domingo, 8 de novembro de 2015

DESAFIO: Dagôvos!

Dagôvos
"Eu voltei, agora prá ficar... porque aqui... aqui é meu lugar!! rs Parafraseando Roberto Carlos, depois de exatos 12 meses, hoje decidi retomar os Desafios Gastronômicos!!

Muita coisa aconteceu neste um ano... O trabalho profissional continua a todo vapor, a casa foi totalmente reformada e agora tenho uma cozinha novinha em folha, prontinha para novos desafios! Mas o tempo para o blog ainda é bem restrito... Não sei se vou conseguir fazer aquelas super produções, fotos de ingredientes, passo a passo das receitas... Até porque estou em uma fase de vida que preciso de receitas práticas, mas sem perder o charme!

E para comemorar este retorno e esta nova abordagem, uma receita incrível, que aprendi com um amigo querido, o Dagoberto (ou como todos os conhecem, Dagô!!). Ele já apareceu aqui no blog antes, com a receita de Pão de Água do Mar!

Desta vez, a receita é ideal para o café da manhã: um mini pão italiano, recheado com parmesão, tomates cereja, pedacinhos de bacon e um ovo com gema mole! Para quem não gosta de gema mole (há sempre o risco da salmonela, vocês sabem...), é só deixar uns 10 minutos a mais no forno! E, para homenagear quem me ensinou a receita, batizamos de "Dagôvos"!

É uma forma super original de servir ovos no cafê da manhã. O maior desafio é encontrar o mini pão italiano (tive que rodar umas 4 padarias, e acabei encontrando na Gêmel, na unidade de Santo Amaro). Não é difícil de preparar, mas exige um certo cuidado na montagem, para que fique perfeito e lindo!

Dagôvos (4 unidades)


  • 4 mini pães italianos
  • queijo parmesão ralado a gosto
  • tomatinhos cereja cortados ao meio a gosto
  • pedacinhos de bacon frito a gosto
  • 4 ovos pequenos
  • sal a gosto
Aqueça o forno a 180 graus. Com muito cuidado, corte a tampa dos pãezinhos e cave bem (sem deixar furar!). Reserve as tampas (pois irão para o forno também e serão servidas para acompanhar os ovos).

Em cada pão, coloque um pouco de queijo parmesão, tomatinhos cereja e pedacinhos de bacon. Com os dedos, pressione tudo para dar espaço para o ovo. Quebre o ovo em um potinho a parte e, com muito cuidado, despeje o ovo dentro do pãozinho (rezando para a gema não quebrar...rs). Tempere com sal.


Leve os pãezinhos ao forno por 20 a 25 minutos, até a clara estar bem branca (sem partes transparentes). Quando faltar uns 5 minutos, coloque as tampinhas de pão reservadas (eu deixei as tampinhas desde o início e ficaram torradas demais).




Uma receita prática e charmosa, como a vida deve ser!! Bon Appetit e Boa semana!!