sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

DESAFIO: Donuts (ou Doughnuts) - Gordice pura!


Donuts by Desafios Gastronômicos
Se você está de regime ou quer evitar "gordices" a qualquer custo, pare imediatamente de ler este post... O que você vai ler (e ficar com vontade de comer) a seguir é extremamente prejudicial ao seu regime e à sua força de vontade... Afinal, é praticamente impossível resistir a este bolinho redondinho, fofinho, macio, todo besuntado de açúcar e que surpreende nossos sentidos quando a mordida revela uma deliciosa e suculenta geleia de frutas vermelhas, que escorre pela boca... Ops... Ops... Vamos parando por aqui, pois, além de proibido para quem está de regime, este post vai acabar proibido para menores de idade também!! rs

Donuts (ou Doughnuts) são pequenos bolinhos feitos com massa de pão doce, fritos em óleo e recheados com creme de baunilha, chocolate, geleia de frutas... É primo-irmão dos tradicionais Sonhos das nossas padarias... Há também a versão "rosquinha", sem recheio, mas com cobertura (que são os preferidos do personagem Homer Simpson, para quem curte desenhos animados...).

Os Donuts são extremamente populares nos Estados Unidos e contribuem significativamente para a obesidade do povo americano... Mas vamos deixar esta "neura" pelas calorias do tal bolinho de lado... Afinal, somos pessoas comedidas, controladas e responsáveis por nossa saúde! Só vamos comer um, certo??? rs (e as 220 calorias podem facilmente desaparecer depois de uma corridinha... rs).

Para quem já costuma fazer pão doce, não há muito segredo no preparo da massa (segui a receita do livro Illustrated Baking, mas a quantidade de farinha estava errada - tive que colocar bem mais para dar o ponto - problema já corrigido na receita abaixo). O maior desafio para sua execução perfeita, porém, está na fritura, que deve ser feita a 180 graus (se o óleo ficar muito frio, não vai dourar... Se ficar muito quente, vai queimar por fora e ficar cru por dentro)... É importante ter um termômetro de panela para garantir esta temperatura.

Outra ferramenta importante é a "injeção" para a geleia... Eu utilizei um equipamento de fazer churros, com um bico para rechear (clique aqui para ver a receita), mas é possível utilizar também um saco de confeitar com bico fino.

Eu já disse que os donuts são calóricos e também não são muito fáceis de fazer... Como vou convencer meus queridos leitores a experimentarem esta receita? Simples... Olha a foto dos degustadores! E se tivesse som, vocês ouviriam: Hum... hum... hum... hum... hum... hum...

Família Mondejar e Roberta, na árdua tarefa de degustar os Donuts!
Agradecimentos especiais à Roberta, ao Carlão, ao Alê, à Milena, Andreia, Leo e Terêncio que se sacrificaram para participar deste post!!! Valeu, pessoal, vocês foram muito corajosos!! Aguardem os próximos desafios!! Vou precisar de vocês em breve!! rs

Donuts com Geleia

(12 unidades)

  • 5 colheres de sopa de manteiga (80 gramas)
  • 2/3 xícara de leite
  • 1/2 colher de chá de essência de baunilha
  • 2 colheres de chá (ou 10 gramas) de fermento biológico seco
  • 2 ovos grandes
  • 1/3 xícara de açúcar
  • 450 a 500 gr de farinha de trigo
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 litro de óleo
para o recheio
  • 1 vidro de geleia de sua preferência (framboesa, morango, blueberries...)
  • água para amolecer a geleia
para cobertura
  • açúcar impalpável
Derreta a manteiga no leite. Deixe amornar. Junte o fermento biológico, a essência de baunilha e 1 colher de sopa do açúcar e deixe crescer por alguns minutos. Bata bem os ovos e reserve.


Coloque em uma bancada ou tigela a farinha (450 gr), o restante do açúcar e o sal. Faça um buraco no meio e acrescente os ovos e o líquido com fermento. Comece a misturar até formar uma massa que desgruda das mãos (se necessário complete com o restante da farinha). Sove por 10 minutos, coloque em uma tigela grande, cubra com filme plástico e deixe crescer por 1 hora ou até dobrar de volume em um ambiente protegido e aquecido (dentro do forno ou do microondas desligados).


Quando a massa crescer, sove novamente por 1 minuto e divida a massa em 12 partes iguais (cerca de 75 gr cada pedaço). Faça bolinhas e leve para descansar em uma assadeira grande por mais 1 hora. Prepare o recheio de geleia, misturando um pouco de água para ficar mais líquido.


Aqueça o óleo em uma panela de borda alta (que comporte 3 donuts por vez). Controle a temperatura até ficar entre 170 e 180 graus (se, mesmo com o fogo mais baixo a temperatura ainda subir, eleve a panela com outra grade do fogão - conforme a foto). Coloque, com a ajuda de uma escumadeira, 3 donuts de cada vez e deixe fritar por 1 minuto. Vire e frite do outro lado por mais um minuto (vire os bolinhos só uma vez, para que se forme uma linha mais clara no meio deles - típico dos donuts).
Deixe escorrer sobre papel absorvente.


Coloque a geleia no aparelho ou no saco de confeitar e recheie os bolinhos (cuidado para não deixar vazar). Passe os bolinhos no açúcar impalpável e deixe esfriar, com o buraquinho do recheio para cima!



Donuts by Desafios Gastronômicos