segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

DESAFIO: Criar um Bolo Naked para um Chá de Cozinha!

Bolo Naked de Frutas Vermelhas
Quando minha amiga Nara me pediu ajuda para organizar o Chá de Cozinha de uma amiga nossa, logo pensei em me oferecer para fazer o bolo... Depois, quase me arrependi, porque a responsabilidade era muito grande! Tá certo que Chá de Cozinha não é casamento, rs, mas a Nara estava caprichando tanto nos detalhes que meu bolo não podia decepcionar... (clique aqui para ver a "cobertura" completa deste lindo evento, com todos os seus detalhes!)

Três questões me preocupavam em relação ao bolo: o tamanho (um bolo para 30 pessoas), o formato/decoração e o transporte até o local...

Nara e eu conversamos bastante e decidimos fazer um bolo redondo em 3 andares, com massa de chocolate e recheio de chantilly (duas vezes a receita de um bolo decorado para 15 pessoas). A decoração, para ficar "chic" e não exigir grandes técnicas (pasta americana realmente não é o meu forte... rs) seria "naked", ou seja, massa e recheio aparentes, somente decorados externamente com frutas vermelhas e finalizado com açúcar confeiteiro. E, finalmente, a solução do transporte: preparei os três bolos e, já recheados com chantilly, levei-os em sacolas térmicas até o local do Chá de Cozinha... Lá, montei os três andares e decorei com as frutas! Deu super certo! E fez o maior sucesso! Ficou lindo na mesa toda cor de rosa!! Desafio Gastronômico do tipo "avançado" cumpridíssimo!! rs


Bolo Naked de Chocolate e Frutas Vermelhas

(1 bolo de 3 andares - para 30 pessoas)

Para a massa
  • 200 gr de margarina
  • 4 xícaras de açúcar
  • 6 gemas
  • 6 claras em neve
  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 8 colheres de sopa de cacau em pó
  • 2 xícaras de leite
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 2 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 colher de café de sal
  • manteiga para untar
Para o recheio e cobertura
  • 1500 ml de creme de leite fresco
  • 3 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
  • essência de baunilha a gosto
  • calda de cerejas ao marrasquino e/ou licor de cerejas ou morango para umedecer a massa (cerca de 36 colheres de sopa)
  • 1 pacote de cerejas frescas
  • 2 caixas de morangos
  • 1 caixa de blueberries frescos (mirtilos)
  • 1 caixa de framboesas frescas
  • 1 caixa de amoras frescas
  • açúcar impalpável para decorar
  • 1 forma redonda grande
  • 1 forma redonda média
  • 1 forma redonda pequena
  • papel manteiga para forrar o fundo
Prepare a massa: Aqueça o forno a 180 graus. Unte as 3 formas com manteiga e forre o fundo com papel manteiga. Bata as claras em neve e reserve. Bata a margarina e o açúcar, até virar um creme, junte as gemas, a essência de baunilha e bata até incorporar. Peneire a farinha, o fermento, o cacau em pó e o sal. Vá alternando as farinhas com o leite dentro da massa. Por último, misture delicadamente com uma espátula as claras em neve. Divida a massa nas três formas e leve para assar por 45 minutos, ou até ficar assado (cuidado para não abrir o forno durante o cozimento, pois o bolo pode murchar no centro, se ainda não estiver totalmente assado). Retire do forno, deixe esfriar e desenforme. Se possível, deixe na geladeira antes de cortar e rechear com chantilly.

Prepare o chantilly: Deixe o creme de leite 30 minutos no freezer. Utilizando uma batedeira, bata o creme de leite em velocidade alta, misturado ao açúcar confeiteiro e essência de baunilha. Quando estiver bem espesso, desligue e reserve na geladeira.

Corte o bolo maior na metade. Coloque 8 colheres de sopa da calda na metade inferior e cubra com chantilly. Cubra com a outra metade, faça furos com o garfo e jogue mais 8 colheres de sopa da calda. Corte o bolo intermediário ao meio. Coloque a metade inferior sobre o bolo maior e jogue 6 colheres de sopa de calda sobre a massa. Cubra com chantilly e, em seguida, com a outra metade da massa. Faça furos com o garfo e, com cuidado, coloque mais 6 colheres de calda sobre a massa. Repita o mesmo processo com o bolo menor (4 colheres de sopa de calda em cada metade da massa). 

Lave bem as frutas (não retire os cabinhos dos morangos e das cerejas). Comece a decorar com as frutas maiores (morangos e cerejas), depois com as framboesas e amoras e, por último, os blueberries. Para finalizar, polvilhe açúcar impalpável por todo o bolo. Deixe na geladeira até a hora de servir!






DESAFIO: Ajudar a preparar um Chá de Cozinha muito especial


Chá de Cozinha da Tainá!
Não basta ser madrinha de casamento, tem que participar!! Com este lema na cabeça, minha amiga Nara decidiu preparar o Chá de Cozinha da Tainá! E eu, como "melhor-amiga-blogueira-que-adora-cozinhar-e-fazer-eventos-em-casa", fui devidamente recrutada para ajudar!! Foram horas de mensagens no facebook discutindo cada detalhe... E detalhes que eu nem imaginava existirem em um Chá de Cozinha! Minha amiga virou uma expert neste assunto! E eu, por tabela, acabei desenvolvendo um check-list para os leitores do blog para prepararem um Chá de Cozinha Perfeito! Vamos lá!!

1. Defina com a noiva a lista de convidadas (no nosso caso, eram 30!).

2. Escolha um local que acomode bem os convidados (com mesas, cadeiras, sofás), as mesas de doces, salgados, lembrancinhas. Pode ser em casa, mas um salão de festas costuma ter mais estrutura (o nosso Chá foi no salão de festas da noiva). Fotografe o local caso você não tenha acesso constante a ele (assim poderá tirar dúvidas sem se deslocar até lá - Minha amiga Nara fez isso e usou muito as fotos nas nossas "discussões").


3. Faça a lista de presentes (antigamente este passo não era necessário mas, atualmente, os casamentos viraram eventos tão "mega-organizados", que já há lojas especializadas em listas de chá de cozinha). Mas deixe as convidadas à vontade... A lista de presentes é só para facilitar, não para "amarrar"...

4. Defina o tema da decoração (cores, enfeites, detalhes): Esta é a parte mais crítica de todo o planejamento e que toma mais tempo das "organizadoras". No caso da nossa noiva, ela queria tudo "rosa", o que foi um bom ponto de partida para a decoração: balões com gás hélio em vários tons de rosa para preencher o teto, "louça de chá" feita de tecido em tons de rosa, bandejas de madeira branca estilo provençal, toalha rosa, balões decorando as mesas do salão:





5. Confeccione os convites já dentro do "tema" e envie-os com, no mínimo, 30 dias de antecedência (como o nosso evento caia bem no meio das férias de janeiro, esta antecedência foi fundamental para garantir "quorum"!)

6. Defina o cardápio de salgados, pensando no horário, no clima e na praticidade (se vai precisar ser servido, se cada convidada pode se servir...). Nosso evento foi às 15h, em um sábado de verão. Optamos por uma entradinha servida em copinhos: Salada de Couscous Marroquino (receita do blog, clique aqui para ver):


Cinco tipos de mini-sanduíches (embalados um a um com papel celofane, para facilitar o manuseio e a conservação - preparados no dia do evento, pela manhã, com a ajuda da mãe da noiva e da mãe da madrinha), nos seguintes sabores:
  • Pão Delícia, queijo, presunto e requeijão
  • Pão ciabatta, carpaccio, molho de alcaparras e mostarda, parmesão
  • Pão Francês integral, pasta de cottage com tomates secos, mussarela de búfala, azeitonas pretas e rúcula
  • Pão de Leite com Rosbife, cream cheese e batata palha

  • Croissant com Queijo estepe, peito de peru e geleia de framboesas


obs. Calculamos 50 mini-sanduíches de cada tipo, mas foi um exagero! 30 de cada tipo teria sido suficiente!). Não esqueça também de preparar "tags" com os sabores para identificar melhor cada tipo!!

7. Defina a mesa de doces, que é uma peça de decoração importante! No nosso caso, preenchemos a mesa com bandejas brancas recheadas de brigadeiros de colher (clique aqui para ver a receita), feitos pela mãe da madrinha, Cupcakes de baunilha e chocolate, recheados com beijinho, brigadeiro e doce de leite, e cobertos com Chantilly (branco, rosa e chocolate), decorados com confeitos e cerejas! Além dos palitinhos decorados com temas de Chá de Cozinha, que ficaram lindos demais!! Para ver várias sugestões de receita de Cupcakes, clique aqui). Para completar a decoração, flores de papel espalhadas pela mesa e lindos macarons em versão "mini":





8. Defina e encomende as lembrancinhas: neste quesito, minha amiga foi totalmente exagerada!! Além de lindas xícaras de tecido recheadas de macarons, as convidadas também levaram garrafinhas de água personalizadas e aventais para usar durante o evento! E, para a noiva, um kit "Bride-to-be", com véu e faixa!





9. Encomende o bolo: se tiver uma amiga blogueira que adora fazer bolos, ligue para ela! rs!! Optei por fazer um Naked de Chocolate, recheado com Chantilly e todo decorado com frutas vermelhas (cerejas, amoras, framboesas, morangos, mirtilos...) - clique aqui para ver a receita! Ficou um luxo!! E, para finalizar todo este capricho, a Nara encomendou "quentinhas" personalizadas para que cada convidada levasse um pedaço do bolo para ser saboreado mais tarde!! Fofo demais!




10. Defina as bebidas: com álcool, sem álcool, drinks, refrigerantes... E não esqueça do gelo, ainda mais se estiver quente! No Chá da Tainá, a "estrela" das bebidas foi a cerveja (embora eu tenha preferido o balde com espumante!! rs).


11. Prepare brincadeiras para fazer com a noiva e com as convidadas! Como a nossa noiva não queria muita brincadeira "pesada", a cada presente que ela não descobria o que era, ganhava desenhos feitos com batom e bexigas no alto da cabeça!! As convidadas também registraram suas melhores receitas para que a noivinha conquiste também o estômago do noivo!! E o capricho da Nara foi tanto que ela fez pequenos corações de tecido com nome das amigas solteiras para serem prendidos no vestido, no dia do casamento! Eu nem conhecia esta tradição!






12. Para terminar, contrate um fotógrafo para registrar o evento! Ou sua amiga blogueira que, além de gostar de fazer bolos, também gosta de fotografar!! Depois da festa, prepare um "foto-livro" de presente para a noiva! Ela vai amar!!

Com tanto cuidado e tanto planejamento, a festa foi um sucesso!! E a organizadora e sua ajudante ficaram muito felizes!! Parabéns, amiga!! Você foi impecável! Cada minuto da sua dedicação valeu muito a pena!! (mesmo com esta cara de "acabadas" que estávamos no fim da festa!! rs):


E felicidades para a noiva, do fundo do coração de todas as suas convidadas!!