domingo, 4 de maio de 2014

DESAFIO: Biscotti, um biscoito de amêndoas com sotaque italiano

Biscotti by Desafios Gastronômicos
Provei estes biscoitos, pela primeira vez, na Disney! Como assim, biscoitos italianos na Disney?? É isso mesmo: estávamos nós no Epcot, em uma área dedicada à Itália, depois de almoçar no Restaurante Alfredo (que não tinha o famoso "Spaghetti a Alfredo", para minha completa decepção...), quando veio o cafezinho acompanhado de um biscoito delicioso e crocante, feito de amêndoas... Perguntei o que era e assim descobri o tal Biscotti! Comprei um saquinho e virei fã! Como vocês podem ver, Disney também é cultura! Até gastronômica! rs

Os Biscotti são preparados de uma forma bem inusitada: é o único biscoito que eu conheço que é assado duas vezes! Primeiro, é assado como se fosse um pão... Depois, é cortado em fatias e a assado novamente! Isso sem contar o preparo das amêndoas, que precisam ser descascadas, torradas e picadas! Dá um pouco de trabalho, mas o resultado é bem interessante: fica crocante e com uma aparência rústica e charmosa! Perfeito para acompanhar um café (expresso, para seguir a tradição italiana)! Bon Appetit! Ou, neste caso, Buon Appetito!!

Biscotti (Biscoito Italiano de Amêndoas)

24 unidades


  • 1 xícara de amêndoas com casca
  • 1 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 2 ovos grandes
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 4 colheres de sopa (50 gr) de manteiga derretida

Aqueça o forno a 180 graus. Ferva as amêndoas em água por alguns minutos. Retire a água, deixe esfriar um pouco e tire as cascas, apertando para sair. Coloque as amêndoas em uma assadeira e leve para assar por 15 a 20 minutos (até estarem levemente douradas). Retire do forno, deixe esfriar e pique-as grosseiramente com a ajuda de uma faca meia lua. Reserve.

Em uma panela pequena, derreta a manteiga e deixe esfriar.


Peneire a farinha e o açúcar em uma tigela e misture as amêndoas. Acrescente o fermento e o sal. Em uma outra tigela, bata bem os ovos e junte a manteiga derretida. Acrescente o líquido às farinhas, misturando com as mãos até formar uma bola. Divida a massa e modele cada parte no formato de um rocambole, conforme a foto abaixo:


Leve ao forno já aquecido por 20 minutos (ou até dourar e rachar). Deixe esfriar um pouco e corte cada rocambole em fatias diagonais com cerca de 2 cm de espessura. Arrume as fatias novamente na assadeira e leve para assar por 10 minutos. Retire os biscoitos do forno, vire-os para que dourem do outro lado e leve para o forno por mais 10 minutos. Deixe os biscoitos esfriarem em uma grade. Guarde-os em saco ou pote hermético (duram até 1 semana).




Biscotti (Biscoitos Italianos de Amêndoas) by Desafios Gastronômicos