terça-feira, 8 de novembro de 2011

DESAFIO: Preparar um saboroso Rosbife, Windhuk "style"!

Rosbife "Windhuk Style"
Não sei se vocês lembram, mas em um post bem antigo, sobre Canapés Alemães, comentei da minha predileção pelo rosbife do Windhuk, um restaurante alemão bem  tradicional em Moema. Inúmeras vezes comprei o rosbife para servir em festinhas aqui em casa, sempre fazendo o maior sucesso entre os convidados! Um dia, enquanto esperava o rapaz fatiar o rosbife, pedi para conhecer a cozinha e, adivinhem? Vi a forma de preparo do famoso rosbife: umas panelas imensas, cheias de óleo, e os pedaços de lagarto fritando, fritando, até ficarem bem escuros! Peças grandes chegam a ficar mais de meia hora fritando, segundo o cozinheiro! Por isso a carne fica tão vermelhinha por dentro e com uma fina casquinha crocante e bem temperada!!

Pronto! Estava lançado o desafio: Reproduzir o Rosbife do Windhuk em casa!!

E, para acompanhar, o tradicional Molho Tártaro, que eu costumo fazer utilizando pepinos em conserva da Hemmer (são suaves e adocicados, sem aquele sabor avinagrado de algumas conservas...).

Mas havia um pequeno problema... O Rosbife do Windhuk é finamente fatiado, em máquina de cortar frios... Será que este seria o fim do meu desafio?? Vejam, no final do post, o que aconteceu! rs

Rosbife "Windhuk Style"

Para o Rosbife
  • 1 pedaço de lagarto de 1kg e meio
  • sal e pimenta a gosto
  • 1 litro e meio de óleo
Para o Molho Tártaro
  • 1/2 cebola picada
  • 200 gr de pepino em conserva
  • 3 colheres de sopa de maionese
  • azeite, sal e pimenta a gosto
Aqueça uma panela grande com o óleo. Limpe bem a peça de lagarto, retirando a gordura. Tempere com sal e pimenta a gosto, esfregando bem a carne para absorver o tempero. Mergulhe a carne no óleo (pelo amor de Deus, cuidado para não se queimar!! rs) e deixe fritar bem, virando para dourar de todos os lados (para um quilo e meio, frite por uns 20 a 30 minutos).



Quando estiver bem frito (bem mesmo, parece até que está queimado!), retire e deixe esfriar bem (eu não resisti e cortei ao meio para ver se o ponto estava bom...rs):


Coloque no freeze para esfriar bem.

Prepare o molho tártaro, misturando os pepinos picadinhos, a cebola picada, o sal, a pimenta, o azeite a a maionese. Reserve na geladeira até a hora de servir.

Quando a carne estiver bem fria, quase congelando, corte bem fininho na máquina de frios...

Bom... no meu caso, esta última etapa não foi muito simples... Coloquei a carne em uma sacola térmica, peguei uma tábua de madeira, filme plástico, entrei no carro, dirigi alguns quarteirões, estacionei no Mercadão de Santo Amaro, entrei no Box da Dona Helena e, com a maior cara de pau do mundo, pedi a ela para fatiar o rosbife!!!! Isso é que é vontade de cumprir um desafio!!!

Obviamente a Dona Helena foi super gentil e autorizou uma funcionária dela, a Régis, a cortar o rosbife... E o serviço foi tão bem feito, que ela arrumou todas as fatias na tábua que eu levei!! Nem o filme plástico que eu levei para embalar a carne elas quiseram usar!! Dona Helena, Régis, vocês foram o máximo!!! Por isso sou cliente delas há muitos anos!!

Olhem o resultado, que lindo ficou!



E, além do Molho Tártaro, servi o Rosbife acompanhado de pãezinhos delícia, aqueles com queijo ralado, típico da Bahia... Mas isso é outro post... rs (em breve!!)

Rosbife "Windhuk Style" com Molho Tártaro e Pão Delícia