domingo, 18 de maio de 2014

DESAFIO: Camarão à Provençal

Camarão a Provençal
 Esta é mais uma receita de família! Uma das especialidades da minha mãe: Camarão a Provençal! Tomates frescos, vinho branco, muito manjericão, cebola, alho! Um molho simples e aromático, que valoriza o ingrediente principal: camarões!

Quando perguntei ao meu filho como queria que preparasse uma bandeja de camarões congelados que havia comprado no Natural da Terra, ele foi direto: "Quero o camarão com tomates frescos que a vovó faz!"

E lá fui eu ligar para minha "Home-mãe-chef"!

Ela me explicou tudo direitinho e falou: "Você comprou camarões frescos e grandes, certo??"... Hum... Não exatamente... rs... Eram pequenos e congeladinhos!

Mas segui em frente... Sabia que era arriscado, sabia que poderia por tudo a perder... Mas uma Home-Chef precisa ser corajosa, enfrentar seus medos... kkkkkk

Tudo bem... Ficou uma delícia e meu filho comeu muuuuuito! Mas não chegou nem aos pés da versão "grande e fresca" da mamãe... Por serem congelados, os pequenos camarões soltam bastante água e não ficam levemente grelhados... Por serem pequenos, parecem parte do molho de tomates, e não o ingrediente principal... Mas não me arrependi... Afinal, esta receita de família é incrível e leva menos de 45 minutos para ser preparada! Bon Appetit!!

Camarão a Provençal

(4 porções)


  • 500 gr de camarões grandes e limpos
  • suco de 1/2 limão
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 6 tomates italianos frescos
  • 1 cebola grande picada
  • 2 dentes de alho grandes picados
  • 1/2 xícara de vinho branco seco
  • 1 punhado de manjericão
  • azeite extra virgem
  • arroz branco para acompanhar

Tempere os camarões com sal, pimenta e o suco de limão. Reserve. Pique as folhas de manjericão (reserve algumas inteiras para finalizar).


Tire as peles e as sementes dos tomates (Dica: ferva uma panela com água. Desligue o fogo e coloque os tomates inteiros, tampe e deixe por 5 minutos. Tire a água quente, jogue água fria sobre os tomates e, com a ajuda de uma faca afiada, retire a pele. Corte ao meio e esprema cada metade para retirar as sementes). Pique os tomates em pedaços pequenos.

Aqueça uma frigideira grande com azeite e frite bem a cebola. Junte os tomates picados, o manjericão picado, tempere com um pouco de sal e pimenta e deixe apurar por 20 minutos. Em outra frigideira, aqueça mais azeite e frite os dentes de alho picados. Junte o camarão e deixe fritar bem.


Em outra frigideira, aqueça mais azeite e frite os dentes de alho picados. Junte o camarão e deixe fritar bem. Retire os camarões da frigideira e junte o vinho. Deixe evaporar bem. Coloque os tomates cozidos, os camarões, as folhas inteiras de manjericão. Tampe e deixe cozinhar por mais 2 minutos. Sirva com arroz branco.



Camarão à Provençal, by Desafios Gastronômicos