sexta-feira, 18 de novembro de 2011

DESAFIO: Fazer em casa os deliciosos "Pães Delícia", típicos de Salvador!

O delicioso Pão Delícia!
Tudo começou em janeiro de 2010, na viagem que fizemos a Guarajuba, cidade próxima a Salvador, Bahia. Lá fui "apresentada" ao Pão Delícia, presença obrigatória em todos os eventos dos baianos, de aniversários de criança a festas de casamento! Levemente salgado, extremamente leve e macio, com uma cobertura de queijo parmesão, pode ser recheado de frios, patês, creme branco... O céu é o limite!

E lá fui eu procurar receitas do tal pãozinho... E encontrei no site Rainhas do Lar, com passo a passo e tudo! Perfeito!! Só fiz algumas adaptações, como usar fermento fresco no lugar de fermento seco... Também decidi não rechear com molho branco, como a receita original...

Minha ideia foi fazer o Pão Delícia recheado com um delicioso Rosbife caseiro ("Windhuk Style") e molho tártaro! Este seria o jantar de sábado e os convidados de "honra" foram nossos amigos de Guarajuba-BA, Déia e Lu, que nos apresentaram o famoso quitute baiano!! Afinal, para concluir este desafio, era fundamental o parecer de "experts" no assunto!! rs

Comecei a preparar o pão logo cedo, utilizando minha Kitchen Aid para sovar a massa... Coloquei 1 kg de farinha, conforme indicado na receita, mas achei que ficou muito mole e grudento... Acho que 3 xícaras de leite da receita era demais... Fui colocando mais farinha, até a farinha do pote acabar... E não tinha mais!!!! Que tragédia!! Uma falha total no "mise en place"!! E eu tinha hora no cabeleireiro!!! rs

Deixei a massa molenga descansando e fui aos meus compromissos... Cabeleireiro, visita a minha afilhada que fazia aniversário e, finalmente, o supermercado... Fiquei umas 3 horas fora de casa!! Comprei bastante farinha, crente que eu teria que fazer a massa de novo...

Quando cheguei em casa, a massa tinha crescido muuuuuuuuito, quase caindo para fora do bowl! Que agradável surpresa! Dividi a massa em 64 partes (dividindo ao meio, depois ao meio, depois ao meio de novo...). Tive que colocar mais farinha, pois estava grudenta. A divisão da massa também não ficou muito perfeita... as bolinhas de massa ficaram um pouco desiguais (da próxima vez, pesarei as bolinhas para ficarem perfeitamente iguais!)

Depois, deixei crescer mais meia hora e aqueci o forno... Na hora de assar, os pãezinhos ficaram coradinhos! Pênalti!! rs... Deveriam ter ficado assados e branquinhos... Quanto mais branquinhos, mais macios...

Ainda quentes, passei manteiga misturada ao queijo ralado, para finalizar... Mas eu não deveria ter misturado o queijo na manteiga, muito menos usado queijo ralado pronto... Meu amigo e expert em Pão Delícia, Luciano, me disse que o correto é passar a manteiga e depois virar o pãozinho em um prato de queijo parmesão ralado grosso! Minha amiga Andréia, porém, gostou da minha versão: ela costuma tirar os pedaços de parmesão dos pãezinhos! Dei sorte!! rs

Mas o resultado final foi um sucesso total! O pãozinho é muito macio e saboroso!! E, recheado de rosbife caseiro, com molho tártaro, ficou sensacional!
Pão Delícia
Para a massa
  • 1 kg de farinha de trigo
  • 60 gr de fermento fresco (4 tabletes)
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 a 3 xícaras de leite morno
  • 1 colher de sopa de sal
  • 3 ovos
  • 1/2 xícara de óleo
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • manteiga e farinha para untar
Para a cobertura
  • 50 gr de manteiga morna
  • 100 gr de queijo parmesão ralado grosso
Dissolva o fermento no leite morno (2 xícaras) e no açúcar. Coloque a farinha em um bowl grande e faça um buraco no meio. Despeje a mistura de leite e comece a misturar com as mãos (pode utilizar uma batedeira com pá para pão). Coloque os ovos, o sal, o óleo e a manteiga (derretida) e continue sovando. Caso a massa não fique macia, acrescente mais leite, aos poucos.


Deixe a massa descansar até dobrar de volume (1 hora e meia).

Unte 3 formas grandes com manteiga e farinha e divida a massa em 64 partes iguais. Forme bolinhas e disponha das formas. Deixe as bolinhas de pão crescerem por mais 30 minutos, em lugar protegido.



Aqueça o forno a 180 graus. Coloque os pãezinhos para assar, sem deixar dourar, por uns 15 minutos (os meus ficaram dourados demais... rs)


Pincele os pães ainda quentes com manteiga e vire cada um em um prato de queijo ralado, para o queijo grudar na cobertura!!



Olha que bonitinho ficou!! E, com alguns pequenos ajustes, Desafio do Pão Delícia aprovado pelos convidados e família!!!

Pão Delícia dos Desafios Gastronômicos

10 comentários:

  1. Bia, vendo seus posts dá vontade de ir imediatamente para a cozinha. Tudo parece tão delicioso, tão fácil de fazer. Você escreve de forma muito clara. Adoro. Vou ter de guardar esta receita para quando comprar uma nova batedeira. A minha, de tão velhinha, morreu há pouco tempo,rs. Beijos e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Que legal seu comentário, Maria Carambola! Mas pode fazer a massa do Pão Delícia na mão! Não precisa esperar a batedeira nova, só precisa estar disposta a fazer uma forcinha!!! rs
    Beijos e bom final de semana para vc tb!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi Bia, consegue pegar minha máquina de fazer pão, que estava na casa de minha mãe. Vou fazer o tão esperado pão delícia, só fiquei com uma dúvida. Depois que ele descansa e dobra de tamanho, divido a massa e sovo novamente para modelar os pães ou quanto menos manipular melhor?

    ResponderExcluir
  5. Maria Carambola, eu não sovei muito, só modelei as bolinhas e deixei crescer novamente. Me conta depois como é fazer na máquina de pão! bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Bia, boa noite. Já fiz essa receita três ou quatro vezes, rs. A MFP é uma beleza, você coloca os ingredientes, liga no ciclo amassar e é só esperar. Dá para deixar a massa crescendo lá dentro mesmo (1h30), pois ela fica quentinha, mas prefiro retirar logo que a massa esteja firme para crescer no meu forno, coberta com um pano de prato limpo — assim economizo energia.

    Agora, vamos às dúvidas, eheheh. Apesar de ter ficado muito saboroso — todo mundo elogiou — não consegui fazer bolinhas bonitinhas como a sua. Acho que minha massa pode ter ficado mais mole. Então, quando coloco para crescer, fica parecendo um pão de hambúrguer, meio achatado. O que você acha? Será que tento com mais farinha?

    Beijão e bom carnaval


    Karina
    mariacarambola.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Karina, a massa fica mole mesmo e bem "aerada". Fui pegando pedaços pequenos de massa e fui modelando como se estivesse fazendo um saquinho, puxando de cima para baixo até ficar arredondado... Não sei se deu para entender... rs... Da próxima vez vou fazer um videozinho para ficar mais claro! Agora, se a massa não está ficando firme e está "escorrendo" e ficando achatada, aí deve ser falta de farinha mesmo!! beijos e bom carnaval!!!

    ResponderExcluir
  8. olá, queria saber como conservar os pães, e qual o tempo de validade. obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Delano. Estes pães tem pouca duração, pois perdem rapidamente a sua maciez característica. Recomendo que conserve por até 2 dias na geladeira e tente esquentar levemente no forno quando servir, para recuperar a textura! Espero ter ajudado! Abraço, Bia

      Excluir
  9. Bia, td bem?? Que pão é esse mulher??? Cresceu que derramou do bowl...e olha que e grande...ficou lindo, fofinho, leve e por fim delíciaaa....rsrs, seu fã de carterinha...Abraços Ivan.

    ResponderExcluir