quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

DESAFIO: Fazer tapioca com queijo coalho e mel de engenho!

Na Bahia, você encontra barraquinhas de tapioca (ou beijú, como é conhecido aqui) como encontra em São Paulo as casas de pão de queijo! A foto ao lado foi tirada na Casa de Farinha, na praia do Forte, que reproduz uma casa de farinha original, com os utensílios utilizados antigamente para a preparação da farinha da tapioca! A farinha, depois de umedecida e peneirada, é colocada na chapa ou frigideira, sem gordura, até dar "liga" e formar uma panqueca branca. Aí o recheio é colocado e metade dela é dobrada sobre o recheio. Está pronta a sua tapioca ou beijú!


Os recheios podem ser salgados ou doces... Os salgados mais tradicionais são feitos com queijo coalho e côco. Os doces levam doce de leite, leite condensado, mel de engenho, queijo com goiabada...

Na nossa semana aqui em Salvador, resolvemos fazer a tapioca em casa. Na feira de Monte Gordo compramos a farinha já pronta, umedecida. É possível comprar somente a farinha ou "goma", que deve ser umedecida e peneirada antes de ser preparada (dá um pouco mais de trabalho, mas em São Paulo é difícil encontrar a farinha já pronta para este fim.)


Compramos também o queijo coalho em pedaço e o mel de engenho para acompanhar.



Nossa amiga Cris, esposa do Beto, foi a "chef" desta noite. Ela espalhava a farinha por toda a frigideira já aquecida, formando uma camada grossa...



 Depois de uns 2 minutos, colocava as fatias de queijo coalho...


... dobrava a tapioca e deixava o queijo derreter.


Ficou perfeita, uma delícia! A minha, além do queijo coalho, foi complementada com o mel de engenho! hummm!!


É uma refeição completa, gostosa de fazer, deliciosa de comer!!

DESAFIO: Conhecer os ingredientes típicos da Bahia!

A Feira de Monte Gordo - BA rendeu muitas novidades para os Desafios Gastronômicos! Além de conhecer as frutas típicas da região, como graviola, côco, jaca, umbu... (veja o post anterior) a feira também era muito rica em ingredientes regionais! Carnes, crustáceos, farinhas, manteigas, legumes, temperos, ervas...
Logo na entrada, um engradado com galinhas vivas... Isso mesmo... Você escolhe a ave e o vendedor termina o serviço... ai!! Acho que, se eu morasse aqui, ia preferir virar vegetariana!! Como é bom comprar o frango congelado no supermercado!! 


E os caranguejos são vendidos vivos... Quem tem que fazer o "trabalho sujo" é a cozinheira!! Credo!! Até me lembrou o filme da Julia e Julie, quando a Julie tem que preparar a lagosta... e a bichinha vem viva!! Que dureza!!


As manteigas são vendidas fora da geladeira... A comum, bem salgada, lembra a manteiga Aviação. E a manteiga de garrafa... já vem líquida, mesmo fria, pois já foi previamente aquecida. É utilizada no preparo dos pratos típicos, como a carne do sol.

Os biscoitos também são diferentes! Estes são os biscoitos fofos, levemente adocicados, com sabor de côco ou de canela! A massa é parecida com um pão sírio torrado. Bem gostosinho!


E o biscoito de polvilho, aqui se chama "Avoador". É bem miúdo e com sabor de queijo:


Os grãos também são bem diferentes. Feijão fradinho é a base para o acarajé... E o andu, verde, é cozido em um tipo de feijoada local, com carne de boi salgada, carne de porco, linguiça... Mas você precisa debulhá-lo antes!


mandioca é base para a elaboração de farinhas, como a "goma", de onde é feita a tapioca ou beijú. Aqui, uma observação importante: a "mandioca paulista" aqui é conhecida por aipim ou macaxeira. É a raiz que pode ser cozida, frita... A mandioca mesmo é maior e é venenosa! Só serve para fazer farinha, depois de muito tratamento.

 O maxixe, da foto abaixo, é bem espinhudo e é ralado antes de ser preparado. É a base da Maxixada, um prato que leva este tubérculo com carne e camarão seco.


As barraquinhas de farináceos apresentavam muita variedade de ingredientes... As farinhas de milho podem ser finas, grossas... As de mandioca também... São base para biscoitos, bolos, farofas, mingaus... Que loucura!! Difícil absorver tanta novidade!


As famosas pimentas malaguetas... vendidas frescas, a granel...

O camarão seco, ingrediente para o Acarajé...


As ervas medicinais, para todos os tipos de males...

A carne do sol... Que deve ser dessalgada antes de ser preparada... É mais suave que o charque:


Os doces caseiros... como o de banana, feito na própria folha...

E o famoso queijo coalho... A "mussarela" nordestina, ideal como recheio da tapioca... Com côco ralado fresco... hummm....

E o melaço da cana, ou "mel do engenho", que também casa muito bem na tapioca e em outras sobremesas com queijo coalho... O azeite de dendê é fundamental para a moqueca e para o acarajé. E o leite de côco... combina muito bem com peixes, com doces, com batidas...


Agora, vem outro desafio... Utilizar nas receitas estes ingredientes maravilhosos!! Já estou me preparando para levar alguns deles para casa. Vamos lá!!