segunda-feira, 16 de maio de 2011

DESAFIO: Preparar um lanche bem charmoso no domingo à tarde!

Neste domingo, preparei um cardápio diferente! Substitui o café da manhã e o almoço por um "brunch" e o jantar por um lanche no final da tarde! Mas eu queria um lanche especial, com receitas "tradicionais" e algumas "inovações"!!

Primeiro, montei o cardápio, para agradar às kids (Erik, Ian e Marina), meu maior incentivador Alê e minha querida amiga Anadelli, que viria nos visitar!
Comecei, no sábado, a preparar a Torta de Frutas Vermelhas. Para prepará-la, iria "juntar" uma massa de torta, um recheio de Creme Confeiteiro e frutas vermelhas... Nunca havia feito assim, mas parecia bem difícil dar errado!

Preparei a massa, deixando-a descansar por 2 horas na geladeira. Fiz o creme confeiteiro e reservei na geladeira.



Assei a massa e deixei esfriar... A montagem eu faria só no dia seguinte... Quer a receita completa desta torta deliciosa? Clique aqui!

Ainda no sábado, preparei o Bolo Polonês, uma receita que faço desde os meus doze anos... Acho que foi o primeiro bolo que eu fiz!! É um bolo simples, com uma forma de preparo diferente... Primeiro as claras em neve, depois as gemas, depois o açúcar, depois a farinha e o fermento e, por último, o leite quente com a manteiga derretida! E a cobertura é de côco ralado com leite e açúcar... Colocada com o bolo ainda quente, para ficar bem úmido! Ficou com água na boca?? Clique aqui e mãos à obra!


Doces devidamente encaminhados, no domingo me dediquei aos salgados. A Esfiha era uma nova receita, de uma confeiteira que conheci no Twitter, a Dirlene Daddio! Primeiro, preparei a massa (com fermento biológico) e formei 30 bolinhas que deixei descansar por 2 horas... Enquanto isso, fiz o recheio, com carne moída, muita cebola, suco de limão, tomate picadinho, vinagre e sal. Este recheio também precisa descansar para "tomar gosto"!




Duas horas antes do "evento", preparei o Croque Monsieur... Fiz o molho bechamel, fatiei o pão de brioche e montei os sanduíches... Uma fatia de pão, molho bechamel, queijo ementhal ralado, uma fatia de presunto royale, outra fatia de pão, molho bechamel e para finalizar, mais queijo ementhal! Clique aqui para a receita completa!


Por último, montei as esfihas... Abri cada bolinha formando um círculo e recheei com 1 colher de sopa da carne... Fechei algumas em formato triangular, deixei outras abertas...


O forno estava pequeno para tanta coisa!! rs... Assei uma fornada de esfihas e, enquanto esfriavam um pouco, coloquei o Croque para gratinar! Para o passo a passo desta receita francesa incrível, clique aqui!


Veja o resultado das esfihas, depois de assadas! E clique aqui para a receita com passo a passo!


E as sobremesas, devidamente "arrumadas" para receber os convidados!

A Torta de Frutas Vermelhas:


E o Bolo Polonês, cortadinho!


É isso aí! Deu um pouquinho de trabalho, mas valeu muito à pena!! O lanche estava delicioso e todo mundo aprovou as receitas novas!!

DESAFIO: Fazer tartelettes de frutas vermelhas, lindinhas como as da Pâtisserie Douce France!

Tartelettes de Frutas Vermelhas (da Bia!!)
Eu simplesmente adoro ir tomar café na Douce France (doceria francesa na Alameda Jaú, nos Jardins e no Shopping Morumbi) e ficar apreciando os lindos docinhos da vitrine!! Muitas vezes, além de apreciar com os olhos, eu também aprecio com a boca!! kkkk

Inspirei-me na vitrine do Douce France para montar estas tartelettes de frutas vermelhas. A base da torta é a mesma da Torta Frangipane, uma massa à base de manteiga e farinha, bem delicada e crocante. O recheio é de Créme Patisser (ou Creme Confeiteiro), feito à base de ovos, leite, amido de milho e baunilha. E por cima de tudo, frutas vermelhas (infelizmente não encontrei os adorados blueberries... comprei morangos e amoras congelados mesmo...).

Tartelettes de Frutas Vermelhas (12 porções)

Massa
  • 150 gr de farinha de trigo
  • 75 gr de manteiga
  • 40 gr de leite
  • 20 gr de ovo
  • 15 gr de açúcar
  • 1 gr de sal
Recheio de Creme Confeiteiro
  • 400 ml de leite
  • 100 gr de açúcar (em duas partes de 50 gr cada)
  • 32 gr de amido de milho (Maizena)
  • 80 gr de gema (aprox. 4 gemas)
  • 20 gr de manteiga
  • 20 gotas de essência de baunilha
Para decorar
  • 400 gr de Frutas Vermelhas frescas ou congeladas
Comece preparando a massa. Misture a manteiga cortada em cubinhos e a farinha de trigo com as pontas dos dedos, até formar uma farofa. Junte o açúcar, o sal e os ovos, misturando rapidamente com as mãos. Coloque o leite aos pouquinhos, até formar uma bola que se desgruda das mãos (não use todo o leite se não for necessário, pois a massa pode ficar grudenta...). Embale e coloque na geladeira por 2 horas.

Enquando a massa "descansa", prepare o Creme Confeiteiro. Aqueça o leite com 50 gramas de açúcar e a baunilha, até o ponto antes de ferver. Em um bowl, misture com um fuet as gemas, o restante do açúcar e, por último, a maizena. Vá adicionando lentamente o leite quente a esta mistura, continuando a mexer. Volte ao fogo baixo e continue mexendo até engrossar. Não se assuste: quando começa a engrossar, parece que vai empelotar tudo... rs... continue mexendo que a mistura ficará homogênea!
Reserve o Creme Confeiteiro na geladeira

Monte as forminhas com a massa, distribuindo-a de forma bem homogênea, de dentro para fora. Corte as "rebarbas" com as costas de uma faca grande. Faça furinhos com um garfo e leve ao forno médio (180 graus) por uns 15 a 20 minutos, até começar a dourar. Retire do forno, deixe esfriar e recheie com o creme confeiteiro.

Uma hora antes de servir a torta, descongele as frutas, deixando escorrer bem o líquido (se não fizer isso, sua torta vai ficar toda manchada... aprendi errando... rs)


Na hora de servir, decore a torta com as frutas vermelhas! Se quiser fazer uma versão "grande" da torta, também fica bem legal:

Torta de Frutas Vermelhas

DESAFIO: Testar a receita das Esfihas da Mamãe da Dirlene Daddio!

Estava eu twittando outro dia, enquanto preparava umas empanadas chilenas, quando recebi uma mensagem da Dirlene Daddio (@ddaddio), dizendo que ela estava preparando esfihas de carne!

Fiquei toda animada, porque, a família toda gosta muito de esfiha, mas faltava uma receita legal para tentar fazê-las em casa! E eu, na maior "cara de pau", pedi a receita!!

Gentilmente (e no mesmo dia), a Dirlene "postou" a receita no seu site Deli Ark Cake Creations! Que legal! Tudo pronto para mais um desafio!

No domingo, uma amiga querida viria tomar lanche conosco e seria uma ótima oportunidade de experimentar a receita! Mas, cuidado!! Só teste receitas novas quando o convidado é "de casa"! Afinal, se algo der errado, não haverá stress, só boas risadas (e o telefonema para o Disk Pizza!! kkkk). A boa notícia é que a receita é ótima e as esfihas ficaram deliciosas!

A receita é um pouco trabalhosa, porque a massa e o recheio precisam ser preparados com, no mínimo, 2 horas de antecedência... Depois, cada bolinha de massa deve ser amassada com um rolo, recheada e fechada (esta receita também serve para esfihas abertas, mas achei as fechadas mais "suculentas"!). Em seguida, leva-se ao forno até ficar douradinha! Também é bom deixar esfriar um pouco antes de servir, para os seus convidados não queimarem a língua!! Depois, é só esperar os elogios!! rs

ESFIHAS DA MAMÃE DA DIRLENE

Para a massa:
  • 200 ml de água morna
  • 100 ml de leite morno
  • 1 tablete de fermento fresco (15 gramas) ou 4 gramas do fermento biológico seco
  • 1 colher de sopa de óleo
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa rasa de sal
  • 500 a 600 gr de farinha de trigo
Misture todos os ingredientes (menos a farinha). Peneire a farinha (usei a Dona Benta e estava CHEIA de carocinhos... um horror!) e vá juntando e sovando bem até desgrudar da mão.

Faça bolinhas de cerca de 30 gramas (fui pesando na balança digital... rs). Dá cerca de 30 bolinhas.


Cubra com um pano de prato limpo e deixe crescer em local protegido (eu coloquei dentro do forno... desligado, é claro! rs)

Enquanto as "bolinhas de massa" crescem (por, no mínimo, 2 horas), prepare o recheio, que também precisa "descansar" por duas horas!

Para o recheio:
  • 250 gr de carne moída
  • 200 gr de cebola picada
  • suco de 1 limão grande
  • 1 tomate picado, sem pele e sem semente
  • sal a gosto 
  • vinagre a gosto
Misture todos os ingredientes e deixe descansando na geladeira por 2 horas (a carne vai praticamente cozinhar com o suco de limão, o vinagre e a cebola).


Quando as bolinhas de massa tiverem dobrado de tamanho,




retire o recheio da geladeira, coe para retirar todo o líquido e comece a montar as esfihas: com um rolo, abra cada bolinha formando um círculo de cerca de 10 cm de diâmetro. Para fazer esfihas fechadas, coloque uma colher de sopa de recheio no centro da massa, passe o dedo umedecido em água em toda a borda e feche formando um triângulo. Para fazer esfihas abertas, coloque o recheio (a mesma colher de sopa) espalhado por toda a massa, deixando uma pequena borda de massa.



Leve ao forno pré aquecido por 15 a 20 minutos, até a massa ficar bem dourada. Cuidado porque a esfiha aberta assa mais rápido e a massa pode ficar seca e crocante demais! Uma vez assadas, deixe as esfihas esfriarem um pouco antes de servir. Se for servir no dia seguinte, é só dar uma esquentadinha no forno e elas ficarão ótimas de novo!

Obrigada, Dirlene, por compartilhar esta receita do livro de receitas de sua mãe conosco!!!

Esfihas da Mamãe da Dirlene