quarta-feira, 26 de junho de 2013

DESAFIO: Criar uma sobremesa diferente com brigadeiro!

Duo de Brigadeiros, by Desafios Gastronômicos
Brigadeiro é uma tradição nacional!! Impossível pensar em uma festa infantil sem brigadeiro! É um docinho obrigatório quando se pensa em agradar crianças (e adultos também)! A versão tradicional, em formato de bolinha, é feito com leite condensado, manteiga, chocolate em pó e envolto em chocolate ao leite granulado, em um tamanho perfeito para uma única e saborosa mordida!! Sua textura macia e levemente puxa-puxa tem o toque crocante do chocolate granulado! Perfeito! O maior desafio é acertar o ponto do brigadeiro, para ser enrolado mais facilmente depois! A dica é observar a massa quando começa a despregar do fundo da panela! Aí, é só esperar esfriar, untar a mão com manteiga e começar a enrolar!


Embora tão perfeita e tradicional, a receita de brigadeiro tem sofrido muitas alterações, tanto nos ingredientes quanto no formato! Há brigadeiros dos mais diversos sabores: chocolate branco, pistache, nozes, frutas vermelhas, maracujá, capim santo... Há coberturas de bolinhas crocantes, de granulado colorido, de M&Ms, de confeitos dourados, prateados... E, quanto aos formatos a bolinha tradicional foi substituída por pequenas colheres, por potinhos, por copinhos de plástico, por pirulitos! O céu é o limite!!!



Eu mesma já "inovei" com uma versão de Brigadeiro de Capim Santo, servido em um pote grande, cheio de colherinhas de plástico coloridas!!! Um escândalo! rs


E assim, com tantas opções e ideias na cabeça, era hora de criar uma versão diferente do brigadeiro... Em uma feijoada que fiz para a família, imaginei que brigadeiros seriam uma sobremesa perfeita, em um tamanho ideal para adoçar os paladares depois de uma refeição bem substanciosa!

Minha ideia inicial foi fazer um brigadeiro tradicional, servido em copinhos de pinga e licor, com granulados por cima... Mas, enquanto juntava os ingredientes, comecei a pensar em algo diferente... E se eu fizesse o brigadeiro metade escuro e metade branco?? Eu nunca havia feito brigadeiro de chocolate branco e esta seria uma boa oportunidade! A receita é simples, basta acrescentar um pouco de chocolate branco derretido ao leite condensado e manteiga e cozinhar até dar o ponto!! E a parte escura seria um brigadeiro feito com cacau em pó 70% (Callebaut), para equilibrar com o chocolate branco, super doce! Será que vai ficar bom???

Duo de Brigadeiros

Para o brigadeiro escuro

  • 1,5 latas de leite condensado
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó 70%
  • 1 colher de sopa de manteiga

Para o brigadeiro branco

  • 1,5 latas de leite condensado
  • 75 gr de chocolate branco picado
  • 1 colher de sopa de manteiga
Para a cobertura
  • chocolate granulado
Prepare o brigadeiro escuro: misture os ingredientes e cozinhe até desprender do fundo da panela. Deixe esfriar.
Prepare o brigadeiro branco: derreta o chocolate branco em banho maria. Aqueça o leite condensado e a manteiga e junte o chocolate derretido. Deixe cozinhar até despregar do fundo da panela. Deixe esfriar.

Coloque o brigadeiro escuro em um saco de confeitar e faça um corte na ponta. Coloque uma porção do brigadeiro no fundo dos copinhos de vidro. Repita a mesma operação com o brigadeiro branco, colocando-o por cima do brigadeiro escuro. Finalize com o granulado.


O resultado ficou acima das expectativas, tanto na "estética" quanto no sabor!!! Realmente, o chocolate amargo reduziu o excesso de açúcar do chocolate branco! Não sobrou nenhum, nem para contar história!! 

Só meu sobrinho de 6 anos, o Lulipe, não gostou muito... Pediu para tirar o granulado... Depois pediu para tirar o chocolate branco... E só comeu o brigadeiro escuro!! Está certo, Lulipe! Para alguns, tradição é tradição, e nada de inventar!! rs

Duo de Brigadeiros by Desafios Gastronômicos