sábado, 13 de julho de 2013

DESAFIO: Preparar uma Banana Celestial "Express"!

Banana Celestial "Express"
Há locais e momentos que marcam as nossas vidas para sempre... Foi assim com o Gopala, um pequeno restaurante indiano "ovolactovegetariano" próximo à região da Paulista (São Paulo)... Com sua comida bem condimentada e saborosa, pratos do dia bem servidos (em vários pequenos potinhos), suco de frutas e sobremesa sempre caprichada - e tudo isso a um preço honestíssimo - era um local que eu costumava almoçar ao menos uma vez por semana... E foi lá o primeiro almoço com o Alexandre, meu marido... Foi lá que começamos a nos interessar um pelo outro... Eu fiquei apreensiva por ser uma comida exótica, diferente, com condimentos pouco usuais ao nosso paladar... Mas ele adorou a novidade... E me conquistou ainda mais por isso! (pensei... Este homem é perfeito para os meus Desafios Gastronômicos! Passou no teste!! kkkkk). E, para completar a história romântica, terminamos o nosso almoço com a sobremesa perfeita: Banana Celestial! E a tal banana faz realmente jus ao adjetivo pretensioso: é simplesmente divina!! Frita na manteiga clarificada (aquela sem impurezas lácteas), depois é assada com creme de leite e açúcar mascavo!
O restaurante Gopala e a Banana Celestial "original"

Como é muito calórica (as camadas de creme de leite e de açúcar mascavo são beeem generosas...), fiz uma versão mais "light" e mais rapidinha, em porções individuais, direto no forninho elétrico! E não é que ficou "dos Deuses"??? rs... Para quem quiser ver a receita original, clique aqui!

Banana Celestial "Express" (para 2 porções)


  • 4 bananas nanicas cortadas ao meio e cada metade em fatias
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 6 colheres de sopa de creme de leite fresco ou em lata
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo

Aqueça o forno a 180 graus. Derreta a manteiga em uma frigideira de fundo grosso. Coloque as fatias de bananas e frite até ficarem douradas. Acomode as fatias em 2 ramequins (aqueles para Creme Brullée) e, por cima, jogue o creme de leite (metade em cada ramequim). Polvilhe com o açúcar mascavo. Leve para assar por 15 minutos (se preferir, pode usar o forninho elétrico também). Sirva morno (sorvete de creme, morangos frescos e chantilly é opcional!! rs... E Bon Appetit!


A minha versão "express" da Banana Celestial do Restaurante Indiano Gopala