quarta-feira, 30 de novembro de 2011

DESAFIO: Transformar um "soborô" de Risotto em um Pestico Gourmet!!

Bolinhos de Risotto de Alho Poró
Para agradar meu maridão, preparei, na sexta feira, um saboroso Risotto de Alho Poró e Grana Padano! É a mesma receita já publicada aqui no blog de Risotto de Cogumelos Selvagens, só que substituem-se os cogumelos por alho poró cortado em rodelas bem finas! Acabei fazendo a receita para quatro pessoas e, por mais que o Alê tenha apreciado o prato, sobrou muito Risotto! Ainda almoçamos risotto no sábado, esquentando com um pouco do caldo de legumes que sobrou do dia anterior... Mas no domingo, ninguém merecia comer risotto de novo! rs

Foi aí que me lembrei de ter visto, no Bar Bottagallo, no Itaim, um petisco de Bolinhos de Risotto (vulgo Arancini, para os italianos)! Eu não cheguei a provar, mas a ideia ficou na minha cabeça! Ainda mais agora que eu ando em uma fase "vintage" (que significa: transformar pratos de antigamente em versões mais contemporâneas, como fiz com as Batatinhas ao Vinagrete de Tangerina). O tradicional Bolinho de Arroz (que minha mãe fazia aproveitando as sobras de arroz branco do dia anterior e temperando com salsinha, cebola, misturando com leite, farinha e fermento e fritando às colheradas!) havia se transformado em um Petisco Gourmet, totalmente "repaginado"!

Pronto: já sabia o que fazer com o "soborô de Risotto"! O Alê não acredita quando eu dou um pulo (literalmente, rs) e desapareço para dentro da cozinha... E só saio de lá com meu desafio cumprido... e mais comida para ele provar...rs!

O risotto estava bem gelado, o que facilitou muito transformá-lo em pequenas bolinhas. Mas antes, decidi rechear as bolinhas com pedacinhos de queijo mussarella, para dar um charme e não ficar tão "massudo". Passei na farinha de trigo e fritei em óleo bem quente.

Ficaram maravilhosos, crocantes por fora, macios e cremosos por dentro, graças ao queijo derretido! E com uma aparência linda, bem dourados e redondinhos! Servi com pimenta vermelha (meu kit de Tabascos) e uma cervejinha! Isso é que é agarrar o marido pelo estômago!!

Bolinhos de Risotto de Alho Poró
  • sobras de risotto de alho poró (ou qualquer outro tipo)
  • pedacinhos de queijo (mussarella ou qualquer outro que derreta)
  • farinha para empanar
  • óleo para fritar 
  • folhas de manjericão (ou outra erva) para decorar
Pegue uma porção do risotto (1 colher de sopa) e abra a massa na palma da mão. Coloque um pedaço do queijo bem no centro e feche, formando uma bolinha. Passe na farinha de trigo. Repita este processo até terminarem as sobras do risotto!

Aqueça uma panela pequena com bastante óleo e frite até os bolinhos ficarem dourados. Deixe secar em papel absorvente.



Arrume em um pote ou em um pratinho, decore com folhas de manjericão e sirva com pimenta e uma cervejinha bem gelada! Bón Appetit!!