domingo, 8 de setembro de 2013

DESAFIO: Publicar outro artigo na Revista Leve & Leia, agora sobre um "Almoço de Negócios no Jardim"

Revista Leve & Leia - set/13
Depois da publicação da reportagem sobre a Torta de Maçã da Vovó Donalda na Revista Leve & Leia, em agosto/13, fiquei muito feliz quando a editora da Revista Leve & Leia me pediu um artigo com o tema de Setembro, Primavera!

Logo pensei em falar sobre o delicioso "Almoço de Negócios" que fiz no meu jardim, com decoração primaveril e com um cardápio leve e saboroso: Quiche de Alho Poró com Salada Indiana de Grãos e Torta de Ricota com Calda de Goiabada Cascão!

E acabam de sair 3 páginas na edição de Setembro com o artigo dos Desafios Gastronômicos! E uma chamada na capa!

Espero que vocês gostem!!

Para acessar a Revista inteira em sua versão on line, é só clicar aqui:

E para ver o post que deu origem ao artigo da Revista, clique aqui! E Bon Appetit!



DESAFIO: Experimentar as Peras ao Vinho Quente, do chef Gordon Ramsay

Peras ao Vinho Quente
Faz tempo que tenho vontade de fazer Peras ao Vinho Tinto! Uma sobremesa simples, com poucos ingredientes, que valoriza o sabor do vinho e a textura levemente granulosa das peras! Encontrei uma versão desta receita no livro "Os Melhores Menus do Gordon Ramsay", com algumas características um pouco diferentes das receitas tradicionais, como rodelas de laranja (ou limão) para temperar o vinho e a forma de servir, quente! Afinal, é vinho quente, não é?? rs

Decidi experimentar esta versão e acabei incluindo-a como sobremesa no cardápio de um jantar de sábado, com amigos, em uma noite fria, com céu estrelado e uma lua quase cheia: Para a Entrada, Bruschettas de Cogumelos e Cebolas Caramelizadas; como prato principal, Ossobuco com Talharini caseiro com Molho de Manteiga e Sálvia... Tudo regado a deliciosos vinhos cuidadosamente escolhidos por meu marido-sommelier!

Mas vamos à receita das Peras! Utilizei uma garrafa de vinho malbec, açúcar, rodelas de limão siciliano (a receita original leva laranja), canela em pau, cravo da índia e gengibre! Achei que o limão deu um sabor levemente amargo às peras... Da próxima vez, colocaria laranja mesmo ou então, só alguns pedaços da casca para dar sabor!

Peras ao Vinho Quente 

(6 porções)
  • 6 peras maduras e firmes
  • 1 garrafa de vinho tinto seco
  • 8 colheres de sopa de açúcar
  • 1 limão siciliano cortado em rodelas (ou 1 laranja - fica mais suave)
  • 2 pedaços de canela em pau
  • 4 cravos da índia
  • 1 pedaço pequeno de gengibre em fatias grossas
  • chantilly e folhas de hortelã para servir (opcional)

Ferva o vinho com o açúcar, a laranja e as especiarias por uns 20 minutos. Descasque as peras, mantendo o cabinho e retirando, por baixo, com a ajuda de um boleador, as sementes. Corte a base para que a pera fiquem em pé. Coloque as peras no vinho, para cozinhar por 10 a 20 minutos (espete com um garfo e deve estar macia, porém firme). Dica: para que as peras fiquem mergulhadas no vinho, coloque em uma panela pequena e alta e cubra com um pedaço de papel manteiga com um buraco no meio para não deixar as peras flutuarem.


Quando ficarem prontas, coloque em uma travessa funda para esfriarem (retire as rodelas de limão ou laranja para o vinho não amargar). Caso o líquido não cubra totalmente as peras, coloque 1 ou 2 copos cheios de água gelada para "subir o nível" do líquido e ajudar a esfriar mais rápido. Quando estiverem frias, leve à geladeira, de preferência de um dia para o outro.


Na hora de servir, aqueça novamente as peras (sem deixar ferver) e sirva acompanhado de chantilly, decorado com hortelã. Para servir o vinho quente, utilize uma pequena jarra, vai ficar um charme, além de não fazer uma "piscina" no prato e misturar com o chantilly! E Bon Appetit!!



Peras ao Vinho Quente

DESAFIO: Servir uma Bruschetta diferente, feita com Cogumelos e Cebolas Caramelizadas

Bruschettas com Cogumelos e Cebolas Caramelizadas
Encontrei esta receita folhando o livro "Os Melhores Menus do Gordon Ramsay"... E logo a imaginei em um jantarzinho informal, mas com um toque refinado! Adorei a ideia das cebolas caramelizadas combinando com um dos meus ingredientes favoritos: cogumelos!! O discreto sabor de ervas frescas, pimenta do reino moída na hora e toda a personalidade do aceto balsâmico, que combina lindamente com o sabor adocicado das cebolas caramelizadas... E tudo isso sobre uma fatia crocante de pão italiano levemente tostada em uma chapa quente! Afinal, isso é uma entrada ou é o paraíso?? rs

Exageros gastronômicos e literários à parte, esta receita é simples e incrivelmente saborosa! Fiz algumas alterações na receita original, tanto nos ingredientes quanto no modo de preparo! E ficou perfeita! Mas você pode substituir o shitake por outro tipo de cogumelos (como o portobelo), usar cebolas normais no lugar das roxas e trocar o aceto balsâmico por vinagre de xerez (como a receita original do Gordon!). Como vai ser a sua receita? A minha está descrita abaixo, com passo a passo! Bon Appetit!!

Bruschetta com Cogumelos e Cebolas Caramelizadas

 (12 unidades)

  • 12 fatias de pão italiano
  • 2 cebolas roxas (chalota) grandes, cortadas em rodelas finas
  • 1 alho amassado
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo (ou normal)
  • 250 gr de cogumelos shitake cortados em fatias finas
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 colher de sopa de aceto balsâmico
  • sal e pimenta a gosto
  • ervas frescas a gosto (manjericão, tomilho, alecrim, orégano...)
  • salsinha picada a gosto
  • azeite extra para tostar o pão


Aqueça o azeite (2 colheres de sopa) em uma frigideira de borda alta e fundo grosso e frite as cebolas e o alho amassado até começarem a dourar levemente. Acrescente as ervas picadas, sal e pimenta e frite mais um pouco. Coloque o açúcar mascavo e frite até caramelizar bem. Reserve. Na mesma frigideira, derreta a manteiga, coloque os cogumelos e deixe-os dourar bem. Volte as cebolas, misture tudo e acrescente a salsinha picada. Reserve até a hora de servir.


Dez minutos antes de servir, aqueça uma bistequeira (com chapa grossa) e doure as fatias de pão dos dois lados, com um filete de azeite. Enquanto o pão tosta, aqueça o recheio. Cubra cada torrada com um pouco do recheio e sirva imediatamente!


Bruschetta com Cogumelos e Cebolas Caramelizadas