sábado, 26 de novembro de 2011

DESAFIO: Copiar até a foto dos Whoopies de Baunilha do livro americano!!

Whoopies de Baunilha e Recheio de Chocolate
Estava eu na Saraiva, na minha seção predileta (de Livros de Gastronomia, é óbvio!!) quando encontrei um lindo livro americano só com receitas de Whoopies! 30 tipos de Whoopies, desde tradicionais, passando pelos temáticos, festivos e até gourmets! Até levei para o escritório e as "meninas" simplesmente amaram! E aí me desafiaram! Testar as 30 receitas! Eu topei, mas disse que ia demorar um pouco... rs
 
Eu já havia testado a receita mais tradicional de Whoopies, e todo mundo adorou (principalmente meu sobrinho de 4 anos)!
 
Pulei esta primeira receita e fui para a segunda: Whoopies de Baunilha com recheio de chocolate!


 
Vamos lá então! Comecei preparando o Buttermilk, ingrediente da maioria das receitas de Whoopies. Embora eu esteja agindo "naturalmente" em relação a este ingrediente, eu também não sabia o que era!! kkkk Como a internet é a salvadora de todas as emergências gastronômicas, encontrei a receita: e descobrir que "buttermilk" é a mesma coisa que "sour milk"! Continuou na mesma??! rs... Então vou parar de fazer mistério: é só misturar o leite com um pouco de suco de limão e esperar 10 minutos!!

A massa é fácil de preparar e ficou com uma consistência ótima! Coloquei no saco de confeitar, fiz as bolinhas e lá foram para o forno! E fiquei só olhando: as bolinhas começaram a espalhar, espalhar, espalhar... E a grudar umas nas outras! Um desastre!

Massa de Whoopies fracassada!

Bom... será que a receita estava errada?? Fui olhá-la de novo e descobri: eram 1 xícara e 3/4 de farinha! E eu havia lido 1 1/4!!! Faltou farinha!!

Lavei tudo e comecei de novo! Agora a farinha na quantidade certa!! Que mancada! rs Que "mise en place" fracassado!!

Desta vez, deu super certo! A massa ficou ótima!

Aí fui preparar o recheio: derreti o chocolate ao leite e fui bater a manteiga com o açúcar confeiteiro... Xiii! Confeiteiro?? Só tinha o refinado... Então vai refinado mesmo!! Uma adaptaçãozinha inofensiva... Só que não era! O recheio ficou horrível: dava para sentir cada grãozinho de açúcar nos dentes! Croc croc croc! E o chocolate ao leite deixou o recheio ainda mais doce! Vixi! Hoje não é meu dia!! rs

Saí para comprar o açúcar confeiteiro e, na volta, decidi usar o chocolate meio amargo! Aí sim! Ficou perfeito!! Depois de tantas "idas e vindas", cheguei à receita correta!! E saíram 16 lindos Whoopies!

Whoopies de Baunilha com Recheio de Chocolate

Para a massa
  • 1/2 xícara de manteiga amolecida
  • 3/4 xícara de açúcar refinado
  • 1 ovo
  • 2 colheres de chá de essência de baunilha
  • 2/3 xícara de leite azedo (com 1 colher de chá de suco de limão)
  • 1 3/4 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 pitada de sal

Para a cobertura
  • 150 gr de manteiga amolecida
  • 1 xícara e meia de açúcar de confeiteiro
  • 115 gr de chocolate meio amargo picado
Aqueça o forno a 180 graus e forre 3 formas com papel manteiga. Bata a manteiga e o açúcar na batedeira até ficar bem cremoso. Junte o ovo e a baunilha, batendo bem. Acrescente metade da farinha peneirada, o fermento e o sal e continue batendo. Junte o leite azedo e, por último, o restante da farinha.

  
Coloque a massa em um saco de confeitar com bico médio liso. Para garantir que os whoopies não grudem uns nos outros (como aconteceu da primeira vez), fiz círculos utilizando uma tampa de nutella no papel manteiga. Para uma forma grande (30x40) consegui fazer 12 círculos.


Distribua pequenas porções da massa no centro dos círculos desenhados.

Asse por 10 a 12 minutos, sem deixar dourar. Retire do forno e aguarde 5 minutos para tirar do papel manteiga. Deixe esfriar em uma grade vazada.


Prepare o recheio. Derreta o chocolate e deixe esfriar até ficar na temperatura ambiente. Reserve. Peneire o açúcar de confeiteiro (não use o refinado, eu sei do que estou falando...rs).


Bata a manteiga até ficar cremosa. Junte o açúcar e bata bem. Acrescente o chocolate derretido e bata até incorporar bem.



Coloque em um saco de confeitar com pico de pitanga médio (para dar o efeito abaixo):


Cubra cada metade recheada com outra metade de massa!


E aí, só para fazer uma "graça", tirei foto dos Whoopies com uma produção semelhante à foto do livro! Ficou parecido, não ficou??

Whoopies de Baunilha com Recheio de Chocolate


Ah! E os Whoopies fracassados?? Foram para o lixo?? De jeito nenhum!! Foram para o freezer, devidamente embalados com papel manteiga! E ainda vão virar uma sobremesa bem especial, com sorvete, chantilly, cobertura de chocolate... Aguardem a minha criatividade!! rs