a massa em uma bancada com farinha utilizando um rolo grande. Com um pincel, passe a manteiga (2 colheres de sopa) por toda a massa. Distribua as frutas cristalizadas por toda a massa, pressionando com os dedos. Enrole como um rocambole e corte em nove pedaços.


Distribua os pedaços em uma forma (quadrada ou redonda de 20 a 23 cm), cubra com um pano e deixe crescer em local protegido por mais uma hora ou até dobrar de volume.

Aqueça o forno a 180 graus. Leve os buns para assar até ficarem dourados na superfície (cerca de 30 minutos). Retire do forno e pincele com o mel. Desenforme e deixe esfriar em uma grade! E Bon Appetit!!



Um close nos meus lindos Chelsea Buns!