quinta-feira, 2 de junho de 2011

DESAFIO: Provar mais um delicioso tipo de sanduíche francês, a Tartine!!

Tartine de Tomate Concassé e Salada
Vocês já devem ter reparado que eu tenho "uma queda" pela culinária francesa de bistrô (Alê, não fica com ciúmes... não é o mesmo tipo de queda que eu tenho por você :*). O Desafio do Croque Monsieur foi um dos quais mais me dediquei... Procurando receitas, vídeos e o bendito pão neutro de brioche... Depois, descobri outro tipo de croque, o Dijon... Fora as sobremesas, que são maravilhosas... Créme Brullée, Tarte Tatin, Tarte au Citrón, Pain Perdú...

Mas eu ainda não havia me aprofundado em uma "comidinha" muito típica de bistrô, que, inclusive, dá nome a um dos bistrôs que adoro frequentar, a "Tartine".

Tartine, em francês, significa "fatia de pão" e é um sanduíche "aberto", feito com uma base de pão italiano (isso mesmo... italiano...rs) e, sobre esta base, o recheio que quiser... Champignons, Brie, Tomates... No Le Vin, por exemplo, comi uma deliciosa Tartine de Steak Tartare. O "La Tartine" tem uma saborosa porção de tartines de queijo de cabra...

Mas, desta vez, eu não queria "copiar" uma receita... Queria criar a "minha versão" da Tartine. Queria misturar ingredientes e criar uma cobertura suave, leve e, ao mesmo tempo, cheia de personalidade... E que aproveitasse os ingredientes que estavam na minha geladeira.... kkkkk

Pensei, então, em fazer uma Tartine de Abobrinha... Mas a abobrinha (sem querer ofender), precisa ser "trabalhada" para ganhar sabor... Lembrei de uma forma de preparar abobrinha do livro de receitas do Pizza Brás, escrito pelo saudoso Saul Galvão... Era uma abobrinha grelhada e marinada no azeite e no alho, que, no livro, servia de cobertura para uma das deliciosas pizzas do restaurante.

Além da abobrinha (dado que a inspiração era uma pizza), pensei em colocar tomates... E uma das formas mais deliciosas de se preparar tomates é o Molho Concassé (aquele do Ravioli Rascal). E para finalizar, fatias de queijo coalho, com sua textura diferente e sabor bem salgado.

Só havia um probleminha... meu querido filho Erik não gosta nem de abobrinha, nem de queijo coalho... Para falar a verdade, ele também não gosta de molho de tomates mas, inexperadamente, adora o tal molho concassé... Para ele, então, a Tartine seria de Tomates Concassé e Queijo Mussarela! Não basta ser mãe, tem que se adaptar!! rs

Tartines de Abobrinha Grelhada, Tomates Concassé e Queijo Coalho

  • 1 abobrinha cortada em fatias
  • azeite a gosto
  • 1 dente de alho picado
  • 4 tomates picados, sem pele e sementes
  • 1/2 cebola picada
  • 1 punhado de manjericão picado
  • 1 colher de chá de açúcar
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 4 fatias de queijo coalho 
  • 4 fatias de pão italiano
Prepare a abobrinha com antecedência de umas 3 horas. Grelhe as fatias em uma chapa e vá dispondo as fatias grelhadas em uma travessa. A cada camada, tempere com sal, pimenta o alho e regue com azeite, até terminar as fatias. Deixe descansar.


Prepare os tomates concassé. Em uma frigideira, aqueça 2 colheres de azeite e frite a cebola até ficar transparente. Junte o manjericão picado, o tomate picado, o açúcar, sal e pimenta. Regue com um pouco mais de azeite e deixe cozinhar por uns 10 minutos. Reserve.


Aqueça o forno a 180 graus. Monte as Tartines da seguinte forma: a fatia de pão, 2 fatias de abobrinha, uma colher de sopa de Tomates Concassé e 1 fatia de queijo coalho (se você tem um "Erik" em casa, monte uma somente com o Concassé e Queijo Mussarella! rs)




E, depois de prontas, sirva com uma saladinha de folhas, bem arrumadinha e só temperada com azeite e sal! hummmm!!!


Tartine de Abobrinha Grelhada, Tomate Concassé e Queijo Coalho