terça-feira, 14 de maio de 2013

DESAFIO: Fazer a torta preferida do Harry Potter, a Treacle Tart!

Treacle Tart (Torta de Melado) by Desafios Gastronômicos
Quando assisti a um programa sobre confeitaria no canal inglês BBC (The Great British Bake Off) e vi a Mary Berry preparando uma torta chamada Treacle Tark, fiquei alucinada!

Que torta linda, com seu acabamento em "treliça" feita com a massa!! E que ingredientes inusitados para o recheio de uma torta!! Melado de milho (dourado) e farinha de pão, além do limão siciliano!

E mais interessada em aprender esta receita eu fiquei quando descobri, na Wikipedia, que a tal torta é a sobremesa preferida do Harry Potter! E eu sou super fã do bruxinho!!
Fiz várias pesquisas e acabei me inspirando na receita da Mary Berry e na receita de um blog australiano chamado Butter Hearts Sugar, que se inspirou no livro de culinária do Harry Potter para fazer a torta!



Era, portanto, um desafio inevitável: experimentar uma receita intrigante, provar uma torta tradicional inglesa (a confeitaria inglesa é espetacular!) e, finalmente, testar uma receita de Hogwards!! Tudo em um só desafio!!

O momento para testar a minha nova experiência também seria especial: o almoço de Dia das Mães!!

A base é uma massa podre, feita somente de manteiga, farinha e água. O recheio também é simples de fazer, bastando misturar o melado (quente) com o pão e o limão. A parte mais complicadinha é a montagem da torta: abrir a parte inferior, rechear e fazer a "treliça" como cobertura. Mas, com um pouquinho de paciência, se tira de letra! E o resultado é surpreendente! Além de linda, a torta é simplesmente deliciosa! O limão corta totalmente o doce exagerado do melado e o sabor fica indescritível! No almoço de dia das mães, a Treacle Tart concorreu com uma das minhas especialidades, a Tarte Tatin e... pasmem!! Ganhou na preferência familiar!! Incrível!!

Treacle Tart (Torta de Melado)

  • 250 gr de farinha de trigo
  • 130 gr de manteiga gelada
  • 3 colheres de sopa de água gelada
  • 400 gr de melado de milho (Karo)
  • 150 gr de pão branco fresco 
  • 2 limões sicilianos
  • 1 ovo para pincelar
  • 1 forma para torta de 18 cm com fundo removível








Treacle Tart (Torta de Melado) by Desafios Gastronômicos