quinta-feira, 3 de outubro de 2013

DESAFIO: Aprender a fazer o "Gratin de Macaroni" de la Mére Brazier

Este desafio surgiu após um jantar na casa dos nossos amigos Dagô e Andreia! Graças a eles, conheci Mére Brazier, uma das mais renomadas chefs francesas do século passado! Mas calma, a Mére Brazier (ou Mãe Brazier) não estava presente ao jantar... Até porque, infelizmente, esta grande cozinheira faleceu na década de 1970! Mas uma de suas receitas mais famosas, o Gratin de Macaroni façón Mére Brazier (Massa Gratinada à Mãe Brazier), foi o prato principal do nosso jantar! Segundo o Dagô, esta receita era preparada a pedido dos "habituées" do restaurante da Mére Brazier, embora nem estivesse no cardápio, por ser "básico" demais: uma massa embebida em leite, com molho béchamel e creme de leite fresco, coberta e gratinada com gruyére! E a história continua: atualmente o "La Mére Brazier" é um dos restaurantes estrelados mais famosos e badalados da França, localizado em Lyon! Será que algum dia viverei a experiência de jantar lá?? rs


Quando o Dagô me mostrou o Livro de Receitas fiquei abismada: além de estar em francês (rs), a tal receita não tinha nenhuma quantidade! Das duas, uma: ou a Mére Brazier assumia que todo mundo tinha uma enorme experiência na cozinha ou então ela não queria muito passar os segredinhos da receita! rs

Este, então, foi o Desafio: Preparar o Gratin de Macaroni façón Mére Brazier com as informações passadas pelo Dagô e com a foto da receita do livro "Os segredos da Mãe Brazier", sem nenhuma quantidade dos ingredientes!


Valeu, então, a experiência! Não posso garantir que a minha receita é fiel à receita da Mére Brazier, mas foi o melhor que eu consegui fazer! A massa ficou macia, mas não mole demais, o molho ficou super cremoso e a cobertura gratinada... perfeita! E, além disso, a receita agora tem todas as quantidades e todo o passo a passo para ser (bem) executada!! E pensar que a Brazier é que era chamada de "mãe"!! kkkkkkk

Gratin de Macaroni da Mére Brazier (Massa Gratinada)

(8 porções)
  • 500 gr de bucatini grano duro
  • 500 gr de Molho Béchamel (clique aqui para ver a receita)
  • 500 ml de creme de leite fresco
  • 500 ml de leite fervido
  • 200 gr de queijo gruyere ralado grosso
  • sal e pimenta do reino moídos na hora a gosto
  • 5 litros de água fervente temperada com sal
Aqueça uma caçarola grande com 5 litros de água, temperada com sal. Quebre a massa em pedaços de 6 a 8 cm. Cozinhe o bucatini por 5 minutos (3 minutos a menos do que manda o tempo de cozimento da embalagem). Escorra. Despeje o leite quente sobre a massa e deixe descansar por 1 ou 2 horas, até a massa absorver todo o leite.


Aqueça o forno a 180 graus. Coloque a massa em uma assadeira grande. Misture o creme de leite fresco com o molho béchamel, acerte o sal e a pimenta e coloque sobre a massa. Cubra com o queijo gruyére ralado e leve ao forno para gratinar.


Retire do forno e sirva em seguida!

Gratin de Macaroni façón Mére Bia!! rs
E para transformar o seu jantar em um momento ainda mais especial, capriche na decoração!! Para servir o Gratin de Macaroni, a inspiração foram as folhas do jardim que ainda estão caindo... Um toque de outono em plena primavera!!

A decoração de outono em plena primavera!
E o menu, simples e saboroso, perfeito para deixar todos os convidados à vontade! Além do Gratin de Macaroni, outra massa com molho de tomates e as Coxinhas da Asa com Mel e Limão Siciliano. Para a sobremesa, uma Torta de Limão (também siciliano), com suspiros dourados! Tudo para valorizar ainda mais os momentos especiais que temos com quem amamos! Bon Appetit a todos!!

O Menu completo do Jantar