domingo, 15 de novembro de 2015

DESAFIO: Tiramisú com Mascarpone "falso"

Tiramisú com Mascarpone Falso
Esta não é primeira receita de Tiramisú que coloco aqui no blog. A primeira, chamada de 'Tiramisú Light", também não levava mascarpone verdadeiro e foi preparada com cream cheese. Mas, como vocês podem até ler no post anterior, eu não fiquei 100% satisfeita com o resultado, principalmente porque achei que o cream cheese deixou o creme de queijo da sobremesa um pouquinho salgado demais...

Alguns anos depois (nossa, fazia tempo que não preparava Tiramisú, uma das minhas sobremesas prediletas...), ao planejar um jantar "a italiana" para um casal de amigos (Bruschettas de Tomate e Manjericão a Jamie Oliver como entrada, Nhoque de Mandioquinha com Molho de Shitake e Iscas de Filet Mignon), resolvi prepará-la novamente.

Uma ótima oportunidade para testar uma nova versão de "Mascarpone Falso", só que agora, a base de ricota! Para quem não sabe, o Mascarpone é um queijo bem cremoso italiano, utilizado para fazer o creme do Tiramisú, que custa os olhos da cara!

Não é uma sobremesa complicada de se fazer, ainda mais se você serve em porções individuais, sem ter a preocupação de cortá-lo em pedaços retangulares, como fazem nos  bons restaurantes. Fiz em copos de vidro, e o efeito final foi bem interessante, porque dava para ver perfeitamente as cinco camadas: Biscoitos embebidos em café e conhaque, creme de mascarpone, mais biscoito, mais marcarpone e, por último, cacau em pó para decorar! Um pavê italiano!!

Mascarpone Falso (200gr)


  • 100 gr de ricota sem sal
  • 100 ml de creme de leite fresco

Bata no liquidificador ou processador até ficar bem liso. Se necessário, coloque um pouco mais de creme de leite. Reserve na geladeira.

Tiramisú com Mascarpone Falso (6 porções)


  • 200 gr de tiramisú falso (receita acima)
  • 200 ml de creme de leite fresco bem gelado
  • 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
  • 200 ml de café coado forte e frio
  • 50 ml de conhaque
  • 12 biscoitos champagne (com açúcar fino)
  • cacau em pó para decorar
  • 6 copos de vidro transparentes

Prepare o creme de mascarpone: Bata na batedeira até engrossar o creme de leite com o açúcar confeiteiro (como um chantilly). Acrescente o mascarpone falso, misture bem e reserve na geladeira.

Em um prato fundo, coloque o café e o conhaque. Vá embebendo cada biscoito neste líquido (cuidado para não encharcar demais, pois absorve muito rápido) e colocando um biscoito no fundo de cada copo (você vai ter que dividir o biscoito ao meio e ajeita-lo com a ponta dos dedos para que forre o fundo do copo). Coloque uma colher de sopa bem cheia do creme de mascarpone sobre cada biscoito. Repita o processo com mais biscoito e mais creme. Finalize com cacau em pó (utilize uma peneira pequena e fina). Cubra com filme plástico e deixe na geladeira por no mínimo 1 hora antes de servir.



O resultado é incrível: o creme de mascarpone fica super leve e saboroso... A combinação de café, conhaque e cacau em pó dá personalidade e maturidade à sobremesa... E a forma de servir é muito prática e atraente... Só falta eu dizer que não engorda!! rs... #sqn




Bon Appetit e boa semana a todos!!

Bia Freitag