Minha versão dos Cupcakes de Banana com Merengue Brullée |
Cupcakes de Banana da Chef Carole Crema, do La Vie en Douce |
Eu, pessoalmente, não sou muito fã de cupcakes... Normalmente acho os bolinhos muito doces, com coberturas muito enjoativas... Mas, tenho que admitir, são lindinhos!!
Cupcakes de Banana com Merengue Brullée
Para a massa (dá 16 bolinhos):
- 3 ovos
- 3 gotas de essência de baunilha
- 360 gr de açúcar
- 240 gr de farinha de trigo
- 180 ml de óleo
- 100 gr de nozes (eu fiz sem as nozes...)
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- 3 bananas nanicas maduras e amassadas
- 100 gr de claras de ovo
- 200 gr de açúcar
Bata os ovos na batedeira até ficar bem espumante. Junte a baunilha e o açúcar peneirado e bata mais. Junte metade da farinha e metade do óleo, batendo até incorporar bem. Junte o restante da farinha e do óleo e bata mais. Por último, acrescente a banana amassada e o fermento, misturando com uma colher. Preencha 3/4 das forminhas com a massa. Leve para assar por cerca de 30 minutos ou até ficarem douradinhos.
Prepare a cobertura: aqueça as claras e o açúcar em banho maria até atingir a temperatura de 60 graus. Retire do fogo e bata na batedeira até ficar no ponto desejado (para saber se está no ponto, levante a pá da batedeira... Se o merengue não cair, está no ponto!).
Deixe os bolinhos esfriarem bem. Coloque o merengue em um saco de confeitar e decore os cupcakes. Por último, utilize um maçarico para dourar a cobertura!
Os cupcakes ficaram lindos! A massa é leve e saborosa e a cobertura, embora não tenha "sabor", dá uma textura macia ao bolinho! Vale a pena experimentar! E agradecimentos especiais à chef Carole Crema, que gentilmente compartilhou esta receita com todos nós!! Não é todo chef que faz isso! Parabéns! E Bón Appettit!!
Olá, acabei de fazer esta receita, mas infelizmente não deu certo cresceu muito e derramou, quando terminou de assar murchou, fiquei triste pois ficaram muito feios, gostosos mas muito feios, será que coloquei muito fermento, usei colher de chá cheia (não de mãe)?
ResponderExcluirTeka, será que vc não colocou massa demais em cada uma das forminhas? Isso já aconteceu comigo... Normalmente coloco 2 colheres de sopa de massa para que cresçam e não derramem! Beijos!
ResponderExcluirAgora... Mesmo feinhos, não esqueça que vai o merengue por cima! Aí tudo se resolve!!
ResponderExcluirAchei lindo os cupcakes,só que eu não tenho o maçarico pra fazer não tem outra maneira de deixar igual ao teu
ResponderExcluirAi, Taiani... Só com o maçarico mesmo! Mas vale o investimento! Além dos cupcakes, vc pode preparar Creme Brullée, uma das minhas sobremesas prediletas!! Beijos, Bia
ResponderExcluirAdorei a receita e pretendo fazer no final de semana para o aniversário da minha mãe.... :) Como faço, na cobertura, para saber se atingiu a temperatura de 60º, uma vez que não tenho termômetro. Existe algum outro meio ("antes de ferver", "antes de formar bolhas"), algo do tipo? Desde já obrigada!! Bjs :)
ResponderExcluirLilly, sem termômetro, é melhor fazer o merengue francês, que não é cozido antes. É só bater as claras em neve e ir adicionando o açúcar aos poucos, batendo até ficar bem firme e bem brilhante! Para tirar o gosto de ovo, coloque também umas gotinhas de suco de limão, tá?? Bjs e boa sorte!! Feliz Aniversário para sua mãe!
ResponderExcluirObrigada Bia!! A festa foi sim um sucesso! Acabei fazendo dessa forma msm e todo mundo adorou! ;) Bjo grande!
ResponderExcluirOi Bia. Estou de olho em um maçarico há tempos, mas acabo sempre desistindo, com medo. Não é perigoso? Será que consigo acertar carregá-lo com gás? Vendo essa idéia de usá-los em coberturas de cupcake, me animou novamente a comprar um. Eu posso usar o maçarico com o cupcake na forminha de papel mesmo? Não tem nenhum perigo?
ResponderExcluir