sexta-feira, 6 de maio de 2011

DESAFIO: Preparar um Brownie Light para meu maridão!

Brownie Light com Ameixa e Café
Este blog começou há 6 meses e, desde então, a cozinha aqui em casa não pára! No começo, todo mundo achou o máximo, principalmente o Alê! Mas depois de alguns quilinhos a mais ("mea maxima culpa"), ele me pediu que reduzisse um pouco as calorias dos meus quitutes! Acho que este é o maior desafio que alguém já me deu! Principalmente porque eu adoro fazer doces, massas... E tudo leva muita manteiga, muita farinha, muito açúcar... Calorias, calorias, calorias!

Mas, como todo desafio, esta é uma oportunidade de conhecer novas receitas, novas formas de preparo! Vamos lá!!

E hoje, coincidentemente, uma amiga minha, Katharina, me mostrou um livrinho dos Vigilantes do Peso com uma receita de Brownie Light! Só 99 calorias por porção!!

Como isso era possível? Eu já fiz brownie aqui nos Desafios, e é uma receita absurdamente calórica, pois leva muito chocolate meio amargo derretido, além de nozes e açúcar! Calculando grosseiramente, um pedaço de Brownie tradicional tem 460 calorias!! Que "bomba"!!

A receita light leva purê de ameixas pretas (para dar o toque "úmido" do chocolate derretido), cacau em pó e café (para deixar o bolo bem escuro), pouquíssimo açúcar e uma xícara de farinha. O mais calórico na receita era a manteiga, 120 gramas. Obviamente o sabor ficaria bem diferente do Brownie Tradicional, mas quando alguém está de regime e não pode consumir doce, esta opção é uma maravilha!! Vamos à receita que rende 20 pedaços (bem pequenos), de 99 calorias cada:

Brownie Light com Ameixa e Café

Ingredientes
  • 100 gr de ameixas pretas sem caroço
  • 8 colheres de sopa de água
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 40 gr de cacau em pó
  • 1/2 colher de café de fermento em pó
  • 1/2 colher de café de sal
  • 120 gr de manteiga derretida
  • 1/4 xícara de açúcar (75 gr)
  • 1 ovo
  • 2 claras
  • 5 gr de café em pó solúvel, diluído em 1/4 xícara de água
  • 8 gotas de essência de baunilha
Os ingredientes do Brownie Light

Prepare o purê de ameixas, batendo as ameixas e a água no liquidificador, até virar uma pasta. Peneire a farinha, o fermento, o sal e o cacau em uma tigela.
Acenda o forno a 180 graus. Em uma batedeira, misture a manteiga amolecida e o açúcar.


Acrescente o ovo, bata bem, e as claras, batendo mais um pouco. Incorpore o café e o purê de ameixas. Vá acrescentando os ingredientes secos aos poucos, até ficar bem homogêneo.


Coloque a massa em uma assadeira de 20x30, de preferência de teflon, para não precisar untar. Deixe descansar por 10 minutos.




Coloque no forno e asse por 30 minutos aproximadamente.




Retire do forno, deixe esfriar e desenforme em uma tábua, deixando-o virado para cima. Corte-o em 20 pedaços.


A aparência é muito semelhante ao brownie tradicional, talvez um pouco mais "baixo". Mas, assim como o brownie, o brownie light não cresce muito e fica bem escuro por dentro.

O sabor é bem gostoso: café e chocolate combinam muito e a ameixa realmente deixa o bolo úmido e com uns pedacinhos... quase lembrando as nozes! rs

O Alê experimentou e, gentilmente, perguntou... "A receita deu certo??" kkkk
Deu sim, meu amor... É que, infelizmente, a redução de calorias normalmente também acompanha uma redução de sabor... Mas, quando o Brownie é proibido, a versão light cai muito bem!! Bón Appettit!!

Brownie Light  com Ameixa e Café