terça-feira, 20 de novembro de 2012

DESAFIO: Fazer pão caseiro no Black Swan!

Finados em Paraty, a bordo do Black Swan! Como já é tradição, foram 3 dias (deliciosos) de chuvisco e céu nublado! A boa notícia é que este é o clima ideal para fazer receitas de forno no barco, pois, no calor, fica meio desconfortável... rs

Senti um pouco de falta da minha batedeira Kitchen Aid, pois tive que sovar a massa nas mãos! Que exercício para os braços!! Mas o resultado compensa todo o esforço, principalmente quando o pão está assando no forno e aquele aroma se espalha por todo o ambiente! Ou quando se come o pão ainda quente, com um pouco de manteiga derretendo...

A primeira receita, de Pão de Cerveja, foi inspirada em uma receita do Jamie Oliver... Basta substituir a água morna por cerveja!! O pão fica muito saboroso, com uma casquinha crocante! E rende bastante, dois pães médios! Um deles foi totalmente devorado na mesma hora, ainda quente, com manteiga! Um delírio! E o segundo foi deliciosamente degustado no café da manhã do dia seguinte, após ser levemente aquecido no forno! Hummm!!

Pão de Cerveja

  • 350 gr de farinha de trigo
  • 150 gr de semolina de grano duro
  • 1 colher de sopa de fermento seco biológico (Fermix)
  • 300ml de cerveja (1 latinha)
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 colher de chá de sal
Aqueça a cerveja até que fique morna. Dissolva o mel e o fermento e reserve.
Coloque a farinha, a semolina e o sal em uma superfície horizontal e faça um buraco no meio. Despeje metade do líquido no centro das farinhas e vá misturando com as mãos. Vá juntando o restante do líquido e vá sovando a massa por 10 minutos, até ficar uma bola bem lisa, que não gruda na mão. Coloque a bola em um travessa, faça alguns talhos com a faca para ajudar a crescer, cubra com um pano de prato limpo e coloque dentro do forno desligado por 1 hora. A massa irá crescer e dobrar de volume. Volte a sovar a massa, faça 2 pães no formato que quiser. Deixe crescer por mais 45 minutos. Aqueça o forno a 190 graus e leve os pães para assar por 30 minutos, até começarem a dourar na superfície.


Fiquei muito satisfeita com o resultado de fazer pão a bordo! E, quando fomos convidados para um Happy Hour no nosso querido vizinho, Maremio, não tive dúvidas: decidi fazer outro pão, também delicioso, a Ciabatta! A receita também rendeu dois pães, que foram servidos aos convidados assim que saíram do forno! Como acompanhamento, deliciosos queijos e pastas, tudo regado a muito vinho e champagne! Vida dura, vocês não acham?

Ciabatta


  • 500 gr de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento seco biológico
  • 300 ml de água morna
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 colher de chá de sal
  • 3 colheres de sopa de azeite

Aqueça a água até que fique morna. Dissolva o mel e o fermento e reserve.
Coloque a farinha e o sal em uma superfície horizontal e faça um buraco no meio. Despeje metade do líquido no centro das farinhas e vá misturando com as mãos. Vá juntando o restante do líquido e vá sovando a massa por 10 minutos, até ficar uma bola bem lisa, que não gruda na mão. Coloque a bola em um travessa, faça alguns talhos com a faca para ajudar a crescer, cubra com um pano de prato limpo e coloque dentro do forno desligado por 1 hora. A massa irá crescer e dobrar de volume. Volte a sovar a massa, faça 2 pães no formato que quiser. Deixe crescer por mais 45 minutos. Aqueça o forno a 190 graus e leve os pães para assar por 30 minutos, até começarem a dourar na superfície.

E, tudo isso, apreciando a linda vista da baía de Paraty! Bon Appetit!!