domingo, 23 de outubro de 2011

DESAFIO: Fazer um Polpetone tão gostoso quanto o do Jardim de Nápole!

Polpetone Alla Parmigiana dos Desafios Gastronômicos
Vocês já devem ter percebido que eu ando em uma fase meio "italiana"... Nos últimos tempos preparei Tortellini, Lasagna, Gnocchi... Aprendi a fazer o molho de tomates do restaurante Taormina... E, continuando esta "tendência" tão saborosa, me desafiei a fazer um dos pratos mais famosos da gastronomia paulista: o Polpetone do Jardim di Napoli! É tão famoso que até virou fast food! Provei o prato no Shopping Market Place e me surpreendi: o prato estava delicioso, feito na hora!! Só não é muito barato para fast food, mas, afinal, não dá para querer tudo, não é?
Polpetone do
Jardim di Napoli

Busquei inspiração para a receita na internet, e encontrei uma que me pareceu interessante, no Blog Kamila na Cozinha. Mas não havia a receita do molho de tomate... Aí veio a ideia: porque não usar a receita do Taormina??

A receita é um pouco trabalhosa (prá variar), mas é possível fazer com antecedência e só gratinar na hora... Enquanto você espera gratinar, prepare uma massa curta. Eu servi com fusilli regado no azeite com alho e folhas de manjericão... Ficou bem gostoso e suculento, com o recheio de mussarela escorrendo ao se cortar o polpetone (até as fotos ficaram parecidas, não ficaram?? rs)... Mas, da próxima vez, eu vou colocar mais molho... A receita abaixo já está adaptada para resolver este probleminha... Aumentei a quantidade do molho e diminui a de carne!!

Polpetone alla Parmigiana (6 pessoas)

Para o Polpetone
    Ingredientes para o Polpetone
  • 1 kg de patinho moído
  • 300 gramas de farinha de rosca
  • 3 ovos grandes
  • 100 gr de queijo parmesão ralado
  • noz moscada a gosto
  • sal e pimenta a gosto
  • 300 gr de muzzarela ralada (no ralador grosso)
  • 100 gramas de farinha para empanar
  • óleo para fritar
Para o molho de tomate
  • 2 kg de tomates maduros
  • 10 dentes de alho
  • 1/2 xícara de azeite
  • 1 punhado de folhas de manjericão
  • sal e pimenta do reino a gosto
Para gratinar
  • 100 gr de queijo parmesão ralado ou mussarela ralada.
Comece preparando o molho de tomate: corte a tampinha dos tomates e cada tomate em quatro. Coloque em uma panela grande e deixe cozinhar por uns vinte minutos, ou até que os tomates comecem a desmanchar. Passe todos os tomates por uma peneira, retirando a pele e as sementes.

Aqueça uma caçarola com o azeite. Retire as cascas dos dentes de alho e faça pequenos cortes em cada dente. Coloque para fritar no azeite até ficarem dourados. Junte o molho de tomate e as folhas de manjericão. Tempere com sal e pimenta e deixe ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar com a panela destampada por 1 hora e meia. Reserve.

Molho de Tomates do "Taormina"
Prepare os polpetones. Misture a carne moída, os ovos e a farinha de rosca. Junte a noz moscada, o sal, a pimenta e o queijo ralado e misture bem até encorporar.


Divida a massa em bolas de 100 gramas cada (cerca de 14). Abra cada bola no formato de um hamburguer, coloque uma porção generosa de mussarela e cubra com outra bola aberta, pressionando bem as laterais para que não abram na fritura. Passe cada polpetone na farinha de empanar. Repita esta operação até montar de 6 a 7 polpetones.




Aqueça uma frigideira grande com óleo e frite os polpetones até ficarem dourados (cerca de 3 minutos cada lado). Retire o excesso de gordura com papel toalha.



Disponha os polpetones em uma assadeira grande, cubra com o molho de tomate e o parmesão e leve ao forno médio para gratinar (cerca de 30 minutos).

Polpetones gratinando no forno...
Sirva com uma massa curta, como fusilli, penne ou gravatinha.

Polpetone alla Parmigiana dos Desafios Gastronômicos!!

E Bón Appetit!!