quinta-feira, 30 de setembro de 2010

DESAFIO: Fazer a massa caseira que o Jamie Oliver aprendeu na Itália!

Outro dia, estava eu navegando na Internet quando apareceu um daqueles pop-ups de "oferta" da Submarino, liquidando os livros do Jamie Oliver. Apesar de achá-lo um pouco "sujinho", do tipo que lambe os dedos (e não lava a mão depois) durante o preparo dos alimentos, gosto do seu estilo despojado e "roots" (como diz meu marido Alê quando quer se referir a alguém que valoriza a essência das coisas...). O Jamie foi buscar na Itália a essência da sua gastronomia, e seu livro sobre esta viagem é bem legal. Até presenteei minha amiga Paulinha com um exemplar, na comemoração do seu aniversário "só para mulheres" em um evento gastronômico no Atelier Gourmant.
O livro, como não podia deixar de ser, tem um capítulo sobre massas caseiras. E, na narrativa do Jamie, parecia tão simples de preparar! E vocês hão de convir comigo que massa feita em casa é totalmente "roots"!!

 Em um domingão em casa, resolvi preparar um papardelle com cogumelos selvagens (esta receita eu encontrei em um outro livro do Jamie, o "Chef sem Mistérios"). O molho era bem simples, somente cogumelos, bastante manteiga, salsinha, um pouco de limão. Gostei deste molho porque meu objetivo era que a massa fosse a estrela do prato!
 Neste desafio, eu também estreei a minha máquina de fazer macarrão, presente do meu maridão! Era um "sonho de consumo meu" há muito tempo, e eu nunca tinha tido a coragem de investir neste equipamento (algumas das minhas amigas vão pensar... é doida!  isso é "sonho de consumo" que se tenha!!! rs...).
 Comecei pelo preparo da massa. No livro, havia duas receitas: uma para o dia a dia, outra para dia de festa. A diferença está na utilização somente de gemas e semolina na receita de festa. Decidi fazer a receita de dia a dia, que levava farinha normal e ovos inteiros.

Ingredientes da massa:

  • 600 gr de farinha (usei a Renata, que tem uma qualidade superior)
  • 6 ovos
Modo de preparo: juntar os ovos um a um à farinha e misturar com as mãos até formar uma bola homogênea (dentro de uma travessa de plástico grande, para não fazer muita sujeira de farinha pela cozinha). Leva uns 5 minutos sovando (prepare os braços!). Depois, no mínimo 30 minutos na geladeira.

Montei a máquina de macarrão, dividi a massa em 4 pedaços. Trabalhei 1 porção por vez da seguinte forma: abri a massa com a mão e comecei a passar pelo rolo mais grosso (número 1). Dobrei a massa e passei novamente pelo número 1. Fiz mais uma vez. Neste ponto, obtive um retângulo de massa bem grosso. Aí comecou o processo de se "afinar" a massa: posicionei o rolo no número 2, passei a tira da massa uma vez. Posicionei no número 3, passei a tira novamente. Continuei a fazer este processo até o número 7. Vai ficando cada vez mais difícil, porque a massa fica bem longa e pode "engruvinhar" ao passar no rolo mais fino. Para evitar isso, fui colocando um pouco de farinha diretamente no rolo.

Repeti o procedimento acima com as outras 3 porções de massa.
Estas tiras de massa são a base para muitos tipos de macarrão. Se apenas cortados em pedaços menores, você terá massa de lasanha. Se você passar no corte fino da máquina de macarrão, fará espaguetti; se passar no cortador mais grosso, terá talharini; se montar pasteizinhos, fará raviolli... totalmente versátil!
O papardelli é um talharini mais grosso, obtido cortando-se as tiras largas em 4 tiras menores.

 Depois de cortar toda a massa, cozinhei em água fervente abundante por uns 3 minutos cada porção de massa. Acrescentei o molho de cogumelos com manteiga e mama mia! estava pronto para servir!
 O resultado foi muito bom, com algumas ressalvas: a massa ficou muito fina e por isso, um pouco grudenta. Eu deveria ter parado na espessura 6 (e não ter ido até a 7). O molho era meio "sem graça", deveria ter colocado mais cogumelos (o problema é que os cogumelos "desaparecem" quando são cozidos!!).

Mesmo com estas pequenas ressalvas, meus queridos "cobaias" Alê, Erik e Marina se deliciaram. Não esqueci do Ian não! Fiz para ele uma versão "Ian" da massa: só com manteiga e salsinha. E ele comeu tudo!!!

Um comentário:

  1. olá eu gostei muito do seu blog ! e espero que vc venha a conhecer o meu e goste tambem, um super bj!
    Thecla Oliosi

    ResponderExcluir