terça-feira, 12 de outubro de 2010

DESAFIO: Impressionar meu pai e minha mãe com um jantar delicioso!

Minha mãe é uma grande cozinheira... Aprendi muito do que eu sei com ela... Rapidez e capricho, duas características quase antagônicas em uma cozinheira, são qualidades da minha mãe! Foram muitos anos de prática, cozinhando para a família todos os dias!

E meu pai adora comer! Dá gosto cozinhar para ele!! Elogia, repete, elogia de novo... Além dos meus pais, estariam no jantar a família toda! Alê, meu grande incentivador, meus enteados Ian e Marina e meu filhão Erik. Sete à mesa!!

Meus pais estão acompanhando meus desafios gastronômicos, já participaram de um, o Desafio do Ossobuco. Mas eu estou evoluindo na Gastronomia, testando novas receitas, aprendendo um pouco a cada dia... Queria mostrar a eles a minha massa caseira, que já estou "tirando de letra" (só neste feriadão do Dia da Criança, fiz talharini duas vezes!!).

Para acompanhar a massa, decidi fazer uma Carne ao Vinho, receita do Saul Galvão que recortei do Estadão a muito tempo atrás... A carne deve ser colocada no vinho para marinar no dia anterior, depois é cozida por 2 horas em fogo baixo... Parecia muito bom! E de entrada, a Salada Colorida, que as kids adoram, porque é tudo picadinho!

Comecei marinando a carne no dia anterior:

Marinada da carne ao vinho:
  • 1 kg de miolo de alcatra (pode ser picanha também)
  • 1 talo de salão
  • 1 talo de aipo
  • 1 cebola
  • 1 cenoura
  • 2 folhas de louro
  • 5 pimentas do reino inteiras
  • 1 garrafa de vinho tinto 
Piquei todos os talos, coloquei em um pote com tampa a carne, todos os temperos e o vinho. Coloquei na geladeira até o dia seguinte.

Umas 3 horas antes do jantar, preparei a massa:
  • 600gr de farinha Renata
  • 6 ovos grandes ou 7 pequenos
Amassei a farinha e os ovos até formar uma bola... tem que fazer força, muita força... Benditas sejam as Mamas Italianas, que saúde elas têm!!). Coloquei em um saco plástico e deixei na geladeira, descansando por, no mínimo, 1 hora.

Comecei o preparo da carne: Enxuguei bem a carne, coloquei sal e pimenta e passei na farinha de trigo. Aqueci a caçarola com óleo e manteiga e fritei bem a carne por todos os lados. Aqueci uma concha de conhaque e flambei a carne. Juntei o restante da marinada, deixei ferver e abaixei o fogo. Ficou cozinhando em panela tampada por quase 2 horas.

Preparei os complementos: champignon paris e cebolinhas inteiras sautée. Fritei na manteiga até dourar. No caso das cebolinhas, além de fritar, deixei cozinhar um pouco em caldo de carne, até ficarem macias.

Comecei a preparar os talharinis. Dividi a massa em 6 partes e comecei a abrir cada uma delas... 3 vezes na espessura maior, depois passando 1 vez pelas demais espessuras, até chegar na espessura 6! Depois, passei no cortador de talharini. Resultado, 6 lindos ninhos de talharini!!

Enquanto isso, a carne cozinhava... Quando ficou macia, retirei a carne, coei o molho, espremendo bem para transformar os legumes em um purê. Voltei ao fogo, fatiei a carne, acrescentei os cogumelos e as cebolinhas:
Carne pronta, hora de cozinhar a massa:
Preparei a Salada Colorida:
  • 1 bola de Alface Americana
  • 3 tomates picados
  • 1 xícara de alfafa
  • 2 talos de erva doce picados
Piquei tudo com 2 facas, diretamente na travessa.

Preparei o molho de Aceto Balsâmico:
  • 1/2 xícara de azeite extra virgem
  • 1/4 xícara de aceto balsâmico
  • 1 colher de sopa de mel
  • sal e pimenta do reino moídos na hora
Bati bem com o fuê até engrossar.

Convidados à mesa, mais uma refeição em família... Meus pais trouxeram um vinho português, Periquita, que caiu muito bem com os pratos.

É tão bom ver todos eles falando animadamente, se servindo, se deliciando com minha comida... É a realização de uma cozinheira!! Mais do que impressionar, o que eu quero mesmo é ver todos felizes!

Beijos e Bon Appetit!! Bia

Nenhum comentário:

Postar um comentário