domingo, 17 de outubro de 2010

DESAFIO: Receber minhas amigas para um Chá da Tarde "home made"!

Convidei três amigas muito queridas para tomar chá aqui em casa. E o desafio era preparar tudo em casa, seguindo as receitas do blog! Quase como uma "degustação" de algumas receitas!!

Montei o cardápio para o dia:

Pães de Queijo da Vera
Strudel de Maçã
Rocambole de Frutas Vermelhas
Pão Caseiro Fácil

manteiga, cream cheese, queijo branco, geléia de tangerina, geléia de frutas vermelhas...

chás variados, café, suco, água...

Comecei preparando o Strudel de Maçã (prá falar a verdade, preparei o Strudel para um jantar na terça feira e, como era muito grande, alguns pedaços poderiam ser servidos no chá na quinta, acompanhados de chantilly!! Lavoisier total!!)



Um dia antes, à noite, fiz o Pão Caseiro Fácil. Como o próprio nome já diz, é muito fácil de fazer mesmo! E fica muito bonito e macio!



Na quinta de manhã, preparei o Rocambole de Frutas Vermelhas. Comprei umas amoras e-n-o-r-m-e-s em conserva (vindas da Hungria) que seriam o recheio do rocambole juntamente com o chantilly.

Segui a receita publicada aqui no blog. Depois de bater o açúcar com as gemas e juntar a farinha, percebi que não "deu liga"... A massa ficou toda esfarelada, como se faltasse líquido. Juntei as claras em neve e acabei batendo tudo na batedeira (exatamente como eu digo na receita para NÃO FAZER...). Mas culinária é isso mesmo... a gente está sempre inventando... Às vezes descobre uma receita melhor... às vezes, estraga tudo... Foi o caso!! A massa quase não cresceu (como era de se esperar quando se bate a clara em neve violentamente...). Ok, muita calma nesta hora... havia tempo de sobra para fazer de novo!! Só que eu percebi o problema: ovos pequenos!! Aquela história de ovos do tipo "grande" é uma falácia! Se você quiser ovos normais, tem que comprar os do tipo "EXTRA GRANDE"! A farinha não "ligou" porque as gemas eram muito pequenas!

Na segunda tentativa da massa, usei um ovo a mais. E, mesmo assim, outro imprevisto... Estava separando as claras das gemas quando quebrei um dos ovos em cima da travessa onde estava colocando as claras e... ovo, além de pequeno, PODRE!! Que "inhaca"!! Tive que jogar as 3 claras já separadas fora... Foi um total disperdício de ovos! Quatro na primeira receita, 4 jogados fora na segunda... 5 para fazer a receita direito! Ainda bem que eu compro muuuuuitos ovos toda semana!! Moral da história: nunca quebre um ovo diretamente na sua receita! Use sempre um prato auxiliar para evitar este tipo de dissabor!

Bom, a segunda massa ficou perfeita, com 5 ovos! Bati o chantilly e deixei na geladeira até a massa esfriar.

Enquando esfriava, preparei os Pães de Queijo! Minha auxiliar, Maria, me ajudou a enrola-los. Separei 20 em uma assadeira para o chá das meninas e os demais eu congelei para outro dia!


Montei o Rocambole com o recheio de chantilly e amoras e decorei com morangos frescos.


Uma hora antes das convidadas chegarem, montei a mesa na parte externa da casa... Estava uma linda tarde ensolarada, com céu azul!



Uns 20 minutos antes da hora marcada, coloquei os pães de queijo para assar!


As meninas foram super pontuais! As 4 da tarde estávamos no jardim, batendo papo, colocando a conversa em dia! Que gostoso conversar com elas!

O chá foi delicioso! Os comes estavam muito bons (modéstia à parte, rs) e a companhia, melhor ainda!!

Quem sabe este não é um primeiro encontro de uma Confraria do Chá da Tarde??? Não seria o máximo da dondoquice??