terça-feira, 22 de outubro de 2013

DESAFIO: Chicken Cordon Bleu (Frango a Cordon Bleu)

Chicken Cordon Bleu (Frango a Cordon Bleu)
Em minha última visita aos Estados Unidos, trouxe para casa uma revista chamada Cooking for Two, com receitas testadas e re-testadas, feitas em porções menores, para duas pessoas! As receitas são excelentes e os autores explicam todas as "experiências" que fizeram para chegar à receita perfeita! Eles procuram também tornar a forma de preparo mais simples, dando dicas de ingredientes e, o melhor de tudo, procuram deixar o prato mais saudável, reduzindo gordura, eliminando frituras, sem prejudicar o sabor, a aparência e a textura do prato... Uma das receitas deles que já testei está aqui no blog também: Pasta alla Cacio e Pepe (Massa com molho de Queijo e Pimenta preta) - uma delícia!


Outra receita que me chamou a atenção nesta revista foi o Chicken Cordon Bleu (ou Frango a Cordon Bleu), um prato tradicional da culinária francesa, onde filés de peito de frango são enrolados com queijo e presunto, empanados e fritos. E esta é mais uma daquelas receitas que já teve seus dias de glória, já fez parte dos cardápios dos melhores restaurantes, esteve presente em todos os casamentos, as donas de casa queriam servi-la para impressionar as amigas... e agora anda meio abandonada... Parece até a história dos Profiterolis, não parece?? rs

A versão do Cooking for Two para o Chicken Cordon Bleu (ou Frango à Cordon Bleu) não é frita, o que eu achei ótimo: é feita no forno! Mas como conseguir o mesmo efeito crocante da casquinha do frango sem a fritura? Solução dos autores: a crosta leva Panko (aquela farinha de empanar que utilizei nos Nuggets Crocantes), manteiga e biscoitos salgados processados! A receita original, americana, pede biscoitos Ritz, que não temos por aqui... Fiz uma adaptação e utilizei Club Social! Ficou perfeito!


Outra técnica interessante é utilizar metade de um peito inteiro, desossado (se você tiver um açougueiro amigo, ele fará o trabalho difícil para você! No meu caso, agradecimentos especiais aos rapazes do OK Carnes!), fazer um corte e recheá-lo com queijo e presunto enrolados. Nas receitas tradicionais, utiliza-se somente o filé de frango, enrolado como um rocambole, o que pode gerar problemas sérios de "vazamento" do queijo derretido! Outra dica da receita é utilizar um termômetro para saber se o seu frango está pronto por dentro! Tem coisa pior que cortar o frango e descobrir que ainda está cru??? Tragédia total!

Embora a receita fosse para 2 pessoas, os pedaços de frango ficaram imensos... No meu caso, só comi metade e foi mais do que suficiente. Coloquei um pedaço inteiro para meu filho Erik (de 16 anos) e ele não conseguiu comer tudo! Incrível! rs

O resultado foi excelente: a casquinha ficou super crocante e saborosa, o peito de frango ficou macio e, ao cortá-lo ao meio, o queijo estava lindamente derretido, envolvido por uma camada de presunto! Lindo! Adorei também o toque de sabor dado pela mostarda misturada ao ovo na hora de empanar! Vou usar esta técnica em outras receitas de empanados!

Como sugestão de melhoria para uma próxima vez, eu faria um molho cremoso para acompanhar o frango... Talvez de mostarda Dijon e creme de leite fresco... Também cortaria cada peito em 4 fatias grossas, servindo duas por pessoa, acompanhado de legumes cozidos e o molho... Um prato refinadíssimo, vocês não acham?

Frango a Cordon Bleu 

(4 a 6 porções)


  • 2 peitos de frango grandes, desossados, sem peles
  • 8 fatias grossas de presunto cozido
  • 1 xícara de queijo mussarela ou gruyere ralado grosso
  • sal e pimenta a gosto
  • 24 biscoitos Club Social, triturados
  • 1 1/2 xícaras de Panko
  • 6 colheres de sopa de manteiga derretida
  • 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 2 ovos grandes
  • 2 colheres de sopa de mostarda Dijon
  • legumes cozidos no vapor (para acompanhar)


Aqueça o forno a 220 graus. Corte cada peito na metade. Seque os frangos com papel toalha. Faça um corte na parte mais fina do peito. Faça 8 rolinhos com as fatias de presunto e queijo dentro. Coloque 2 rolinhos dentro de cada peito. Feche com palitos de dente. Tempere com sal e pimenta e leve para a geladeira por 20 minutos.



Misture o biscoito triturado, o Panko e a manteiga derretida em uma travessa grande. Leve ao forno por 3 minutos. Retire, mexa e volte ao forno até dourar (mais uns 3 minutos). Retire do forno e deixe esfriar.
Bata bem os ovos e a mostarda dijon. Monte 3 pratos fundos: um com farinha de trigo, um com os ovos e a mostarda e o terceiro, com a farofa de biscoito e panko. Passe cada pedaço de frango na farinha de trigo, depois no ovo e, por último, na farofa. Acomode em uma assadeira. Repita o processo para os demais pedaços de frango.


Leve ao forno (220 graus), na parte mais baixa, por 10 minutos. Mude para a parte do meio do forno e reduza a temperatura para 190 graus, assando até ficar dourado, por mais 30 minutos. Se tiver um termômetro para carne, verifique a temperatura interna: deve estar por volta de 80 graus. Retire do forno e deixe esfriar por 5 minutos.


Sirva inteiro ou cortado em fatias, acompanhado de legumes da sua preferência. E Bon Appetit!


Frango a Cordon Bleu by Desafios Gastronômicos
Para quem quiser conhecer outra versão deste famoso prato, veja a receita do Olivier Anquier: http://gnt.globo.com/receitas/Cordon-bleu-preparado-por-Olivier-Anquier.shtml