sexta-feira, 14 de junho de 2013

DESAFIO: Aprender a fazer Mojito!!! E tomar tudo depois!!

Mojitos da Ideli
 Nossa vida social nos finais de semana que passamos em Paraty é muito intensa! Convidamos e somos convidados para muitos eventos gastronômicos a bordo dos nossos veleiros amigos!! E há um gostinho todo especial em imaginar que as receitas foram preparadas em condições mais restritas, como a cozinha de um barco (embora os veleiros estejam ficando cada vez mais espaçosos e confortáveis, principalmente as cozinhas!). Mesmo assim, é diferente de se estar na cozinha de casa, com ingredientes, utensílios e eletrodomésticos a mão!

O nosso último evento gastronômico foi a bordo do lindo veleiro Oceanware, dos nossos amigos Hermann e Ideli! E o mais interessante: a Ideli preparou um jantar temático, com comida mexicana!! Um espetáculo!! Eu fiquei responsável pela sobremesa, que foi um desafio a parte (eu não tinha a menor ideia de como eram as sobremesas mexicanas... rs), mas esta aventura vai virar um outro post... Aguardem... Rs

Além do jantar maravilhoso (Chilli Beans, com vários acompanhamentos deliciosos), a Ideli montou praticamente um "bar" dentro do veleiro e fez os drinks como uma verdadeira "barwoman"!! E, nesta brincadeira, acabei aprendendo a fazer Mojitos! Embora seja uma bebida de origem cubana (dizem que foi criado pelos ingleses a bordo dos navios, quando começaram a misturar rum com limão e hortelã), caiu como uma "luva" no jantar mexicano!! E é muito fácil de fazer!

Só tem um perigo... É tão gostoso, tão refrescante, tão geladinho, que você esquece que é feito com rum (uma bebida bem forte) e acaba exagerando!! Por sorte, não estávamos de carro!! E o Black Swan estava bem amarradinho no pier da marina! O único perigo foi cair na água!! rs

Uma curiosidade: O rum também é feito de cana de açúcar e, portanto, é primo-irmão da nossa cachaça! A diferença está na matéria prima da fermentação: no caso do rum, é fermento o melaço da cana; no caso da cachaça, a fermentação é do próprio caldo da cana. Por isso, os sabores no rum são mais intensos e mais concentrado que na cachaça. Para saber mais sobre a origem e os tipos de rum, clique aqui!

Mojito

  • 10 folhas de hortelã frescas
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1/4 de limão (se desejar, pode colocar mais)
  • 1 dose de rum branco
  • 1 lata de água tônica (ou club soda ou água com gás)
  • gelo a gosto
  • folha de hortelã para decorar