segunda-feira, 19 de agosto de 2013

DESAFIO: Assar lindos Pretzels, ao estilo bem alemão!!

Soft Pretzels
Quando meu filho fez intercâmbio na Alemanha, me contou depois que os famosos Pretzels comprados na padaria perto da escola foram a sua salvação quando os pratos servidos em casa e na escola não lhe agradavam muito... Eram pães grandes, naquele formato característico, com uma casca bem dura e escura, servidos aquecidos!

Pretzels são feitos à base de farinha e água e, além do formato característico, tem uma cobertura bem escura e brilhante! Encontrei várias histórias sobre a origem do Pretzel mas a que mais me agradou foi a seguinte: No ano de 610, um monge italiano decide premiar as crianças que decorassem perfeitamente suas orações com pequenos pães em formato de braços que se entrelaçam, como se estivessem em oração! Assim nasceu o pretzel, cujo nome parece ter a mesma origem de "pretiola", que significa "pequena recompensa"! Atualmente, os pretzels são muito comuns no Sul da Alemanha e em outros países da Europa.

Há duas variações do pão: o Soft Pretzel (macio) e o Hard Pretzel (duro). O primeiro, normalmente feito nas padarias e em casa, tem uma casquinha dura e crocante, mas é bem macio e branquinho por dentro. A versão "dura" é normalmente industrializada, vendida como "salgadinho", crocante e esfarelenta.
As versões "duras" (Hard Pretzels)
Aqui no Brasil, é possível comer os soft pretzels em restaurantes de origem alemã, servidos no couvert, acompanhados de patês e manteiga!

A receita que utilizei para os meus Pretzels (versão Soft) veio do meu querido e amado livro "Illustrated Baking", que já me "apoiou" em vários desafios deliciosos! E este foi mais um!

O livro "Illustrated Baking!
O processo é bem longo, como qualquer preparo de pão feito com fermento biológico e que precisa crescer em duas etapas. O charme da receita fica por conta do formato do pretzel (que é fácil de fazer! Siga o passo a passo) e a cobertura, que tem um segredinho: é feita em duas etapas, primeiro pincelando água e fermento em pó (para grudar o sal grosso) e, depois de assado, pincela-se o ovo batido, deixando-se mais
5 minutos no forno para finalizar!

O resultado é lindo!! A coloração dourada escura e brilhante é impressionante! O sabor também ficou ótimo, ressaltado pelas pedrinhas de sal grosso! E eu ainda servi os pãezinhos em um prato lindo que eu tenho, vindo diretamente da Alemanha! Perfeito!

O prato alemão, escolhido para acompanhar os Pretzels!
E o Erik, aprovou?? Sim, mas não com nota máxima (para minha frustração... rs). Segundo ele, o Pretzel que ele comia era maior, mais "vazado" e com a cobertura mais crocante ainda... Fica para a próxima tentativa!

Mas se você não é o Erik e não está "habituado" com o pretzel alemão, certamente vai se deliciar e aprovar esta receita, que rende 16 lindos pãezinhos!! rs

Soft Pretzels (versão "macia")

Para a massa
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de água morna
  • 2 colheres de chá de fermento biológico
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de óleo
  • 1/4 de xícara de água morna (se necessário, para dar liga a massa)
Para a cobertura
  • 1/4 colher de chá de fermento em pó
  • 2 colheres de sopa de água fervendo
  • sal grosso a gosto
  • 1 ovo batido para pincelar
Dissolva o fermento na água morna (1 xícara). Coloque 1 colher de sopa de açúcar e deixe descansar por 5 minutos. Acrescente o óleo. Em uma superfície de trabalho, coloque a farinha, o sal e o açúcar restante. Faça um buraco no meio e vá juntando o líquido do fermento aos poucos, até formar uma massa homogênea e uniforme. Se necessário, acrescente um pouco mais de água morna. Sove por 10 minutos. Coloque em um bowl grande, cubra com filme plástico e leve para descansar dentro do forno desligado até dobrar de tamanho (entre 1 hora e 2 horas, dependendo da temperatura do dia).
Amasse novamente e divida em 16 pedaços iguais (cerca de 40 gramas para cada pedaço). Na superfície de trabalho, abra cada pedaço da massa em uma "minhoca" de cerca de 45 cm de comprimento. Modele os pretzels (veja as fotos) e coloque-os em uma superfície untada (ou com o Silpat). Não use papel manteiga, pois usei e grudou tudo!! rs), cubra novamente com filme plástico e deixe descansar por mais 45 minutos.

Aqueça o forno a 200 graus. Dissolva o fermento em pó na água fervendo e pincele todos os pretzels. Salpique o sal grosso e leve ao forno por 15 minutos (até ficar bem dourado). Retire do forno, pincele o ovo batido e volte ao forno por mais 5 minutos. Os pretzels devem ficar bem escuros e brilhantes! Retire do forno, coloque em uma grade para esfriar um pouco e sirva com manteiga! Delícia!!!


Soft Pretzels, by Desafios Gastronômicos!