domingo, 28 de abril de 2013

DESAFIO: Preparar o Frango com Creme de Cebola, preferido da galera aqui de casa!

Frango ao Creme de Cebola
Vocês já perceberam que eu não sou muito fã de temperos prontos, bolos prontos, sopas prontas... Até uso, de vez em quando, em um momento de total pressa, um caldo de legumes ou carne de "cubinho", mas certamente prefiro um bom caldo feito em casa, com legumes e carnes frescos! Ainda mais quando se trata de um Risotto, que absorve e incorpora de maneira definitiva os sabores do caldo utilizado!

Mas, nesta receita que é uma das preferidas da família, o tempero utilizado é maionese e um pacote de sopa de cebola pronta! E só!! Já houve uma época em que era moda fazer receitas com sopas prontas de cebola... Quantas vezes minha mãe não fez aquele patê (delicioso!!) de Cebola, só misturando o conteúdo do pacotinho com uma lata de creme de leite??? Outro dia mesmo eu reproduzi esta receita lá em Paraty e foi um sucesso! Virou receita do tipo "vintage"!!

E o sucesso se repete neste simples e suculento Frango ao Creme de Cebola! Sobrecoxas de frango (sem pele, se quiser ser mais light), besuntadas na maionese e, em seguida, empanadas com a sopa pronta de cebola, colocadas para assar por 1 hora no forno!!

Não tem como errar! E fica muito gostoso! Mas, atenção: compre a Sopa de Cebola que vem com uma anotação no canto superior direito dizendo "Uso culinário"! Cuidado para não comprar uma que vem pequenos pedaços de macarrão na sua composição!!

Para acompanhar, preparei um saboroso "Sete Grãos", crocante e saudável!!

Frango ao Creme de Cebola


  • 1 kg de sobrecoxas de frango sem pele
  • 3 colheres de sopa de maionese
  • 1 pacote de sopa de cebola (para uso culinário)
  • Sete Grãos cozido para acompanhar

Aqueça o forno a 180 graus. Lave bem os pedaços de frango, segue com papel toalha e passe na maionese. Em seguida, passe na sopa de cebola. Arrume os pedaços em uma assadeira e leve ao forno por uma hora, até o frango estar bem douradinho! Prepare o Sete Grãos conforme instruções da embalagem e Bon Appetit!!

Frango ao Creme de Cebola

DESAFIO: Fazer o famoso Pão Australiano do Outback!

Pão Australiano a la Desafios Gastronômicos
Esta não é a primeira vez que eu encaro o desafio de preparar o Pão Australiano! De cor escura, sabor forte e adocicado, levemente amargo também, é um tipo de pão que ganhou notoriedade em São Paulo graças ao Restaurante Outback, onde é servido quente, com uma manteiga branca e aerada!

A primeira tentativa foi um fracasso, mas não por culpa da receita que encontrei na internet... A massa ficou grudenta, não cresceu nada...  Até cheguei a assar os pãezinhos, mas por pura teimosia... Ficaram parecendo umas pedrinhas escuras e redondinhas! rs... Depois de dar destino certo aos pãezinhos (O LIXO!!), e refletir sobre o fracasso, percebi o erro: a receita que eu segui era para máquina de pão, por isso misturava o fermento granulado diretamente na farinha, sem dissolvê-lo em água morna antes! kkkkkk

Depois de vários pães de sucesso, graças às receitas incríveis do Jamie Oliver (pão de cerveja, pão ciabatta, foccacia...), era hora de voltar a tentar fazer o tal Pão Australiano. A receita que acabei fazendo é um "mix" de várias receitas, seguindo a forma de preparo básica dos pães do Jamie Oliver. Embora algumas das receitas encontradas utilizassem corantes para dar o tom marrom escuro tão característico, optei por utilizar ingredientes que potencializassem a cor escura: melaço de cana, açúcar mascavo, cacau em pó...

Também utilizei farinha de trigo normal e integral (meio a meio), e não incluí a farinha de centeio (caso for incluí-la, substitua uma das xícaras da farinha integral pelo centeio). Outra "adaptação" foi o fubá para polvilhar... Como eu não tinha, usei um pouco de semolina fina mesmo, mas não é o ideal... Os pães ficaram ótimos, com textura macia e delicada. O rendimento também foi bom: 2 pães de cerca de 500gr cada um.

Pão Australiano do Outback

  • 2 xícaras (300gr) de farinha de trigo
  • 2 xícaras (300gr) de farinha de trigo integral
  • 2 colheres de sopa (25gr) de cacau em pó
  • 4 colheres de sopa (60gr) de açúcar mascavo
  • 1/4 de xícara (100gr) de melaço ou mel
  • 2 tabletes (30 gr) de fermento fresco ou 1 colher de sopa (rasa) de fermento biológico seco (10gr)
  • 1 1/2 colheres de sopa (30gr) de manteiga ou margarina derretida
  • 1 1/4 xícaras (300ml) de água morna
  • 1 pitada generosa de sal
  • fubá para polvilhar
  • manteiga aerada para acompanhar (200 gr de manteiga batida com 1/4 de água gelada)
Dissolva o fermento em pó em metade da água morna e o açúcar mascavo. Coloque todos os ingredientes secos (farinhas, cacau, sal) no centro de uma bancada ou no bowl da sua batedeira. Faça um buraco no meio e junte o líquido do fermento, a manteiga (ou margarina) e o melaço (ou mel). Comece a misturar para incorporar (no caso de utilizar batedeira, use aqui a pá de gancho, própria para massas). Enquanto sova, vá juntando o restante da água morna aos poucos, até a massa começar a ficar homogênea (sem grudar). Sove por 5 minutos.
 Coloque em uma travessa, cubra com filme plástico e deixe em lugar protegido e quente para crescer a massa por 1 hora. Sove novamente e modele os pães a seu gosto. Polvilhe com o fubá e faça cortes na diagonal com uma faca. Arrume os pães em uma assadeira grande e deixe crescer por mais 1 hora.

Aqueça o forno a 180 graus e asse os pães por uns 30 minutos. Deixe esfriar sobre uma grade.


Para fazer a manteiga cremosa: bater a manteiga na batedeira (1 tablete de 200 gr, em pedaços), juntar 1/4 de xícara de água gelada e bater até aerar.

Pão Australiano a la Desafios Gastronômicos