quinta-feira, 18 de julho de 2019

DESAFIO PORTUGUÊS: Bacalhau à Brás

Bacalhau a Brás
Continuando os Desafios Portugueses, inspirados nos pratos da terrinha, que visitei no mês de junho, hoje vamos preparar um dos pratos mais icônicos e típicos (encontrado em praticamente todos os restaurantes que visitamos), o Bacalhau à Brás!

É um prato simples, de preparo rápido (se você desconsiderar o tempo de dessalgar o bacalhau, que pode demorar de 24 a 36 horas - por isso, opte pela versão já dessalgada, disponível em alguns supermercados) e que é servido como um prato único (sem acompanhamentos)! Realmente, é uma refeição completa porque, além do bacalhau, leva batata palha e ovos mexidos!

Também é uma opção normalmente mais barata nos restaurantes portugueses, se comparado com outros pratos de bacalhau feitos com o lombo inteiro. Como vantagem do bacalhau desfiado, há pouca chance de você encontrar espinhas (o que acontece com certeza no lombo, que, para ficar inteiro, acaba trazendo as espinhas no meio da carne...).

Para quem não come peixe (como o meu marido), há uma ótima variação deste prato, feito com outro ingrediente tradicionalíssimo português: a Alheira, uma linguiça defumada a base de pão e carnes variadas! Para ver esta variação da receita (Alheira a Brás), clique aqui!

Bacalhau à Brás 

(4 pessoas)


  • 500 gr de bacalhau já dessalgado
  • azeite a gosto
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 cebolas cortadas na metade e depois em fatias finas
  • 1 pacote de batata palha (140 gr)
  • 3 ovos batidos
  • 1 punhado de azeitonas portuguesas
  • sal e pimenta a gosto
  • salsinha a gosto para finalizar

Coloque o Bacalhau já dessalgado em uma panela grande com água e afervente por alguns minutos. Retire as peças de bacalhau, deixe esfriar um pouco e desfie em pedaços médios, desprezando as espinhas e as peles. Reserve.

Aqueça uma panela grande (tipo wok, de preferência de ferro) com bastante azeite. Refogue o alho e a cebola. Junte os pedaços de bacalhau e refogue por 1 minuto. Acrescente a batata palha, misture bem e, no fogo baixo, coloque os ovos e as azeitonas. Misture tudo, sem deixar os ovos cozinharem demais (o bacalhau deve ficar cremoso). Desligue o fogo e salpique a salsinha. Sirva na própria panela, imediatamente! Se ressecar um pouco, capriche no azeite!

Bom apetite! (em português de Portugal!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário