segunda-feira, 6 de agosto de 2012

DESAFIO: Fazer um doce com pinhão - O Bolo de Pinhão!

Bolo de Pinhão
Depois de provar várias receitas salgadas deliciosas com pinhão (Farofa de Pinhão, Pesto de Pinhão...), encontrei uma receita doce com o nosso "pignole brasileiro": o Bolo de Pinhão.

A foto do site Gastronomia e Negócios já me chamou a atenção... O Bolo parecia fofinho, macio... Perfeito para tomar com o cafezinho da tarde, em um dia friozinho... Quanto diminutivo, meu Deus!!

Bolo de Pinhão (Gastronomia e Negócios)
Analisando tecnicamente a receita, o mais complicado na forma de preparo era cozinhar, descascar e moer os pinhões.

Mas, até para isso, eu tinha uma solução!!!

Em minha última estada em Campos do Jordão, comprei um utensílio "bem específico", mas que é bem útil se você é fã (como eu!) de pinhão: o pinholino! É um descascador de pinhões, feito de alumínio! Funciona muito bem!

Pinholino (foto da net)

Bolo de Pinhão

Ingredientes
  • 1 xícara de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 lata de leite condensado
  • 4 gemas
  • 1 xícara de pinhão cozido, descascado e moído
  • 1 pitada de sal
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 4 claras em neve
  • 1 colher de chá de manteiga para untar
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo para untar
  • açúcar confeiteiro para polvilhar
Aqueça o forno a 180 graus e unte uma forma com buraco no meio. Bata as claras em neve e reserve. Bata a manteiga até formar um creme. Junte o leite condensado lentamente (virando a lata com cuidado para formar um "fio" de leite condensado diretamente na batedeira em movimento) até ficar cremoso. Junte as gemas, uma de cada vez, batendo bem. Coloque o pinhão e o sal e bata mais lentamente na batedeira. Desligue a batedeira e junte aos poucos a farinha e o fermento já peneirados, mexendo com uma espátula. Por último, junte as claras em neve e misture delicadamente com a espátula. Leve para assar por aproximadamente 45 minutos.

Deixe esfriar um pouco, desenforme e, quando estiver frio, polvilhe o açúcar confeiteiro utilizando uma pequena peneira para espalhar mais uniformemente.


O resultado não foi o que eu esperava... Utilizei uma forma meio esquisita, pequena para a quantidade de bolo. Não chegou a vazar, mas foi por pouco... A receita original também falava em 30 minutos de forno a 200 graus. Segui à risca e o bolo quase queimou na superfície (o meu forno elétrico é meio assassino mesmo)... Por isso recomendei na receita acima um forno mais baixo (180 graus). Além de queimar, quando desenformei, ainda estava um pouco cru por dentro... Que ódio!! rs... Mas não me fiz de rogada: enformei o bolo novamente e o dito voltou para o forno mais 15 minutos!!

Bolo de Pinhão
Bom, concluindo este desafio... A receita tem potencial, o bolo é bem saboroso e o pinhão deixa a massa crocante... Mas não foi desta vez que obtive resultados satisfatórios, principalmente se compararmos o meu resultado com a foto da Gastronomia e Negócios...

Mesmo assim, quando ameacei jogar o tal bolo fora (esse meu perfeccionismo...rs), o Alê quase me bateu!! Ele adorou, disse que o melhor bolo "simples" que ele já comeu! Achou sensacional! Será que ele está querendo me bajular?? rs... Valeu, amorzão, pelo incentivo!!

E Bón Appetit!!