segunda-feira, 18 de novembro de 2013

DESAFIO: Um pão de milho que virou Happy Hour

Pão de Milho e Melaço (Anadama Cornbread)
Como assim, um pão que vira "Happy Hour"??

Muito simples: primeiro você precisa ter um blog de gastronomia e cozinhar tudo o que vê pela frente; aí resolve experimentar uma receita nova de pão que leva milho e melaço de cana...
Quando o pão fica pronto você lê que ele combina perfeitamente com queijos como Emmental, Gruyére e defumados como presunto e copa... Aí você passa no supermercado, compra os complementos, chega em casa, monta uma mesa bonita no jardim, pede para o maridão escolher um vinho e pronto! Um simples pão caseiro acabou de virar um Happy Hour romântico!!

A tal receita de pão me chamou atenção pois era feita com milho, ou melhor, com polenta, pois o milho é cozido na água e no leite antes de entrar na massa! Outro ingrediente pouco comum é o melaço de cana (ou mel do engenho), que os americanos chamam de molasses. O nome do pão também me chamou a atenção: Anadama Bread... Fiquei imaginando ser o nome de uma pessoa, ou de uma cidade, ou de uma padaria... Mal sabia eu...

Há duas versões para o nome do pão, ambas da região da Nova Inglaterra, EUA... A primeira conta a história de um pescador que tinha uma esposa, Anna, sem nenhum dote culinário (espero que este não seja o caso desta "Anna" aqui! rs)... O coitado jantava, todas as noites, a mesma coisa: mingau de milho com melaço. Um dia, saturado da mesma "gororoba", o pescador resolveu ter iniciativa e juntar farinha e fermento ao pote de comida para tentar fazer um pão... Enquanto preparava o pão, xingava a infeliz: Anna, damn her (Anna, maldita seja ela!) que, de forma abreviada, virou "Anadama"! kkkkkkk

A segunda versão, um pouco diferente, conta a história de Anna, uma habilidosa cozinheira que preparava para seu marido um delicioso pão a base de milho e melaço... Quando Anna faleceu, o marido escreveu em sua lápide:  “Anna was a lovely bride, but Anna, damn ’er, up and died.” - Anna foi uma esposa amável mas Anna, maldita seja ela, levantou e morreu". E foi assim que sua melhor receita de pão levou o seu nome: Anadama!

Particularmente, por também me chamar "Anna" (para quem não sabe, meu nome é Anna Beatriz), me identifiquei mais com a segunda história... Só não gostei muito da parte em que a Anna levanta e morre! rs

A receita veio, mais uma vez, do meu livro predileto, Illustrated Step by Step Baking e o resultado superou todas as minhas expectativas: textura macia, casca escura e crocante, sabor adocicado vindo do melaço da cana... E, no rodapé da receita, as sugestões de acompanhamento que me deram a ideia do "Happy Hour"!

A escolha do vinho, feita por meu sommelier amado, foi perfeita (como sempre!): um Chardonnay bem gelado! E, para finalizar, uvas thompson como sobremesa! Um momento especial que fez jus ao nome de "Hora Feliz"!

Nossa "Hora Feliz" com o Anadama Bread!

Pão de Milho com Melaço (Anadama Cornbread)

  • 120 ml de leite (1/2 xícara)
  • 120 ml de água (1/2 xícara)
  • 100 gr de farinha de milho fina (1/2 xícara)
  • 80 gr de manteiga (4 colheres de sopa)
  • 150 gr de melaço de cana (1/2 xícara)
  • 10 gr de fermento seco biológico (2 colheres de chá)
  • 80 ml de água para dissolver o fermento (1/3 xícara)
  • 380 gr de farinha de trigo (2 1/2 xícaras)
  • 10 gr de sal (1 colher de chá)
  • óleo vegetal para untar
  • 1 ovo batido para finalizar
  • farinha de trigo para polvilhar (opcional)
  • 1 forma para assar o pão
  • 1 forma com água fervente para colocar no fundo do forno
Ingredientes da massa do pão
Aqueça o leite e a água em uma panela. Quando ferver, junte a farinha de milho aos poucos e vá mexendo até que engrosse. Desligue o fogo, junte a manteiga e misture até incorporar bem. Junte o melaço e misture. Deixe esfriar.


Dissolva o fermento nos 80 ml de água morna e deixe descansar alguns minutos. Coloque a farinha e o sal em uma tigela grande. Junte o fermento e a mistura de milho. Aos poucos, vá incorporando tudo até formar uma bola homogênea. Se necessário, coloque um pouco mais de água. Sove por 10 minutos.


Unte uma tigela grande com óleo e deixe a massa descansar por 1 a 2 horas, até dobrar de volume. Sove novamente e modele no formato desejado. Coloque em uma assadeira grande, cubra com um pano limpo e deixe descansar novamente, por mais uma hora.


Aqueça o forno a 180 graus e coloque uma panela de água para ferver. Pincele o pão com o ovo batido e, com muito cuidado, faça cortes na superfície (vai murchar um pouco, mas irá crescer novamente, no forno).


Coloque uma forma vazia no fundo do forno e, com cuidado, despeje a água fervendo. Coloque o pão na grade do meio e deixe assar por 45 minutos (cuidado para não queimar a cobertura. Se começar a ficar muito escuro, cubra com papel alumínio).
Retire do forno, coloque em uma grade para esfriar.




Pão de Milho e Melaço (Anadama Cornbread) by Desafios Gastronômicos