domingo, 25 de dezembro de 2011

DESAFIO: Reproduzir os Petiscos no Palito da reportagem da Casa e Jardim!


Petiscos no Palito
Esta é mais uma receita inspirada na reportagem sobre a Festa Vintage da Revista Casa e Jardim, com a participação do chef Otávio Felix, do Mais Gourmet. O que mais me chamou a atenção neste prato foi a simplicidade do preparo e a beleza estética do resultado final! No Almoço Vintage que fiz no Natal, esta foi uma atração entre os convidados! As pessoas até acharam que era um arranjo ou um enfeite na mesa, de tão lindo que ficou! Quando descobriram que era "de comer" acharam o máximo!! Minha mãe lembrou que, nos casamentos de suas primas, quando ela era criança, muitas vezes ajudou a montar os espetinhos na metade da melancia! Afinal, antigamente, não havia buffets de casamento, a própria família preparava tudo! Já pensou?? rs

A receita é muito simples, mas exige muito capricho e delicadeza. A foto na reportagem foi o meu "guia", pois não havia "quantidades" ou dicas. Os espetinhos são de três tipos: cereja ao marrasquino com queijo gouda, salsichão e pepino em conserva e presunto e bolinha de melão. A base é uma mini melancia, embrulhada em um filme plástico (para não escorrer nenhum líquido). Você também vai precisar de um prato alto e de espetinhos de plástico transparente (ambos eu encontrei na Chocolândia, um paraíso na terra! rs). A parte mais complicada desta receita foi conseguir um boleador para o melão... Encontrei um bem "mequetrefe", de plástico, na Multicoisas... Comprei por absoluta falta de opção, pois sabia que o ideal era um de aço inox... Além de machucar minha mão (o boleador de plástico tinha o cabo "multifunção" e servia também para fazer "zig zag" no melão... Era como segurar com força uma faca serrilhada... Suuuuper ergonômico... rs), o plástico quase não aguentou a força que se faz para bolear o melão e começou a entortar... Certamente não resiste a outro melão...

É uma sugestão maravilhosa para uma ceia de Reveillon, um baile de Carnaval ou um luau na praia! E é uma diversão montar o prato! Agradecimentos às Marias, minhas "ajudantes" na Festa Vintage e que foram super habilidosas na montagem deste prato!

Petiscos no Palito
  • 400 gr de queijo gouda em cubinhos
  • 300 gr de cerejas ao marrasquino
  • 1 vidro de pepino em conserva Hemmer
  • 4 salsichas (cozidas) tipo frankfurter em rodelas
  • 400 gr de presunto cozido em cubinhos
  • bolinhas de meio melão maduro
  • 1/2 mini melancia
  • filme plástico para embrulhar a melancia
  • palitinhos de plástico.
Corte a melancia ao meio e embrulhe bem com filme plástico. Monte os espetinhos de três tipos e vá espetando na melancia até completar todos os espaços.



Acomode os petiscos em um prato alto e sirva imediatamente!

Ficou igualzinho à foto da Revista, não ficou??

Foto da revista Casa e Jardim


Petiscos no Palito dos "Desafios"

Petiscos no Palito dos "Desafios"
Bón Appetit!

DESAFIO: Decorar a casa para o Natal, com uma inspiração "vintage"!

O Natal é sempre uma época especial... Época de montar a árvore de natal, de decorar toda a casa com enfeites e luzes, de encontrar a família e os amigos para trocar presentes e confraternizar ao redor de uma linda mesa repleta dos pratos tradicionais de natal!

Além da ceia de Natal, aqui em casa, temos uma outra "tradição": um almoço no dia 24, com um grupo de amigos muito queridos, que já se reúne a muitos anos (melhor nem mencionar quantos...rs).

E este ano, planejei um cardápio diferente para este evento tão especial... um Almoço Vintage: comidinhas das festas de "antigamente", repaginadas! E este tema, além de ser um "desafio" para definir o cardápio que surpreendesse e trouxesse boas lembranças ao mesmo tempo, deveria inspirar também a decoração da casa! Passei semanas pensando e planejando... Foi uma delícia!

E este post é sobre a decoração para o Almoço Vintage de Natal (as "comidinhas" e suas receitas serão tema para outro post!) Procurando imagens para um Natal Vintage, encontrei, em um site americano, pequenos tickets antigos de natal para recortar e cortar... Lindos! Utilizei o tema para fazer o Cardápio do evento, para decorar os presentes de natal...








E para completar o astral "vintage", um ventilador de família, que ainda funciona e deu um toque de charme e frescor ao almoço!


Para finalizar, uma linda mesa de doces feita para lembrar a nossa infância!

Feliz Natal a todos!!!