sexta-feira, 13 de maio de 2011

DESAFIO: Provar o Menu Degustação do Weinstube, um restaurante alemão diferente!

Restaurante Weinstube (foto do site)
Há alguns anos, meus pais descobriram um pequeno e refinado restaurante de culinária alemã, situado dentro do Clube Transatlântico, na zona sul de São Paulo (entre a Rua Alexandre Dumas e a Verbo Divino, na Chácara Santo Antônio), chamado Weinstube (traduzindo, "sala de vinho"). E foi um "achado", porque, normalmente, culinária alemã é um pouco "grosseira", com seus canapés e salsichões com salada de batata e chucrute, para acompanhar muitas canecas de chopp!! No Weinstube, descobrimos que a culinária alemã pode ser refinada, delicada... É como estar em um bistrô francês, mas com sotaque alemão!

Aos poucos, este pequeno restaurante está ficando mais conhecido do público paulistano, e até já participou de um Restaurant Week, embora esteja totalmente fora do circuito "Jardins/Vila Madalena".

Na última quinta feira, fomos convidados pelos meus pais para provar o Menu Degustação do chef Espedito Pereira, que comanda a cozinha do Weinstube. Adorei o convite, e já imaginei que seria oportunidade de mais um desafio gastronômico! Afinal, um "bistrô alemão" não se encontra em todo lugar!!

O Menu Degustação, a R$ 68,00 por pessoa é composto de 5 entradas, 5 pratos principais e 5 sobremesas! Se o casal não for muito "faminto" (como nós, agora que o Alê está "light"... rs), é possível dividir um menu! O preço fica sensacional!!

Primeiro (obviamente, rs) vieram as Entradas:

A entrada do Menu Degustação do Weinstube

Uma deliciosa Wurstsalat (ou Salada de Salsichão), que combina tirinhas de salsichão (olha ele aí, gente! rs), de pepino em conserva, de queijo ementhal e cebola!

Uma batata Rosti (adoro batata rosti, ainda mais quando está bem torradinha como esta!!), acompanhada de fatias de salmão defumado! Que entrada diferente e bem equilibrada em sabor e textura! Esta ficou toda para mim, porque o Alê não come salmão...

Fatias de presunto cru envolvendo bolinhas de melão... combinação tradicional, mas feita com muito capricho, parecendo uns "sorvetinhos"...

Uma Salada Caprese, que combina rúcula, mussarela de búfala e tomates secos... Totalmente italiana! rs... Será que o alemão casou com uma italiana??? kkkk

E, ao centro, uma bem temperada "Goulash Souppe", feita com músculo, batatas e bastante páprica picante!

Em pouco tempo, chegaram os pratos principais! Outra apresentação linda!

O prato principal do Menu Degustação do Weinstube

Kassler mit Sauerkraut (Bisteca de porco defumada com "chucrute"), um prato muito comum na culinária alemã, mas preparada aqui de forma muito refinada! O Sauerkraut, apesar de ser "repolho azedo", estava super suave!

Spätzle de espinafre, pequenas porções de massa verde cozida, normalmente servida como acompanhamento... Aqui, um pouco seca, faltou um "molhinho"...

Wiener Schnitzel mit Kartoffelsalat (lombo de porco a milanesa, com Salada de batatas), feito de forma bem fininha e sequinha! Para mim, foi o mais saboroso!

Uma Pescada recheada com legumes, acompanhada de arroz negro! Mais uma "surpresa" fora da culinária alemã!

E, ao centro, um prato vegetariano, "Rosti Shitake", Batata Rosti com Cogumelos Selvagens, gratinados com mussarela! Batata Rosti nunca é demais! rs

Apesar de dividirmos o menu, comemos muito bem, na medida certa, saboreando muito cada prato. E, com as sobremesas, não foi diferente!

A sobremesa do Menu Degustação do Weinstube

O tradicional Apfelstrudel (Massa Folhada recheada com maçã), levemente aquecido, acompanhado de chantilly;

A Sacher Torte, de origem austríaca, combina muito chocolate amargo com um recheio de damascos! Tem este nome porque foi criada no Hotel Sacher, em Viena, que, por sinal, ainda existe! É possível comer a verdadeira torta lá mesmo, onde foi criada!

Um delicado potinho de Créme Brullée aromatizado com laranja, acompanhado de espetinho de abacaxi! Outra inclusão "estrangeira", mas muito gostosa!

Ao centro, uma singela bola de sorvete de creme, para acompanhar as demais sobremesas!! Estava divino!!

Foi um jantar excepcional, com uma sequência bem equilibrada e elaborada com muito capricho! Parabéns, chef Espedito! Seu menu degustação é espetacular!! E pai, mãe, obrigada por nos convidarem para este evento gastronômico!! Alê e eu adoramos!