segunda-feira, 22 de agosto de 2016

DESAFIO: Pão de Alho e Ervas, com recheio feito em casa!

Pão de Alho e Ervas com recheio feito em casa!
 O Churrasco de Dia dos Pais deste ano rendeu novos experimentos gastronômicos, principalmente com as dicas e receitas que estamos tendo dos nossos amigos do Rio Grande do Sul.

Foi o caso da Maionese de Batatas à Moda Gaúcha (clique aqui para ver a história e a receita) e do Frango Assado Marinado na Cerveja, receita do nosso amigo Márcio (as sobrecoxas devem marinar de um dia para o outro na cerveja clara, com sal grosso)...

E também do Pão de Alho, que experimentei na casa do Fernando e da Vanessa... O Fernando vai dizer que ele queimou o pão e que ficou imprestável... Mas há controvérsias, rs... Mesmo "meio tostadinho demais", deu para experimentar e perceber o tempero suave, a base de manteiga, alho e ervas, o que dava ao recheio uma coloração esverdeada. Também o pão era diferente do que encontramos normalmente nas versões de Pão de Alho compradas no supermercado: era um pão bem crocante, tipo pão francês... E havia sido preparado em uma padaria próxima à casa deles.

E lá fui eu tentar fazer o tal Pão com Alho!! E não é que ficou uma delícia? Utilizei uma baguete bem fresquinha e recheei com uma pasta de alho, manteiga, ervas frescas, sal e um toque de pimenta do reino. Ficou tão parecida com a original, que até o "queimadinho" tinha... rs... né, Alê??

Brincadeiras à parte, o Pão com Alho feito na churrasqueira corre mesmo o risco de queimar com facilidade... Por isso, embrulhe em papel alumínio e controle as labaredas!

Pão de Alho com Ervas

(4 unidades)


  • 2 baguetes grandes cortadas na metade (ou 4 baguetes mini)
  • 100 gr de manteiga
  • 6 dentes de alho descascados
  • ervas frescas a gosto (manjericão, tomilho, orégano, alecrim...)
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • papel alumínio para embrulhar

Aqueça o forno a 200 graus (caso não vá usar a churrasqueira).

Faça o recheio no triturador, colocando a manteiga, alho, ervas, sal e pimenta, até ficar bem homogêneo.


Faça sulcos no pão (com espessura de 2 a 3 cm, sem cortar até o final). Preencha os sulcos com a pasta de alho, manteiga e ervas.


Embrulhe cada pão com o papel alumínio.

Leve ao forno (ou a churrasqueira) por cerca de 20 minutos ou até ficar douradinho por fora.



Desembrulhe os pães e sirva imediatamente!

Pão de Alho com recheio feito em casa! (alho, manteiga, ervas frescas, sal e pimenta do reino).
 Ficou perfeito: crocante por fora e macio por dentro! Ao contrário de muitos pães de alho comprados prontos, o recheio ficou suave, saboroso e pouco gorduroso! Vale a pena experimentar a receita!

Bon Appetit!!