quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Cuscuz Doce de Tapioca

Este cuscuz é servido, na Bahia, como café da manhã. É doce, branquinho, feito com farinha de tapioca. Fica delicioso com calda de leite de côco, com geléia, com banana da terra cozida!! E é facílimo de fazer, pois nem vai ao fogo!

Aprendi a fazer com a Dona Graça, mãe do amigo Luciano, que nos recebeu em sua casa em Guarajuba, Bahia!


Cuscuz Doce de Tapioca
  • 250 gr de farinha de tapioca (farinha de milho branco, flocada)
  • 1 vidro de leite de côco (ou 200 ml de côco seco batido com água no liquidificador)
  • leite o suficiente
  • 4 colheres de sopa de açúcar
Misture todos os ingredientes até formar uma massa grossa. Adicione leite se necessário. Coloque em uma forma e leve à geladeira até endurecer.
Sirva com calda de côco, feita com leite de côco e açúcar.

DESAFIO: Fazer um tour gastronômico por Salvador!

Pelô - Foto tirada pela Marina, minha enteada
Em nossa estada em Guarajuba - BA, não podíamos deixar de passar um dia em Salvador! Além de visitar pontos turísticos como a Igreja do Bonfim, Pelourinho, Elevador Lacerda, Mercado Modelo, também fizemos um delicioso tour gastronômico, com nossos "Guias-VIP" Déia e Lu, que conhecem Salvador como a palma de suas mãos! Melhores guias que estes, impossível! E o passeio foi maravilhoso!

A primeira parada foi na Sorveteria da Ribeira, aberta em 1931 e eleita a melhor sorveteria do Brasil pela Revista Veja por 12 anos!! E dá para entender porquê! Além de um sorvete maravilhoso, o atendimento é muito bom! As atendentes são muito pacientes com clientes como nós, que queríamos provar todos os sabores antes de escolher os sabores do sorvete! Umbu, cajá, graviola, caju, côco, tamarindo, jaca... e os tradicionais chocolate, nata, café... Olhem o "cardápio" na parede da Sorveteria:


Acabei escolhendo o tradicional côco, com pedaços da fruta! Meu filho, Erik, escolheu o de Manga... consistente, pura fruta! Meu marido, Alê, escolheu Café e Ovomaltine. Deliciosos também! Muito sabor, muito leite, pouca gordura! O sorvete é artesanal, caseiro. Merecidíssimo o prêmio de "Melhor Sorveteria do Brasil".


Depois de visitar a Igreja do Bonfim, com direito a pedidos e amarração de fitinhas coloridas no braço de todos, seguimos para o nosso almoço, no Restaurante Soho. É um restaurante de comida japonesa à beira-mar, na Marina Bahia! Começamos com as deliciosas caipirinhas! Jabuticaba, Morango, Lichias...


E os pratos, muito caprichados! Provei, de entrada, as famosas "robatas" ou grelhados na chapa... Robata de batata doce, de banana da terra, de quiabo, de cogumelo... E, como prato principal, Camarão Tailandês no Abacaxi. Bem apimentado, com curry. Muito bom! Minha enteada pediu o Sunomono com Polvo (na foto), muito bem elaborado. Só quem não teve muita sorte com o pedido foi meu marido, alérgico a peixe. O Yakissoba, prato básico da culinária japonesa, não estava bom (a carne estava bem dura), o que foi bem decepcionante em um restaurante tão bem conceituado! 

Sunomono com Polvo do Restaurante Soho
Seguimos para o Pelourinho, ponto turístico obrigatório em Salvador! E, no Pelourinho, uma parada gastronômica obrigatória: A Cubana, sorveteria tradicional, onde iríamos provar o famoso Milk Shake de Côco e os Bolinhos da Cubana (como vocês podem perceber, devo ter engordado uns quilinhos neste tour gastronômico nada light!! rs). Mas valeu a pena! O Milk Shake é muito gostoso e os bolinhos, muito macios, com uma cobertura crocante de castanha de caju e chocolate!

Bolinho da Cubana - Bahia
Depois deste "lanchinho" delicioso, descemos pelo Elevador Lacerda e passeamos pelo Mercado Modelo. As compras foram todas "gastronômicas": mel de engenho, cocada, castanha de cajú, pimentas, goma de tapioca... Fechamento com chave de ouro no nosso passeio!

Obrigada Deia, Lu, pela organização, atenção e carinho!! Vocês foram fantásticos!!