terça-feira, 24 de setembro de 2013

DESAFIO: Preparar um pão integral macio e saboroso, com Alcarávia!

Pão de Trigo e Centeio com Alcarávia
Antes de falar da receita deste pão, muitos de vocês devem estar se perguntando: "Mas que raios é "alcarávia"??? rs

Deparei-me com este ingrediente diferente em uma receita de pão de centeio do Livro Illustrated Baking e tive algum trabalho para conseguir descobrir o que significavam as tais "Caraway Seeds". Pela aparência, pareciam sementes de cominho: escuras, pequenas e alongadas... Fui "cheirar" as sementes de cominho e achei que aquilo não iria dar um sabor muito bom a um pão... As sementes lembravam também erva doce, só que menores e mais escuras... Mas também não era erva doce!

Quando fui olhar meus potinhos de temperos, reparei que havia dois tipos de "erva doce": um maior e outro menor... Ao abrir o pote da semente menor, senti um aroma diferente, que lembrava erva doce, só que mais suave... Aí minha memória despertou! Aquilo era "kümmel", um tempero muito comum na culinária alemã, que minha mãe usava para temperar pratos como o Gulash! Fiz a pesquisa "inversa" e descobri: kümmel em alemão são as "caraway seeds" em inglês! E em português? Realmente não é cominho... É alcarávia!! rs! E como vocês podem ver nas fotos abaixo, estas sementinhas são muito parecidas mesmo!!


Resolvida a questão da alcarávia ou kümmel ou caraway seeds, lá fui eu testar a receita... E não foi um super sucesso... Não gostei do formato (parecia um charuto gigante, para não dizer outra coisa... kkkk)... Demorou muito para crescer, porque centeio tem menos glúten que o trigo, o que deixa a massa menos elástica e mais dura... Embora o Alê tenha adorado e comido tudo (ele é o máximo! rs), este não foi o melhor dos meus pães... Além disso, as sementes de alcarávia (que tem um sabor realmente ótimo), logo começaram a se desgrudar da cobertura do pão...

Mas, como eu não desisto do meus desafios, chegou a hora de testar novamente a combinação "centeio e alcarávia".

A primeira tentativa, que não ficou como eu queria...
Acabei mudando a proporção das farinhas e coloquei farinha de trigo normal (250 gr), farinha de trigo integral (150 gr) e somente 100 gramas da farinha de centeio! Mudei o formato (fiz um lindo pão redondo!), coloquei mais fermento (cresceu muuuuito!) e, para grudar as sementinhas no pão, passei clara de ovo (perfeito!!). E coloquei também um pouco de óleo (para dar mais leveza e crocância à massa!). Agora sim!! Temos um Pão Integral com Centeio e Alcarávia, digno de ser postado nos Desafios!!

Pão Integral de Trigo e Centeio com Alcarávia 

(1 pão grande)
  • 250 gr farinha de trigo
  • 150 gr farinha de trigo integral
  • 100 gr de farinha de centeio
  • 3 colheres de chá de fermento biológico seco (10 gramas)
  • 300 ml de água morna
  • 1 colher de sopa (30 gr) de mel
  • 1 colher de chá de sal
  • 3 colheres de sopa de óleo vegetal
  • 1 colher de sobremesa de alcarávia (ou kümmel)
  • 1 clara para pincelar
  • alcarávia a gosto para decorar
Dissolva o fermento com o mel e metade da água morna. Deixe descansar por alguns minutos. Coloque as farinhas, as sementes e o sal em uma bancada. Faça um buraco no meio e coloque o óleo, o líquido de fermento e comece a misturar. Aos poucos, vá juntando o restante da água até a massa ficar homogênea, e não grudar nas mãos. Sove por 10 minutos, até a massa ficar elástica e uniforme. Coloque em uma tigela funda, cubra com filme plástico e leve para um local protegido (como o forno desligado) e deixe crescer por 1 hora. Sove novamente, modele no formato desejado, faça cortes na superfície e leve novamente para crescer por mais 1 hora (ou até dobrar de volume).

Aqueça o forno a 180 graus. Pincele o pão com a clara de ovo e salpique as sementes por toda a superfície. Leve para assar por 30 a 40 minutos, até ficar dourado por cima e por baixo. Se começar a dourar demais, cubra com papel alumínio.

Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade, para secar embaixo.
Sirva com manteiga e geleia de primeira qualidade!!

E Bón Appetit!




Pão de Trigo e Centeio com Alcarávia, by Desafios Gastronômicos