segunda-feira, 12 de setembro de 2016

DESAFIO: Sagu de vinho, sobremesa típica do Sul!


Sagu de Vinho
Nesta nossa temporada trabalhando no Sul do país, tenho aproveitado para também aprender muito sobre a culinária local, com forte influência italiana, alemã e campeira (típica dos Pampas gaúchos).

O churrasco (no espeto), indispensável nos eventos mas também no dia a dia, traz um aroma de fumaça nas proximidades de todos os restaurantes! Minha preferência absoluta é o galeto (coxa ou sobrecoxa), assado no espeto na brasa, bem temperadinho e suculento, com aquela casquinha dourada e crocante por fora! Como acompanhamento, o mais tradicional é a Maionese de Batatas, já tema de um post aqui no blog, imperdível.

E agora chegou a hora de falar das sobremesas! E a campeã de audiência nos restaurantes e nas casas é o sagu de vinho, feito com vinho colonial. Para quem nunca provou, o vinho colonial é feito com uvas comestíveis, como a niágara, a bordô e a moscatel (denominadas "vitis americana"), ao contrário dos vinhos que costumamos tomar aqui em São Paulo, feitos com uvas próprias somente para vinhos ("vitis vinifera").

Os vinhos coloniais tem um teor alcoólico menor e tem um sabor mais forte de suco de uva. E nós tivemos o privilégio de provar uma produção caseira do pai do nosso amigo Fernando, na cidade de Caiçara-RS. Neste caso, fazer sagu com este vinho seria uma heresia! rs... É bom demais!

O sagu é tão presente no dia a dia dos gaúchos que chega a ser desprezado, sendo considerado "acompanhamento" de outras sobremesas, como a Torta de Bolacha e o Chico Balanceado (aguardem para saber mais destas outras sobremesas típicas aqui no blog!).

Para nós, paulistas, que não estamos habituados com esta sobremesa no dia a dia, virou um vício! Impossível não comer depois de cada refeição, ainda mais por ser cortesia em todos os restaurantes! Fizemos até um ranking do melhor sagu! Rs

Minha primeira tentativa de fazer o sagu foi um fiasco. Deixei muito tempo de molho (umas 2 horas) e cozinhei demais, com medo de deixar as "bolinhas" brancas. Resultado: virou uma gororoba, que acabou no lixo! O segredo está em parar o cozimento mesmo antes de parecer estar pronto. Difícil, né? Mas siga a receita abaixo que não tem erro! Já testei duas vezes!! E o Creme Inglês casa perfeitamente com o sagu, deixando-o mais cremoso e mais suave! A inspiração desta receita foi o site Panelinha, da Rita Lobo.

Sagu de Vinho com Creme Inglês

(12 porções)

Para o Sagu

  • 1 xícara de sagu
  • 750 ml de vinho tinto suave (de preferência colonial)
  • 750 ml de água
  • 1 xícara de açúcar (se gostar menos doce, coloque só 1/2 xícara).
  • canela em pau a gosto
  • cravos a gosto

Para o Creme Inglês

  • 6 gemas
  • 2/3 de xícara de açúcar (dividida em 2 porções iguais)
  • 500 ml de leite
  • 1 colher de chá de essência de baunilha

Deixe o sagu de molho em água por 30 minutos.


Aqueça o vinho, a água, o açúcar, a canela e os cravos em uma panela grande e deixe ferver por 15 minutos.

Acrescente o sagu e cozinhe em fogo baixo por 30 minutos, mexendo sempre, para não grudar no fundo. #Dica 1: Embora o sagu ainda pareça um pouco "aguado", não deixe cozinhar demais. Ele continuará cozinhando após desligar o fogo.

Desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por mais 30 minutos. Leve para a geladeira. #Dica 2: O sagu vai adquirir a consistência ideal depois de esfriar na geladeira.

Prepare o creme: bata as gemas e metade do açúcar na batedeira até virar uma gemada bem clarinha. Ferva o leite, o restante do açúcar e a baunilha. Acrescente à gemada aos poucos (para o ovo não talhar), mexendo bem. Volte ao fogo baixo e cozinhe até engrossar (sem parar de mexer). Deixe esfriar um pouco e leve a geladeira.

Sirva o sagu com o creme por cima.




E Bon Appetit!