quinta-feira, 18 de agosto de 2016

DESAFIO: A melhor Maionese de Batatas do Mundo!

Maionese de Batata típica do Sul
Que os gaúchos são famosos por seu churrasco impecável, não é novidade para ninguém! As melhores churrascarias em São Paulo são de origem gaúcha, que incorporaram o rodízio e os cortes tradicionais ao gosto do paulistano!

Agora, o que eu não sabia é que eles fazem também a melhor Maionese de Batata do mundo (pelo menos, do "meu mundo", rs)!! Acompanhamento perfeito para um bom churrasco!!

Desde março deste ano, estamos (meu marido e eu) desenvolvendo um projeto de Consultoria no Norte do Rio Grande do Sul, mais especificamente em Frederico Westphalen, uma pequena cidade de 28 mil habitantes, próxima do Rio Uruguai, que divide os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Uma região agrícola maravilhosa, com paisagens incríveis e um povo educadíssimo, com muita tradição e respeito aos valores familiares.

Amanhecer com Chuva em Frederico Westphalen (foto de Eliandra Ribas dos Santos)

Região do Alto Uruguai - foto de Eliandra Ribas dos Santos

Por do Sol em Frederico Westphalen - RS (vista da janela do nosso apartamento)

Obviamente, além do trabalho e de conhecer as paisagens desta região linda, estou aproveitando muito para aprender sobre as tradições culinárias dos gaúchos! Fazer churrasco não é muito a minha praia (deixo esta especialidade para o maridão), mas os acompanhamentos são comigo mesmo!! E a maionese de batatas que eles fazem para acompanhar o churrasco é maravilhosa! Simples, saborosa e muito cremosa! Logo percebi que o segredo estava na maionese, feita em casa... Mas me surpreendi quando me falaram que é feita sem  gemas cruas... A base, além do óleo, é leite!!

Outro "segredinho" que minha amiga gaúcha Vanessa me contou é o tipo da batata: tem que ser a de casca rosa (ou asterix), mais firme e que não vira uma "massa" depois de cozida. É importante sentir os pedacinhos de batata na maionese! E foi na casa dela que eu comi a minha maionese de batatas "referência" para a receita deste post!

O Churrasco do nosso amigo gaúcho Fernando...

... E a forma super interessante de servir à mesa (à esquerda, Fernando e Vanessa, que fizeram este jantar
incrível). Destaque para a maionese da mãe da Vanessa, no fundo da mesa, à direita.
E lá fui eu, no último domingo, Dia dos Pais, "criar" a minha receita de Maionese de Batatas a moda gaúcha, juntando as várias dicas que recebi! Ficou incrível, bem parecida com as que tenho comido (e me deliciado) lá nos Pampas!! Até o nosso churrasqueiro estava "à caráter"! Só faltou o chimarrão!

Alê de Churrasqueiro Gaúcho, no Dia dos Pais!

Maionese de Batatas à moda gaúcha

(6 porções)

  • 2 batatas asterix (rosa) grandes, descascadas e picadas em cubinhos pequenos
  • 1 cenoura descascada e picada em cubinhos pequenos (opcional - se não quiser a cenoura, coloque mais uma batata)
  • 3 ovos inteiros, com casca
  • água com sal para cozinhar
para a maionese de leite
  • 150 ml de leite integral
  • suco de meio limão
  • 1 colher de sopa de mostarda amarela
  • 1 colher de chá de sal
  • pimenta do reino a gosto
  • 3 gemas cozidas (dos ovos cozidos acima - opcional)
  • 300 ml de óleo (ou o quanto baste para engrossar a maionese)

Cozinhe as batatas, as cenouras e os ovos inteiros em água com sal por 20 a 25 minutos.

Escorra a água, retire os ovos inteiros e deixe as batatas e as cenouras esfriarem.

Descasque os ovos: separe as gemas e pique as claras. Reserve (separadamente).

Prepare a maionese: em um liquidificador ou triturador coloque o leite, as gemas cozidas (opcional - serve para encorpar e dar mais cor ao molho), a mostarda, sal, pimenta e o suco de limão. Acrescente um pouco do óleo e bata em velocidade baixa. Aos poucos, vá juntando o restante do óleo, até a maionese engrossar. Reserve.

Misture as batatas, cenouras e as claras de ovos (tudo já frio) com a maionese de leite. Mantenha na geladeira até a hora de servir.


E Bon Appetit ao estilo gaúcho!

2 comentários:

  1. Vi tua receita de maionese gaúcha,nós do centro oeste do RS,usamos uma versão um pouquinho diferente: batata ,leite,limão ou vinagre de maçã,óleo.A diferença é colocar o limão/ vinagre no leite e esperar talhar,depois bater c a batata,temperos a vontade,cenoura se quiser cor,e óleo até dar o ponto.Bom apetite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Neli! Vou esperar talhar o leite com o limão! E gostei da ideia da batata para dar consistência! Eu usei a gema cozida! Bjs e bons desafios! Bia

      Excluir