quinta-feira, 25 de outubro de 2012

DESAFIO: Ressuscitar uma receita de microondas, o Brigadeirão!

Brigadeirão de Microondas com M&Ms
Acho que todos lembram dos dias de glória do Microondas! A partir da década de 80, este eletrodoméstico ganhou espaço garantido nas cozinhas "modernas" e  as donas de casa estavam maravilhadas com a praticidade que ele proporcionava! Enquanto hoje o microondas é utilizado basicamente para descongelar carnes, esquentar alimentos, cozinhar legumes, derreter chocolate e estourar pipoca e... só... rs, naquela época a "moda" era cozinhar o tempo todo no microondas!! Havia livros e livros com receitas totalmente feitas no microondas! Era tão prático, fácil e rápido! Muito mais rápido que o fogão e o forno tradicionais!! Só havia um pequeno detalhe... A comida ficava borrachenta, sem sabor, sem textura, sem cor... Uma desgraça total! rs...

Mas não vamos ser preconceituosos! Há situações que uma receita no microondas pode ser útil e interessante, desde que algumas técnicas sejam usadas! No caso dos bolos, o grande desafio é suprir a falta que o "efeito douradinho" do forno tradicional faz! Por isso muitas receitas levam chocolate! Assim o bolo não fica branquelo, com aparência de isopor!

E estou contando toda esta história sobre minhas experiências passadas com o microondas porque hoje, no jantar, tive que apelar para sua praticidade e rapidez: ressuscitei minha receita de Brigadeirão de Microondas!! Ingredientes no liquidificador, depois 10 minutos em potência alta! Desenformar, deixar esfriar e pronto!! No meu caso, dada a ausência do tradicional granulado de brigadeiro, decorei com M&Ms que sobraram do Bolo de Kit Kat! Isso é reciclagem!! rs... O toque gourmet ficou por conta do cacau em pó Callebaut! Forte e encorpado!

E sabem que até que ficou gostoso? A textura é de pudim e a aparência ficou bem atraente e colorida!!! Como diz minha prima Adriana, que morou na Inglaterra, esta é mais uma das "last-minute-recipes" ou seja, receitas de última hora!! Estão nesta interessante categoria o Mousse Fácil de Maracujá e o Bolo Prestígio de Caneca, também no microondas!!!

Brigadeirão de Microondas


  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • granulados ou confeitos coloridos

Bata tudo no liquidificador. Coloque o líquido em uma forma refretária ou de plástico untada com manteiga. Leve ao microondas por 10 minutos na potência alta.
Deixe esfriar um pouco, desenforme, cubra com o confeito escolhido. Leve para gelar e pronto!!! Bon Appetit!!!