sábado, 28 de maio de 2011

DESAFIO: Fazer um "simples e singelo" Bolo de Laranja para minha família!!

Bolo de Laranja de Liquificador
Faz tempo que meu marido me pede um simples e singelo Bolo de Laranja...

Depois de tantos Tartelettes, Tortas Frangipanes, Pavlovas, Petit Gateaus, Chocolate Fudge Cake, Créme Brullées, Tarte Tatins... Ele só queria um Bolo de Laranja!! rs

Fui buscar, então, a receita nas minhas origens, na essência do meu conhecimento culinário: o meu "detonado" e querido caderno de receitas!! rs Ele é tão antigo que a minha letra nas primeiras páginas é totalmente diferente da minha letra atualmente!! kkkk E a primeira receita sabe qual é?? A do Bolo de Nozes, que faço desde que sou adolescente e que hoje é um dos posts mais visitados aqui no blog!!


Na seção dos doces, encontrei uma receita de Bolo de Liquidificador, com várias "versões"... baunilha, côco, especiarias, limão e... laranja!! E havia um "ok" escrito bem grande ao lado da versão de "laranja"! Mas fazia tanto tempo que não usava esta receita, que não me lembrava se o resultado era bom mesmo!

Bolo de Laranja de Liquidificador
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara e meia de açúcar
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 5 ovos
  • 200 gr de manteiga ou margarina
  • 3/4 de xícara de suco de laranja natural
  • 2 colheres de chá de raspas de laranja
Aqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma grande com buraco no meio (a minha forma não era muito grande, por isso coloquei parte da massa em uma forma redonda pequena). Bata no liquidificador os ovos, a manteiga e o suco de laranja por 4 minutos (a mistura deve ficar totalmente homogênea). Peneire a farinha, o açúcar, o fermento e o sal em um recipiente. Junte as raspas de laranja é vá incorporando o líquido aos poucos, mexendo com um fue. Coloque a massa na fôrma e deixe descansar por uns 5 minutos. Leve ao forno por 30 minutos ou até que o bolo fique dourado e o palito, quando espetado, saia bem seco. Desenforme o bolo frio e, se desejar, jogue uma calda de açúcar confeiteiro e suco de laranja por cima! Sirva com café preto ou chá, fica perfeito!! É um bolo simples, mas muito saboroso e úmido! E, aqui em casa, foi uma unaminidade! Todos gostaram!

Bolo de Laranja de Liquidificador