Barquinhas de Batata com Strogonoff |
Foram dias pensando em opções...
1) Dentro de um mini pãozinho italiano ou francês... Mas esta forma de servir eu já havia escolhido para outra "estrela" do cardápio, a Carne Louca;
2) Embrulhado em um crepe, formando um "quadradinho"... Mas não fiquei feliz quando "visualizei mentalmente" o prato... Não daria para identificar o recheio, além de ficar sem um acabamento, como um molho...
3) Em um ramequim individual, coberto de batata palha... Visualmente era uma opção bem interessante, mas optei por utilizar os ramequins em outro prato, o Pavezinho Delícia de Abacaxi... (e os recursos são escassos...rs)
Eu já estava desistindo quando, finalmente, uma ideia luminosa veio à minha cabeça:
4) barquinhas de batata assadas e crocantes, como a base para receber o recheio de strogonoff, delicadamente salpicado com salsinha! Deu água da boca?? Que bom! rs
Como eu nunca havia feito esta "montagem", eu ainda precisava "testar" as barquinhas antes. A receita foi inspirada nas famosas cascas de batata recheadas de cream sour e bacon, com a substituição do recheio pelo strogonoff.
Minha primeira tentativa, feita com batatas inglesas, não deu certo... A casca deste tipo de batata é fina demais e a polpa, macia demais... A barquinha ficou sem "estrutura" e se despedaçou com facilidade... Mas não desisti. Utilizei a batata asterix, de casca roxa e polpa mais firme. Não houve tempo para um novo teste... já era hora de fazer as barquinhas "para valer", um dia antes da festa! Mas deu super certo! A polpa, mais firme e a casca, mais grossa, deram a sustentação que eu queria! Depois de besuntadas (que palavra feia, né...rs) com azeite e páprica picante, foram ao forno onde ficaram douradas e crocantes! A receita de Strogonoff é a tradicional aqui do blog... Só procurei cortar o filet mignon em pedaços menores e escolher champignons bem pequenos!
Barquinhas de Batata com Strogonoff
- 6 batatas de casca roxa (asterix)
- 4 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de chá de páprica picante
- sal a gosto
- 500 gr de filet mignon em tirinhas
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1/2 cebola picada
- 100 gr de champignon em conserva (bem pequenos)
- 1,5 colher de sopa de molho inglês
- 1,5 colheres de sopa de catchup
- 1,5 colheres de extrato de tomate
- 0,5 colher de sopa de mostarda amarela
- 1/2 xícara de café de conhaque
- 1/2 colher de sopa de farinha de trigo
- 1/2 xícara de leite
- 1/2 lata de creme de leite (sem soro) - 150 gr
- sal e pimenta do reino a gosto
- salsinha picada para decorar
Prepare primeiro as barquinhas. Cozinhe as batatas até ficarem "al dente". Deixe esfriar um pouco, corte-as no sentido longitudinal e, com uma faca pequena e afiada, faça um recorte a 1/2 centímetro da casca. Com uma colher pequena, retire toda a parte interna da batata, com cuidado para não tirar demais e "expor" a casca.
Repita este procedimento com todas as batatas. Aqueça o forno a 230 graus (bem quente). Misture o azeite, a páprica e o sal e pincele todas as barquinhas, por dentro e por fora.
Coloque-as em uma assadeira grande, untada com azeite (não use papel manteiga... eu usei e grudou muito! rs), viradas para baixo.
Asse por 8 minutos. Retire do forno, vire as batatas e asse do outro lado por mais 8 minutos.
Prepare o strogonoff seguindo o modo de preparo da receita do blog (aqui eu utilizei a metade dos ingredientes da receita normal).
Na hora de servir, aqueça novamente as batatas no forno, recheie com o Strogonoff e decore com salsinha!
Barquinhas de Batata com Strogonoff |
Barquinhas de Batata com Strogonoff |
O resultado foi surpreendente! Ficou original, fácil de comer e agradou inclusive às crianças! Combinação aprovadíssima!!
Bón Appetit!!