quinta-feira, 18 de julho de 2019

DESAFIO PORTUGUÊS: Arroz "Malandrinho" de Tomates

Arroz Malandrinho de Tomates
Mais uma receita provada, testada e aprovada após a nossa maravilhosa viagem a Portugal em Junho desse ano! Ficamos apaixonados por essa versão de arroz servido com um saboroso caldo de tomates, bem molhadinho! Nessa receita, quando mais caldo ficar após o cozimento do arroz, melhor! Nada daquele arroz sequinho e soltinho: o Arroz Malandrinho é exatamente o contrário! E porque esse nome? rs... Não encontrei explicação! Talvez seja a "malandragem" de colocar caldo demais e, mesmo assim, a receita ficar maravilhosa!!

O ideal é fazer a receita do Malandrinho com o arroz tipo carolino, que só existe em Portugal! Como o carolino é um tipo de arroz curto, gordinho e com bastante amido, imaginei que o mais parecido que podemos ter aqui no Brasil é a versão do arroz para risoto (arbóreo)... Mas eu testei com o arroz agulhinha mesmo e ficou divino!!

Em Portugal, o Arroz de Tomates é o acompanhamento perfeito para as Pataniscas de Bacalhau, Lulas ou Chocos Fritos, Peixes assados... Na minha opinião, ele é delicioso até para comer sozinho!! E não dispense o coentro de jeito nenhum! Ele harmoniza perfeitamente com a leve acidez dos tomates e perfuma todo o prato!! Existe também uma versão de Arroz de Feijões que é deliciosa e que logo logo vou testar e postar aqui!

Arroz Malandrinho de Tomates

4 porções


  • 1 cebola picada
  • 1 dente de alho picado
  • azeite para refogar
  • 1,5 xícaras de arroz (de preferência arbório)
  • 4 tomates italianos bem maduros picados (sem pele e sem sementes)
  • 1/2 pimentão vermelho picado
  • 5 xícaras de caldo de sua preferência (legumes, carne, peixe...) - quente
  • sal e pimenta do reino
  • coentro picado para finalizar

Em uma panela de fundo grosso, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Junte os tomates e o pimentão, mexa bem e deixe cozinhar por 10 a 15 minutos com a panela tampada. Quando os tomates estiverem bem desmanchados, junte o arroz (lavado, se necessário) e misture bem. Acrescente o caldo quente, acerte o sal e a pimenta do reino. Tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 12 minutos. Após este tempo, verifique se o arroz está cozido (não deve ficar cozido demais). Se estiver, desligue o fogo e deixe descansar uns 10 minutos. Na hora de servir, salpique o coentro picado e sirva bem quente.

#dica: Para quem não sabe tirar a pele dos tomates, segue a receita: Ferva uma panela com água. Desligue o fogo e coloque os tomates inteiros. Tampe e marque 5 minutos. Coe a água quente e você já vai ver a pele soltando. É só puxar com os dedos. Corte no meio, esprema para retirar as sementes e pique a polpa.

Bom Apetite! (em português de Portugal)

DESAFIO PORTUGUÊS: Bacalhau à Brás

Bacalhau a Brás
Continuando os Desafios Portugueses, inspirados nos pratos da terrinha, que visitei no mês de junho, hoje vamos preparar um dos pratos mais icônicos e típicos (encontrado em praticamente todos os restaurantes que visitamos), o Bacalhau à Brás!

É um prato simples, de preparo rápido (se você desconsiderar o tempo de dessalgar o bacalhau, que pode demorar de 24 a 36 horas - por isso, opte pela versão já dessalgada, disponível em alguns supermercados) e que é servido como um prato único (sem acompanhamentos)! Realmente, é uma refeição completa porque, além do bacalhau, leva batata palha e ovos mexidos!

Também é uma opção normalmente mais barata nos restaurantes portugueses, se comparado com outros pratos de bacalhau feitos com o lombo inteiro. Como vantagem do bacalhau desfiado, há pouca chance de você encontrar espinhas (o que acontece com certeza no lombo, que, para ficar inteiro, acaba trazendo as espinhas no meio da carne...).

Para quem não come peixe (como o meu marido), há uma ótima variação deste prato, feito com outro ingrediente tradicionalíssimo português: a Alheira, uma linguiça defumada a base de pão e carnes variadas! Para ver esta variação da receita (Alheira a Brás), clique aqui!

Bacalhau à Brás 

(4 pessoas)


  • 500 gr de bacalhau já dessalgado
  • azeite a gosto
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 cebolas cortadas na metade e depois em fatias finas
  • 1 pacote de batata palha (140 gr)
  • 3 ovos batidos
  • 1 punhado de azeitonas portuguesas
  • sal e pimenta a gosto
  • salsinha a gosto para finalizar

Coloque o Bacalhau já dessalgado em uma panela grande com água e afervente por alguns minutos. Retire as peças de bacalhau, deixe esfriar um pouco e desfie em pedaços médios, desprezando as espinhas e as peles. Reserve.

Aqueça uma panela grande (tipo wok, de preferência de ferro) com bastante azeite. Refogue o alho e a cebola. Junte os pedaços de bacalhau e refogue por 1 minuto. Acrescente a batata palha, misture bem e, no fogo baixo, coloque os ovos e as azeitonas. Misture tudo, sem deixar os ovos cozinharem demais (o bacalhau deve ficar cremoso). Desligue o fogo e salpique a salsinha. Sirva na própria panela, imediatamente! Se ressecar um pouco, capriche no azeite!

Bom apetite! (em português de Portugal!)

DESAFIO PORTUGUÊS: Creme de Tomates com Ovo Escalfado (Pochê)

Creme de Tomates com Ovos Escalfados (pochê)
Junho foi um mês muito especial! Para comemorar nosso aniversário (meu marido e eu somos do mesmo dia em junho), passamos uma temporada incrível em Portugal, conhecendo várias cidades e regiões (Alentejo, Douro, Região de Lisboa/Cascais, Coimbra...) Portugal é lindo, acolhedor, acessível e, principalmente, um excelente lugar para comer e beber! A partir de agora, publicarei uma série de receitas provadas, aprendidas e testadas da Culinária Portuguesa! Foram tantas refeições maravilhosas, regadas a bons (e baratos) vinhos nacionais! Como bisneta de portugueses (pelo lado da minha mãe), cresci conhecendo essa culinária tão simples e tão acolhedora, com pratos bem servidos, mergulhados em azeite extra virgem e com muitos frutos do mar, principalmente nas regiões próximas à costa! O hábito de iniciar as refeições com uma deliciosa sopa,  que sempre tivemos em casa, principalmente ao jantar, está presente em nos restaurantes mais simples e também nos mais sofisticados! Foi o caso da Sopa ou Creme de Tomates, que apareceu no cardápio de vários restaurantes e foi provado várias vezes: em um restaurante super requintado (o Belcanto - do chef José Avilez - em uma versão inovadora e molecular, com gel e espuma de tomates), no excelente restaurante da Quinta da Pacheca (nesta versão, com ovo escalfado) e em um restaurante muito aconchegante, dentro de uma antiga fábrica de cerâmica em Coimbra - Refeitro da Baixa, que serviu um creme mais espesso, muito temperado e incrementado com outros legumes além de tomates, servido com ovo escalfado e croutons! Esta última versão foi a minha preferida e a inspiração para essa receita: Tomates e legumes (cenoura, batatas, salsão) cozidos e depois processados para formar um creme espesso e bem temperado, servido com ovo escalfado (aqui chamamos de pochê - cozido em água fervente, com a gema bem mole) e croutons (pedacinhos de pão crocantes)!

Versão de Sopa de tomate do Belcanto (com gel e espuma de tomates)

Versão de Creme de tomates (menos espesso) com ovo escalfado da Quinta da Pacheca

Creme de Tomates do Restaurante Refeitro da Baixa (Coimbra) - a referência para a nossa receita!
Antes de irmos para a receita, algumas observações interessantes sobre o "ovo escalfado": testei várias formas de preparo (colocando o ovo em uma concha e mergulhando a concha na água fervente; embrulhando o ovo cru em um filme plástico e mergulhando o "pacotinho" na água fervendo), mas a forma tradicional (explicada abaixo) foi a que deu mais certo (e é bem divertido fazer o rodamoinho na água fervendo e ver o ovo girando lá dentro! rs).

Esta receita pode ser servida como uma entrada leve (sem o ovo, só com croutons) ou como prato principal (bom para um jantar em um dia frio - neste caso, reforce com umas torradas no lugar do crouton)!

Creme de Tomates com Ovos Escalfados (Pochê)

4 porções

  • 1 cebola grande picada
  • 2 dentes de alho picados
  • azeite para refogar
  • 6 tomates picados sem sementes
  • 1 batata grande picada
  • 1 cenoura grande picada
  • 1 talo de salsão picado
  • folha de louro
  • ramo de salsinha
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 4 ovos inteiros
  • uma colher de chá de vinagre branco
  • croutons (pão amanhecido cortado em cubinhos, tostados em frigideira na manteiga)
  • salsinha para salpicar (opcional)
Prepare os croutons e reserve. Refogue, em uma panela grande, a cebola e o alho. Junte a batata, a cenoura, o salsão e os tomates. Acrescente água fervendo até cobrir os legumes, tempere com sal, pimenta, louro e o ramo de salsinha. Deixe cozinhar por 30 minutos. Deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador até ficar bem homogênea (retire antes a folha de louro e o ramo de salsinha). Reserve aquecido.

Para preparar os ovos pochê:  Aqueça água em uma panela grande e funda (preencha 2/3 da panela com a água) e acrescente o vinagre. Quando ferver, abaixe o fogo. Quebre um ovo em um bowl separado. Com uma colher grande, mexa a água em círculos até formar um "rodamoinho". Coloque o ovo no centro do rodamoinho e deixe cozinhar por 2 a 3 minutos (até a clara ficar branca e a gema ainda mole). Pesque com muito cuidado o ovo com uma escumadeira e coloque cada ovo sobre o prato de sopa individual (já com o creme de tomates). Tempere o ovo com um pouco de sal e pimenta, salpique os croutons e a salsinha (opcional) e sirva imediatamente (é importante que a sopa esteja bem quente, para continuar cozinhando o ovo).

E Bom Apetite! (em português de Portugal)

Minha versão de Creme de Tomates com Ovo Escalfado, servido como prato principal no jantar
Outra versão, como entrada de um Jantar Português, sem ovo e com croutons colocados na hora de servir!