sexta-feira, 19 de novembro de 2010

DESAFIO: Fazer um Muffin de Blueberry delicioso e leve!

A inspiração deste desafio veio a semana passada... Estava eu no Starbucks do Center 3 na Paulista, esperando meu marido para irmos viajar para Paraty, e resolvi fazer um “lanchinho”... Normalmente minha pedida é o Chocolate Chip Cookie (já devidamente desafiado aqui no blog... rs). Mas resolvi variar... e experimentar o Blueberry Muffin, que estava lindo!! Lembrei-me dos muffins que comia no café da manhã em Nova York... E fiquei com água na boca. Para acompanhar, como estava friozinho, um Tchai Latte.... (que estava “médio”... muito latte e pouco Tchai). Pedi para esquentar um pouco o muffin... E me deliciei... Comi bem devagar, para “valorizar” o monte de calorias que eu estava ingerindo... (depois descobri que cada muffin daqueles tem 429 calorias!!! Credo!!!). Resultado: Desafio de fazer o muffin tão saboroso quanto, mas sem tantas calorias!!

Encontrei uma receita americana e lá fui eu para a cozinha!

  • ½ xícara de açúcar peneirado
  • 4 colheres de sopa de margarina ou manteiga (usei Doriana Culinária, acho que deixa mais leve que a manteiga)
  • 1 ovo em temperatura ambiente
  • 1 xícara de farinha de trigo peneirada
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • ½ colher de chá de raspinhas de limão
  • ¼ de colher de chá de sal
  • ¼ de xícara de leite (desnatado)
  • 1 xícara de blueberries (ou mirtilos, adquiridos no Natural da Terra, por 3 reais cada caixinha... são necessárias quase 2 inteiras)
  • 1 colher de sopa de açúcar para polvilhar
Aqueci o forno a 190 graus. Bati o açúcar com a margarina na batedeira até virar um creme. Acrescentei o ovo e bati mais. Adicionei a farinha, o fermento, o sal e as raspinhas de limão, batendo e adicionando o leite aos poucos. Preparei uns ramequins forrados com papel manteiga (o ideal é usar as forminhas prontas para muffin, mas eu não tinha em casa...). Por último, adicionei as frutas lavadas e secas, passadas levemente na farinha de trigo. Mexi delicadamente e enchi cada forminha com 2 colheres de sopa bem cheias de massa. Polvilhei com um pouquinho de açúcar e levei ao forno por 35 minutos. Os bolinhos cresceram lindamente, e até escorreu um pouco de calda de blueberry para fora da forminha! Um espetáculo!! Fiquei até mandando fotos do forno para o meu marido, coitado... ele tentando trabalhar e emagrecer... e eu sem colaborar muito... rs

Não agüentei e experimentei um ainda quente... Ficou crocante por fora, macio por dentro... Um pouco azedinho, por causa do limão e dos blueberries! O tipo de doce (não muito doce) que eu adoro!!
Delicioso ficou... Faltava ficar mais light que os muffins do Starbucks... Fiz os cálculos e... 279 calorias cada! Quase metade das calorias do outro!!

Muffins de Blueberry da Bia

Receita totalmente aprovada! Bon Appettit!!