domingo, 12 de fevereiro de 2012

Tabule (Salada árabe de trigo)

Tabule (Salada árabe de Trigo)
O Tabule é a mais tradicional salada da culinária árabe, ao menos aqui no Brasil! É feita de trigo, tomate, pepino, cebola, salsinha, cebolinha, hortelã... Tudo isso bem temperado com sal, azeite e suco de limão! É refrescante, saborosa e indispensável em um jantar à moda árabe! Você só precisa preparar com alguma antecedência para deixar o trigo crescer por duas horas e ter paciência para picar tantos ingredientes (na foto ao lado, eu estava sem tanta paciência e acabei picando em pedaços médios... ).
Esta receita dá para 6 porções!

Tabule (Salada árabe de Trigo)
  • 250 gr de trigo para quibe (meio pacote)
  • 500 gr de tomates para salada (5 tomates)
  • 100 gr de salsa picada (1,5 xícaras)
  • 40 gr de cebolinha picada (1/2 xícara)
  • 50 gr de hortelã picada (1 xícara)
  • 50 gr de cebola picada (1/2 cebola grande)
  • 150 gr de pepinos (2 pepinos pequenos)
  • sal, suco de limão e azeite a gosto
Lave o trigo da seguinte forma: em uma travessa coloque o trigo e encha de água. Deixe o trigo repousar e escorra a água. Repita esta operação 4 vezes. Retire porções do trigo com as mãos e esprema bem com as mãos para eliminar toda a água. Coloque em uma tigela, cubra com um pano de prato e deixe descansar por 2 horas (para o trigo crescer e ficar macio).
Pique o tomate, a salsa, a cebolinha, a cebola, as folhas de hortelã e os pepinos, misturando tudo ao trigo. Tempere com sal, suco de limão e azeite, misturando bem. Sirva imediatemente. Se desejar, sirva com folhas de alface americana!

Tabule (Salada árabe de Trigo)

DESAFIO: Servir um lindo almoço "à brasileira" para minha querida família!

Virado a Carioca
Todo sábado que ficamos em São Paulo vira dia de "desafio"! Começa com uma ideia, seguida do planejamento do cardápio, das receitas e dos ingredientes. Depois, vem as compras e, estando tudo à postos, começa a "mão na massa"!

Naquele sábado, ainda sem nenhuma ideia em mente, virei para o Alê, meu marido, e perguntei o que ele estava a fim de comer... Para minha surpresa, ouvi algo que não esperava... "Uma comidinha bem brasileira... arroz, feijão, farofa..."! Só isso?? Fiquei até meio decepcionada com a "simplicidade" do pedido, mas desejo é desejo... Quem me mandou perguntar?? rs

O desafio, então, foi pensar em um almoço "à brasileira", mas com algum charme, que não ficasse parecendo uma refeição de dia a dia... Pensei até em preparar uma Feijoada, mas não havia tempo para deixar as carnes de molho, dessalgando... Mas um feijão preto bem temperado, um uma linguiça calabresa podia ser uma boa ideia... Pensei também em um Virado a Paulista, mas o Alê não gosta muito de tutu de feijão, embora adore a couve e a bisteca de porco! Pronto: um Virado a Carioca!! Feijão Preto, Arroz, Farofa com Couve e Bisteca de Porco grelhada! Estava montado o cardápio! É só clicar no título do prato para ver a receita em detalhes!

Virado à Carioca




Depois de muitos pratos com inspiração italiana, francesa, marroquina, alemã, foi muito legal preparar as receitas da nossa cultura gastronômica que é tão rica, tão cheia de sabores! Olhem que mesa bonita e farta!! E BOM APETITE!!


Virado a Carioca

Obs: E para quem não entendeu o "Virado a Carioca": o Virado a Paulista é feito com Tutu de feijão (feijão marrom misturado com farinha de mandioca), bisteca, ovo, couve e arroz branco. No Rio de Janeiro, o feijão servido no dia a dia é sempre o preto (embora aqui em São Paulo chamemos o feijão marrom de "carioquinha"... nunca entendi isso...rs), acompanhado de farofa e arroz branco. E assim, o Virado a Carioca tem inspiração no Virado a Paulista, mas sem Tutu e com Feijão Preto!!