quarta-feira, 2 de outubro de 2013

TÉCNICA: Como fazer Molho Béchamel (Molho Branco)

Molho Béchamel (ou Molho Branco) parece uma receita simples mas, quando não é bem feito, fica com gosto de farinha, ou empelotado, ou grosso demais, ou ralo demais...

A receita apresentada aqui é tradicional francesa, do Livro "Técnicas do Cordon Bleu" e fica excelente! A textura é média, ou seja, nem grossa demais, nem fina demais... Se quiser fazer uma versão mais fina, coloque metade da manteiga e metade da farinha de trigo. Siga o passo a passo (é necessário ter uma balança digital para pesar os ingredientes) e você fará um Molho Béchamel perfeito!!

Os Ingredientes:


O Modo de Preparo:

Coloque 600 ml de leite para aquecer. Junte 1 cebola cortada em rodelas finas, 2 folhas de louro, grãos de pimenta, sal e noz moscada a gosto e deixe ferver. Desligue e deixe descansar por 10 minutos.


Aqueça uma panela de fundo grosso e derreta 44 gr de manteiga.


Junte 44 gr de farinha de trigo e misture bem, até ficar uma massa homogênea. Deixe fritar por 1 minuto (este é o processo para que o molho não fique com gosto de farinha).


Peneire o leite e junte-o na panela com a manteiga e a farinha de uma só vez. Mexa com uma colher de pau ou um fuê até engrossar. Deixe ferver um pouco e desligue.


Receitas Relacionadas